PARANÁ
Serviços e turismo do Paraná crescem acima da média nacional no 1º semestre
Publicado em
13 de agosto de 2024por
Itajuba TadeuO Paraná terminou o primeiro semestre de 2024 com um crescimento acumulado de 4% no volume de serviços prestados por empresas, um índice 2,5 vezes maior do que a variação do Brasil no mesmo período, que foi de 1,6% neste segmento. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e que também aponta para um desempenho acima da média do Estado no turismo.
Entre maio e junho, o Paraná registrou um aumento de 3% no volume de serviços prestados, o que, segundo o IBGE, representa a segunda maior contribuição para o crescimento mensal do setor no Brasil em números gerais. O Estado ficou atrás apenas de São Paulo, que teve uma variação de 2,6% entre os dois meses, porém com um peso maior no volume total em nível nacional.
No comparativo entre junho de 2024 com o mesmo mês do ano passado, o volume das atividades ligadas aos serviços cresceu 2,1% no Paraná. Já nos últimos 12 meses mais recentes analisados pelo Instituto, o Estado acumula alta de 7,4%.
Todos os ramos de atividades de serviços definidos pelo levantamento do IBGE registraram variação positiva em seus volumes de atividades em 2024. Os serviços profissionais, administrativos e complementares acumulam crescimento de 4,4%, seguido pelos serviços prestados às famílias, com alta de 4%, os serviços de informação e comunicação, com 3,8%, e os serviços de transportes e correios, com 2,2%.
A maior ampliação, no entanto, foi para os outros serviços, que abrange uma variedade de atividades com menor peso econômico, e que cresceram 8,3% de janeiro a junho.
RECEITA NOMINAL – O IBGE apresenta os dados da PMS por meio de dois indicadores: volume e receita nominal. O volume mensura a quantidade “real” de serviços que foram realizados ao longo de um período determinado e serve para compreender o crescimento do setor eliminando os efeitos da inflação sobre os preços. Já a receita nominal leva em conta a variação da receita bruta das empresas, funcionando como um retrato de quanto dinheiro foi movimentado pelo setor.
No indicador de receita nominal, as empresas paranaenses que prestam serviços acumulam alta de 9% no primeiro semestre de 2024, superando o desempenho médio do Brasil no ano, que é de 5,8%. Os indicadores do Paraná também são melhores em outros recortes temporais: na variação mensal, a alta no Estado é de 3,2% contra 2,7% na média do País. No comparativo entre os meses de junho de 2023 e 2024, as empresas instaladas no Estado ampliaram em 8,8% as suas receitas, frente a uma variação de 6,3% de todas as empresas brasileiras.
As empresas ligadas aos serviços profissionais, administrativos e complementares aumentaram em 10,3% as suas receitas no primeiro semestre de 2024. Na sequência, aparecem os serviços de transportes e correios, com alta acumulada de 9,6% na receita nominal, os serviços prestados às famílias (9%) e os serviços de informação e comunicação (8,9%). As demais atividades, agrupadas em ‘outros serviços’, tiveram um ganho de receita na ordem de 13,1% até agora no ano.
TURISMO EM ALTA – Analisada de forma separada pelo IBGE devido à sua importância econômica e a necessidade de um monitoramento detalhado, o setor de turismo abrange empresas que têm um relevante impacto no desenvolvimento regional e na geração de empregos. As principais atuam nos ramos de hospedagem, transporte de passageiros, alimentação, agências de viagens e atividades culturais e de lazer
No Paraná, houve crescimento de 2,1% no turismo entre maio e junho e uma alta acumulada 5% nos seis primeiros meses de 2024, quase quatro vezes acima da média nacional, que foi de 1,3% no ano. Também foi o quarto melhor resultado do semestre, atrás de Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina. No comparativo com junho do ano passado, o aumento em nível estadual foi de 5,8% contra 3,9% de todo o segmento no Brasil.
PESQUISA – A Pesquisa Mensal de Serviços produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 pessoas ou mais ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.
Os resultados completos sobe o Paraná, Brasil e demais estados podem ser consultados no sistema estatístico Sidra, do IBGE. A próxima divulgação da PMS, relativa ao mês de julho, deverá ser divulgada pelo Instituto em 11 de setembro.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Combate ao bullying: alunos de colégio estadual criam música e videoclipe para conscientização
Published
20 minutos agoon
7 de abril de 2025By

Por meio da música, estudantes e professores do Colégio Estadual Inêz Vicente Borocz, em Curitiba, encontraram uma forma criativa de lembrar o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola – 7 de abril. Elaborada pela comunidade escolar, a canção “Bullying Não” ganhou um videoclipe, inteiramente gravado e editado no colégio. A produção está disponível no YouTube.
A rima pede paz e respeito: “O meu nome é futuro, presente da nação; eu sou de vários credos e digo bullying não! Eu sou de várias raças e você é meu irmão; posso ser diferente, e digo bullying não!”
A ação foi idealizada em setembro do ano passado pelo professor Elias Antonio Bueno, que atua na escola como pedagogo e participa do Grupo de Estudos Formadores em Ação sobre Clima Escolar, iniciativa promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR).
No contexto da campanha Setembro Amarelo, o docente propôs aos estudantes do colégio que unissem música e criatividade com a conscientização sobre o combate ao bullying. Os alunos abraçaram a ideia e participaram ativamente da composição da letra. “Eles lançaram frases sobre o assunto, como se fosse uma tempestade de ideias, e fizeram cartazes. Desse material, nasceu a letra. E alguns talentos que temos na escola, como alunos músicos e cantores, nos ajudaram com arranjo e harmonia na parte musical”, contou Bueno.
Professores de Arte e Computação Gráfica auxiliaram os alunos com a gravação da música e a produção do videoclipe, que rapidamente se espalhou na comunidade escolar. Conforme o pedagogo, a ação contribuiu para reduzir o bullying entre estudantes no colégio. “Com autorização da direção, colocamos a música no intervalo e nas trocas de aula. Eu senti que houve um impacto na escola. Foi uma ação sensacional que deu muito certo e teve o envolvimento dos estudantes”, relatou o pedagogo.
O estudante Daniel Schwebel, do 2º ano do Ensino Médio, concorda. O jovem tecladista participou da elaboração da partitura e da instrumentalização da música, além de ser um dos vocalistas. Para ele, o objetivo da ação foi alcançado. “Com a música, deu para perceber uma redução no bullying. O colégio é bem inclusivo e tem pessoas com Síndrome de Down, autismo, pessoas em cadeiras de rodas, entre outros. E é importante combater o bullying porque, ao praticá-lo, você acaba com a autoestima da pessoa”, opinou o aluno.
Também assinam a composição da música e a atuação no videoclipe os estudantes do 3º ano do Ensino Médio Adria Emilia, Agatha Barbosa, Amanda Vieira, Beatriz Campos, Camille Victoria, Gabrielle Moreira, Manuella de Bona, Maria Clara, Maria Marciniak, Maria Siqueira, Natallielly Rodrigues, Thifany Rodrigues e Wallace Davi. Os professores Kathelen Guerra, Jorge Fontana e Taináh Nisimura participaram da orientação do projeto.
Nesta segunda-feira (7), Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, a canção foi apresentada ao vivo durante o intervalo das aulas no colégio. Futuramente, conforme Elias, novas composições podem surgir. “Demos continuidade ao projeto, e estamos trabalhando o tema em sala de aula, com a ajuda dos professores. Além disso, temos ensaiado para, quem sabe, a elaboração de uma nova música, ou um novo ritmo”, afirmou.
AÇÕES PERMANENTES – Responsável pelas mais de 2 mil escolas estaduais do Paraná, a Seed-PR desenvolve ações contínuas e permanentes de prevenção ao bullying, às violações de direitos e às violências no ambiente escolar.
Destaca-se, por exemplo, o Grupo de Estudos Formadores em Ação: Clima Escolar, que já atendeu mais de 10 mil profissionais da rede estadual. A formação continuada ofertada a professores, pedagogos e diretores busca melhorar a convivência, a escuta empática e o diálogo no ambiente pedagógico.
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Outro exemplo é o Projeto Escola Escuta, lançado pela Seed-PR em 2022 com o objetivo de promover acolhimento e diálogo com os estudantes. Por meio da iniciativa, mais de 5 mil professores e pedagogos já foram capacitados para oferecer apoio social e emocional aos alunos da rede estadual.
Além disso, a Seed-PR orienta as escolas e Núcleos Regionais de Educação (NRE) para a realização de campanhas de prevenção ao bullying, bem como a participação em redes de proteção de crianças e adolescentes. Desde o início do mês, diferentes NRE têm promovido ações no contexto do Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola.
No Noroeste do Estado, por exemplo, foram promovidas palestras e atividades interativas em colégios de Loanda, Santa Isabel do Ivaí e Diamante do Norte. Já no Colégio Estadual Paraná, em Loanda, uma campanha de combate ao bullying ocorre desde 2024 e tem registrado resultados positivos no clima escolar. Todas as ações recebem apoio do NRE de Loanda.
No Centro-Oeste, o NRE de Goioerê tem se destacado com uma ação abrangente promovida pela equipe multiprofissional do núcleo, que inclui assistentes sociais, psicólogos e pedagogos. Em andamento, a proposta de intervenção alcança diferentes escolas e inclui ações direcionadas a estudantes, professores e pais ou responsáveis dos alunos.
Já o NRE de Dois Vizinhos, no Sudoeste, mantém uma campanha de escuta ativa e apoio às direções escolares desde 2024. A iniciativa, também elaborada pela equipe multiprofissional do núcleo, já alcançou 13 escolas da região, classificadas como prioritárias no âmbito do combate ao bullying.
DIA NACIONAL – O Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola foi instituído pela Lei Federal nº 13.277/2016, devido ao crescente reconhecimento dos impactos negativos do bullying no ambiente escolar. A data se refere à memória do massacre de Realengo, que deixou 13 pessoas mortas em uma escola no Rio de Janeiro, em 7 de abril de 2011 – investigações posteriores indicaram que o autor do ataque foi vítima de bullying na infância.
De acordo com o projeto da lei que instituiu a data, o combate ao bullying e às complexas causas sistêmicas da violência requer o envolvimento de educadores, pais, alunos e do conjunto da sociedade, uma vez que a educação é produzida, também, em ambientes externos às instituições de ensino.
Conforme o texto, configura bullying qualquer ato de violência intencional e repetitivo contra pessoa indefesa, que pode causar danos físicos e psicológicos. O termo “bullying” surgiu do inglês “bully”, que significa tirano, brigão ou valentão, na tradução para o português.
Fonte: Governo PR

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