NOVA AURORA

PARANÁ

Shows com artistas locais abrem programação musical do Verão Maior no Noroeste do Estado

Publicado em

O primeiro fim de semana de janeiro marcou o início da programação de shows locais na Costa Noroeste do Paraná, que seguem por todos os fins de semana do mês e se encerram em 3 de fevereiro. A ação faz parte das atividades do Verão Maior Paraná promovidas pelo Governo do Estado nos municípios às margens do Rio Paraná.

Na sexta-feira (5), o músico Almir Cordeiro se apresentou no palco montado na orla de Porto São José, em São Pedro do Paraná. O local recebeu o show do grupo sertanejo Eletroacústico no sábado (6), enquanto o cantor de pagode Allan de Oliveira se apresentava no palco da orla de Porto Rico. Nos dois locais, os acadêmicos do Verão Maior abriram os shows com suas coreografias para movimentar o público.

Natural da cidade vizinha de Loanda, Almir Cordeiro está no ramo musical há 25 anos e disse se sentir honrado por participar da programação do Verão Maior. “É um incentivo para quem vive de cultura, além de atrair mais gente para as nossas cidades. Passamos por um tempo difícil na pandemia, tivemos que repensar muitas coisas, então é muito bom ter essa oportunidade de estar próximo das pessoas, poder fazer acontecer novamente”, disse. “Ter o governo incentivando os músicos locais ajuda a dar aquele ‘up’ na nossa carreira, valoriza a nossa correria, que nem sempre é fácil”.

Shows nacionais do Verão Maior Paraná terão tecnologia de ponta nos palcos

Os quatro amigos que formam o grupo Eletroacústico — Maycom Pomaro, Adriano Martins, Jefferson Tarifa e Wilson Vieira — também são de uma cidade próxima aos balneários, Santa Cruz de Monte Castelo, e iniciaram a trajetória em 2016, tocando para amigos em churrascos.

“Começamos a nos reunir em eventos de família e churrascos de amigos, mas depois de um tempo resolvemos nos profissionalizar. Passamos a tocar em eventos corporativos, das prefeituras e agora estamos no palco Verão Maior Paraná”, contou Adriano Martins. “Ficamos muito felizes pelo convite, espero que as pessoas também tenham gostado. Acho iniciativa sensacional, a região precisa disso, principalmente a classe artística daqui”.

Leia Também:  Temporais provocaram quebra de 5,6 mil postes de energia da Copel no Paraná em 2023

O cantor Allan Oliveira, que já participou de programas de TV nacionais, esteve pela primeira vez na Costa Noroeste do Paraná. Em duas semanas, ele retorna para se apresentar em Porto São José e também se apresentará no Litoral do Paraná nesta temporada. Natural de Londrina, ele começou a cantar na igreja com 11 anos de idade e agora consolidou a carreira no pagode.

“Eu me apresento nos barzinhos da região, faço muitos eventos corporativos, casamentos, formaturas e agora estou nos eventos do Governo do Estado, é um prazer”, disse. “Esse projeto é sensacional, é maravilhoso. É algo que tem que acontecer todos os anos porque incentiva a cultura, o esporte, o lazer, a qualidade de vida das pessoas, e isso é maravilhoso”.

PÚBLICO — O casal Adeir e Maria Cláudia de Souza viajou por quase três dias, em uma distância de mais de 2,5 mil quilômetros desde Ariquemes, em Rondônia, para aproveitar o verão no Noroeste do Paraná. “Está sendo muito bom, as pessoas são muito receptivas. Essa oportunidade, de curtir um show com a família é maravilhosa. Sei que por trás de um evento desses tem toda uma estrutura de preparo para receber as pessoas. Valeu a pena essa viagem”, afirmou Adeir.

A agricultora Lilian Bomfim, de 42 anos, veio de Campo Mourão para encontrar a filha, que é uma das acadêmicas contratadas para fazer a recreação da população. Pela primeira vez na Costa Noroeste, aproveitou para conhecer as ilhas e prainhas e também para curtir um pagode em Porto Rico. “Estou gostando demais das danças, de tudo o que foi preparado para quem vem aproveitar o verão. Isso é muito bom, traz mais gente para as cidades”, elogiou.

Leia Também:  Abril Indígena com programação gratuita: MUPA promove oficinas e visitas mediadas às exposições

PROGRAMAÇÃO — As atrações musicais gratuitas se unem a outras estruturas montadas pelo Governo do Estado na Costa Noroeste, que recebe atividades esportivas, recreativas e culturais, como beach tennis, futebol de areia, vôlei de praia, futevôlei, dança, pintura facial e atividades de palco. O efetivo da segurança pública também foi reforçado para garantir uma temporada tranquila para a população.

No próximo fim de semana, quem vai animar os veranistas será a cantora Leila Muniz, que se apresenta na sexta-feira (12) em Porto São José. Porto Rico recebe no sábado (13) o grupo União do Samba. Também irão se apresentar nas duas cidades, ao longo da temporada, a cantora Sarah Milani, a dupla Ricky & Gleicy, o músico Sérgio Torrente e Banda e a Banda da Polícia Militar do Paraná. A programação se inicia por volta das 20h.

Confira a programação completa:

São Pedro do Paraná – calçadão da orla

Sexta-feira (12/01) – Leila Muniz

Sábado (20/01) – Allan Oliveira

Sexta-feira (27/01) – Ricky e Gleicy

Sexta-feira (02/02) – Banda da Polícia Militar do Paraná

Sábado (03/03) – Sarah Milani

Porto Rico – Avenida Beira Rio

Sábado (13/01) – União do Samba

Sexta-feira (19/01) – Rick e Gleicy

Sábado (27/01) – Sérgio Torrente e Banda

Sexta-feira (02/02) – Almir Cordeiro

Sábado (03/02) – Banda da Polícia Militar do Paraná

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Missão internacional: potenciais do Paraná são apresentados a farmacêutica coreana

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Impulsionado pelo RenovaPR, Estado é o 4º do Brasil em geração distribuída de energia

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA