NOVA AURORA

PARANÁ

Sistema Estadual de Agricultura terá agendas mais frequentes com Ocepar e Faep

Publicado em

O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) iniciou nesta segunda-feira (08) uma série de reuniões que se pretende sejam rotineiras com as entidades do setor produtivo paranaense. O objetivo é gerar um ambiente propício para debater e avançar nas propostas benéficas ao agronegócio paranaense.

Pela manhã o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza, esteve na sede do Sistema Ocepar reunido com os dirigentes da entidade representativa das cooperativas paranaenses.

“Onde há uma cooperativa tem desenvolvimento. Por isso queremos, enquanto atores oficiais, auxiliar ainda mais este desenvolvimento, queremos discutir para onde vamos caminhar, queremos ver o que podemos contribuir de forma direta para a realização deste novo planejamento do cooperativismo paranaense e suas demandas”, disse o secretário.

O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, falou da importância do cooperativismo e do trabalho realizado pela entidade. “Para mais de 130 cidades do Paraná a cooperativa é o principal agente de desenvolvimento local e regional. E para que tudo aconteça da melhor forma possível, temos no campo 3.720 profissionais atendendo os cooperados”, destacou.

Leia Também:  DER/PR homologa duplicação em concreto da PRC-466 em Guarapuava

Segundo ele, há 143 agroindústrias de cooperativas no Paraná e suas atividades representam 48% do faturamento. “Atualmente, no Paraná, 45% do crédito rural passa por uma cooperativa de crédito e a tendência é aumentar cada vez mais esta participação, pois 85% do nosso público quer ser empreendedor e não empregado, ter liberdade para desenvolver suas atividades junto a sua cooperativa”, afirmou.

FAEP/SENAR – À tarde o secretário reuniu-se com diretores do Sistema Faep/Senar-PR, na própria secretaria. “Queremos manter uma agenda permanente e sistemática com as instituições importantes que representam o agro paranaense para conversar sobre as prioridades do nosso negócio, que é o desenvolvimento rural, o desenvolvimento de políticas públicas para o setor agropecuário”, reforçou Natalino.

Durante o encontro, o secretário falou sobre o programa Rota do Progresso, que visa estimular a economia, a geração de emprego e levar mais qualidade de vida à população de 80 municípios com os menores índices de desenvolvimento do Estado. “Queremos fazer isso juntos”, afirmou.

Algumas ações começaram a ser discutidas já nessa reunião, como o fortalecimento do projeto de pecuária moderna, a rastreabilidade da produção agropecuária, as alternativas para melhoria de pastagens, o melhoramento genético do rebanho estadual e possibilidade de reconversão de áreas para a produção de hortaliças e frutas.

Leia Também:  Capacitação dos Colégios Cívico-Militares do Paraná reúne diretores e professores

“É muito importante ter essa união do sistema estadual com a Federação da Agricultura para ouvir as demandas e chegarmos em um consenso sobre os melhores caminhos de políticas públicas e melhorias que podemos fazer para os produtores rurais do Estado” disse o vice-presidente da Faep, Ágide Eduardo Meneguette.

Nas duas reuniões Natalino esteve acompanhado dos presidentes das empresas vinculadas do Sistema Seagri: Otamir Cesar Martins (Adapar), Éder Bublitz (Ceasa) e Richard Golba (IDR-Paraná), além do diretor-geral da Secretaria, Richardson de Souza, e do diretor técnico Benno Doetzer.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Alunos afetados pelas chuvas no Paraná podem solicitar reaplicação das provas do Enem

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  DER/PR homologa duplicação em concreto da PRC-466 em Guarapuava

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA