NOVA AURORA

PARANÁ

Shows em Cascavel e Ponta Grossa abrem turnê do Coral Sanepar no Interior do Paraná

Publicado em

Com o espetáculo “Cantando a Natureza”, o Coral Sanepar inicia na terça-feira (22) sua turnê pelo Interior do Paraná. O grupo, que comemora mais de quatro décadas, divulga seu segundo álbum gravado ao vivo, em agosto. A primeira apresentação será em Cascavel, no Centro Cultural Gilberto Mayer, com início às 20 horas. Em Ponta Grossa, o Cine Teatro Ópera recebe o grupo na quarta-feira (23), também às 20 horas. A entrada é gratuita e os ingressos são disponibilizados por ordem de chegada, no dia do evento.

Regente das 20 vozes do Coral Sanepar, a maestrina Cristiane Alexandre comenta que o show “Cantando a Natureza” é uma jornada musical única. “Este espetáculo é a expressão mais profunda da alma do grupo. Com ele, trazemos à tona a essência do cancioneiro popular com um olhar voltado para o meio ambiente. O show é um reencontro com a arte que pulsa nos ritmos e nas melodias brasileiras”, descreve. Toda a programação é feita com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet (8.313/1991).

Interpretando canções que fazem alusão à conexão vital do ser humano com a natureza e o meio ambiente, o Coral Sanepar sempre faz apresentações gratuitas abertas ao público. O repertório traz músicas como “Ponteio”, canção histórica de Edu Lobo e Carlos Capinan; “Corrida de jangada”, dos mesmos autores; “Acontecência”, de Claudio Nucci, tema de duas novelas televisivas; “Arrumação”, de Elomar Figueira Mello; A versão de Chico Buarque para “Como se fosse a primavera”, de Pablo Milanés e Nicolas Guillên; “Maneira simples”, de Almir Sater e Paulo Simões, e vários outros clássicos.

Leia Também:  Passeio ciclístico garante lazer às famílias que curtem o verão em Pontal do Paraná

PRÓXIMOS SHOWS – O Coral Sanepar deve se apresentar em Campo Largo no dia 12 de novembro (terça-feira), na Casa da Cultura; em praça pública no município da Lapa (data a confirmar); em Fazenda Rio Grande em 26 de novembro (terça-feira), no Teatro Municipal; em Foz do Iguaçu em 29 de novembro (sexta-feira), na Unila – Sala Sahyan; em Medianeira no dia 30 de novembro (sábado), no Teatro do Sesc; e em Toledo, no dia 1.º de dezembro (domingo), na programação de Natal na Praça Central. Mais informações serão divulgadas próximo às respectivas datas.

HISTÓRIA – Formado por empregados e aposentados da Companhia, o Coral Sanepar interpreta conhecidos sucessos da Música Popular Brasileira. O conjunto de vozes foi criado em setembro de 1983 e, desde o início, executa seu repertório baseado em canções populares que dão ênfase a temas como meio ambiente, natureza e valorização da água.

Nesses mais de 40 anos, o grupo já se apresentou em todo o Estado e pelo país, marcando presença em eventos importantes, fortalecendo a relação da Sanepar com a comunidade por meio da linguagem universal da música.

Leia Também:  Dez prêmios de R$ 10 mil do Nota Paraná ainda não foram resgatados e podem expirar

Serviço:

Coral Sanepar e show “Cantando a Natureza”

Cascavel

Terça-feira, 22 de outubro, às 20 horas

Centro Cultural Gilberto Mayer – Rua Duque de Caxias, 379 – Centro, Cascavel

Ponta Grossa
Quarta-feira, 23 de outubro, às 20 horas

Cine Teatro Ópera – Rua Quinze de Novembro, 468 – Centro, Ponta Grossa

Discografia:

– 1985: Disco/LP Coral Sanepar (33 polegadas).

– 2002: CD “40 anos sem perder o ritmo” (em comemoração aos 40 anos da Sanepar).

– 2013: CD “50 anos de histórias: 30 anos de canções – Cantando a Natureza” (em comemoração aos 50 anos da Sanepar e 30 anos do Coral Sanepar).

– 2015: gravação do primeiro DVD do Coral Sanepar, no Teatro Paiol, em Curitiba.

– 2023: gravação do vídeo “60 anos da Sanepar” e do primeiro show da turnê com o cantor João Bosco (em comemoração aos 60 anos da Companhia).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com apoio das polícias de GO e MS, PCPR prende foragido da Justiça e acusado de estupro

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem condenado pelos crimes de homicídio e roubo ocorridos em Goiás e acusado de outros crimes no Paraná, neste sábado (5), em Cascavel, na região Oeste.

Ele foi preso em flagrante por agredir sua companheira com um fio elétrico e ameaçá-la de morte, alegando possuir uma arma de fogo escondida em casa. Ele ainda a obrigou a publicar imagens ao seu lado nas redes sociais.

Durante o registro do Boletim de Ocorrência, o homem forneceu informações contraditórias sobre sua identidade, o que levantou outras suspeitas. Além dos crimes relacionados à violência doméstica e familiar contra a mulher, ele também passou a responder por falsa identidade no Paraná.

A PCPR representou ao Poder Judiciário pela decretação da prisão preventiva do suspeito, a fim de viabilizar sua identificação civil, e após diligências conjuntas com outras forças de segurança foi possível descobrir a verdadeira identidade do homem. Ele estava foragido do sistema prisional de Goiás desde 2017, onde cumpria pena pelo crime de homicídio. Além disso, havia um mandado de prisão em aberto contra ele pelo crime de roubo.

Leia Também:  Estado lança Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino

O homem foi encaminhado ao sistema penitenciário, onde permanece à disposição da Justiça. A operação foi feita em apoio à Polícia Civil de Goiás (PCGO).

OUTRO CASO – Em outro caso, a PCPR prendeu temporariamente um homem, de 58 anos, investigado por ao menos quatro casos de estupros de vulnerável ocorridos na região de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Estado. A captura aconteceu neste domingo (6), em Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul, e contou com apoio da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul.

Os crimes foram praticados contra quatro vítimas menores de idade entre o final de 2024 e início de 2025. Conforme apurado, as investigações apontaram que o suspeito havia alterado seu endereço na tentativa de evitar a responsabilização pelos crimes.

De acordo com a delegada Yasmin Espicalsky, por meio da integração e do trabalho conjunto das polícias dos dois estados, foi possível localizar e monitorar o investigado, resultando na sua captura. “Essa operação destaca a importância da colaboração entre as forças de segurança para garantir a proteção da sociedade e a efetividade da justiça”, explica.

Leia Também:  Em um mês, PM atende 3.790 ocorrências no Litoral e entrega 11,5 mil pulseirinhas para crianças

Durante a ação, os policiais também encontraram uma espingarda na residência do investigado, o que resultou em sua autuação em flagrante por posse irregular de arma de fogo. O homem também foi encaminhado ao sistema penitenciário.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA