NOVA AURORA

PARANÁ

Sesa inicia atividades do PlanificaSUS Saúde Mental para a Macrorregião Norte

Publicado em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta segunda-feira (08), em Londrina, no Norte do Estado, o PlanificaSUS Paraná Mental na Atenção Primária à Saúde (APS) para o triênio 2024-2026. O objetivo é otimizar e fortalecer os serviços de saúde mental em toda Rede de Atenção à Saúde (RAS), especialmente na macrorregião Norte.

Com a participação da equipe de especialistas, consultores e analistas do Hospital Israelita Albert Einstein, além da 17ª Regional de Saúde (RS) de Londrina, os encontros irão ocorrer durante toda a semana em Apucarana (16ª RS), Cornélio Procópio (18ª RS), Jacarezinho (19ª RS) e Ivaiporã (22ª RS), envolvendo os 97 municípios da Macro Norte.

Durante os encontros, os gestores municipais terão a oportunidade de reafirmar a participação no PlanificaSUS Paraná e ampliar o número de equipes integrantes. A proposta é criar estratégias de educação permanente, desenvolvendo competências e habilidades na formação de equipes técnicas e gerenciais.

“Nesses dias iremos discutir sobre a importância do PlanificaSUS Saúde Mental na APS e como está instituído a Linha de Cuidado de Saúde Mental”, disse a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

Leia Também:  Estado promove fórum para debater desenvolvimento do Programa Vida no Trânsito

De acordo com ela, esta ação vem ao encontro da escolha no Planejamento Regional Integrado (PRI), no qual a Macro Norte optou trabalhar com a Linha de Cuidado em Saúde Mental como prioritária. “É uma convergência de ações da Sesa com o mesmo objetivo, e para tanto é preciso organizar os processos de trabalho e qualificar o cuidado à população”.

O PlanificaSUS/Saúde Mental na APS será realizado por meio de ciclos de melhorias organizados em fases de planejamento, operacional e de monitoramento e avaliação. As atividades de operacionalização correspondem à promoção de workshops, oficinas tutoriais em unidades da APS, da Atenção Ambulatorial Especializada (Ambulatórios e os Centros de Atenção Psicossocial) e outras atividades complementares desenvolvidas em todo Paraná.

Nesta terça-feira (9), o encontro ocorreu em Apucarana e na sequência será em Jacarezinho (10/07), Cornélio Procópio (11/07) e Ivaiporã (12/07). Acontecerá também em Irati, local do projeto-piloto, e continuará com as ações em data ainda a ser definida.

PLANIFICASUS – O Paraná aderiu à estratégia PlanificaSUS em 2019 e a implementou inicialmente na 4ª Região de Saúde de Irati, no Centro-Sul. Em 2021, foi o primeiro Estado a expandir a metodologia para todas as suas regiões. O PlanificaSUS Paraná possibilita reorganizar os processos de trabalho das equipes das Unidades de Saúde e dos ambulatórios vinculados a essa estratégia, com o objetivo de melhorar o cuidado às pessoas usuárias do SUS ao promover o acolhimento.

Leia Também:  Ceasa Curitiba inicia nesta semana campanhas de meio ambiente e limpeza

Os encontros com os tutores regionais são desenvolvidos com a metodologia de Planificação da Atenção à Saúde, proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Israelita Albert Einstein (SP).

Em todo Paraná cerca de 8 mil profissionais de saúde, entre os das UBS, gestores, tutores dos municípios e regionais estão envolvidos na estratégia em todo Paraná.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com apoio das polícias de GO e MS, PCPR prende foragido da Justiça e acusado de estupro

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem condenado pelos crimes de homicídio e roubo ocorridos em Goiás e acusado de outros crimes no Paraná, neste sábado (5), em Cascavel, na região Oeste.

Ele foi preso em flagrante por agredir sua companheira com um fio elétrico e ameaçá-la de morte, alegando possuir uma arma de fogo escondida em casa. Ele ainda a obrigou a publicar imagens ao seu lado nas redes sociais.

Durante o registro do Boletim de Ocorrência, o homem forneceu informações contraditórias sobre sua identidade, o que levantou outras suspeitas. Além dos crimes relacionados à violência doméstica e familiar contra a mulher, ele também passou a responder por falsa identidade no Paraná.

A PCPR representou ao Poder Judiciário pela decretação da prisão preventiva do suspeito, a fim de viabilizar sua identificação civil, e após diligências conjuntas com outras forças de segurança foi possível descobrir a verdadeira identidade do homem. Ele estava foragido do sistema prisional de Goiás desde 2017, onde cumpria pena pelo crime de homicídio. Além disso, havia um mandado de prisão em aberto contra ele pelo crime de roubo.

Leia Também:  PR-445 terá 14 km de pistas liberadas e desvio para nova ponte a partir desta quarta-feira

O homem foi encaminhado ao sistema penitenciário, onde permanece à disposição da Justiça. A operação foi feita em apoio à Polícia Civil de Goiás (PCGO).

OUTRO CASO – Em outro caso, a PCPR prendeu temporariamente um homem, de 58 anos, investigado por ao menos quatro casos de estupros de vulnerável ocorridos na região de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Estado. A captura aconteceu neste domingo (6), em Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul, e contou com apoio da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul.

Os crimes foram praticados contra quatro vítimas menores de idade entre o final de 2024 e início de 2025. Conforme apurado, as investigações apontaram que o suspeito havia alterado seu endereço na tentativa de evitar a responsabilização pelos crimes.

De acordo com a delegada Yasmin Espicalsky, por meio da integração e do trabalho conjunto das polícias dos dois estados, foi possível localizar e monitorar o investigado, resultando na sua captura. “Essa operação destaca a importância da colaboração entre as forças de segurança para garantir a proteção da sociedade e a efetividade da justiça”, explica.

Leia Também:  Com chuvas intensas no verão, alertas da Defesa Civil ajudam a preparar rotina

Durante a ação, os policiais também encontraram uma espingarda na residência do investigado, o que resultou em sua autuação em flagrante por posse irregular de arma de fogo. O homem também foi encaminhado ao sistema penitenciário.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA