NOVA AURORA

PARANÁ

Sistema Paranaense de Fomento recebe Selo de Agente Transformador do Território Oeste

Publicado em

A Fomento Paraná e o BRDE, instituições financeiras componentes do Sistema Paranaense de Fomento, receberam o Selo de Agente Transformador do Território Oeste entregue pela Caciopar (Coordenação das Associações Comerciais do Oeste do Paraná) a diversas entidades em solenidade na quarta-feira (07), em Cascavel.

O diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, o diretor de Operações do Setor Privado, Renato Maçaneiro, e a assessora Emília Belinati participaram do evento. “Esse reconhecimento como Agente Transformador é muito importante, porque significa que o Sistema Paranaense de Fomento está alcançando os municípios com nossas ações, levando o crédito para ajudar a fortalecer o sistema associativista e o empresariado em geral, especialmente as micro e pequenas empresas”, afirmou Neves.

Atualmente a Fomento Paraná mantém parcerias com mais de 80 associações comerciais, que são credenciadas como correspondentes da instituição para intermediação de operações de crédito.

Leia Também:  Captura do caranguejo-uçá volta a ser proibida no Paraná a partir deste sábado

“Esse reconhecimento é resultado das ações de desenvolvimento econômico e social do BRDE na geração de empregos e contribuição para o crescimento dos municípios”, disse o presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski. O analista de Planejamento do BRDE, Paulo Marques, esteve também esteve na Caciopar representando o banco de fomento.

Na ocasião também foi eleita e nomeada a nova diretoria da Caciopar, encabeçada pelo empresário e advogado Lucas Eduardo Ghellere, que assumirá em janeiro um mandato de dois anos, em lugar de Flavio Furlan, no comando da maior das 12 coordenadorias da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná).

VISITAS A PREFEITURAS – Os diretores da Fomento Paraná estão fazendo nesta semana a última agenda de visitas a prefeituras do Oeste para encontros com prefeitos e lideranças empresariais. O objetivo é apresentar a instituição e as oportunidades de parceria para oferta de crédito aos empreendedores e aos próprios municípios.

Em Iguatu foram recebidos nesta quarta pelo prefeito Vlademir Barella e pelos secretários municipais de Administração, Alessandra Viana, e de Finanças, Tânia Campos. Em Anahy a reunião foi com o prefeito Carlos Antônio Reis e o vereador Luciano Theodoro Ribeiro (Negão), presidente da Câmara Municipal.

Leia Também:  Rodovia entre Paranavaí e Querência do Norte recebe reforço de segurança viária

Neves e Maçaneiro tiveram uma reunião na ACIC (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), na manhã desta quinta-feira (08), com o presidente Genesio Pegoraro, a diretora econômico-financeira, Rosemeri Petzold, o diretor adjunto Marcelo Mertz, a coordenadora de Soluções Andreia, e o gestor da Parceria César Ioris.

Foram discutidos meios para ampliação da parceria da ACIC com a Fomento Paraná para levar mais crédito aos empreendedores de Cascavel. Os diretores também apresentaram algumas novidades em produtos e na plataforma de processamento das propostas de crédito.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Fomento já liberou R$ 20 milhões a prefeituras e empreendedores de cidades atingidas por chuvas

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Sucesso de público, espetáculo "Diário de um Louco" volta ao Guaíra em curta temporada

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA