NOVA AURORA

PARANÁ

Semana Nacional dos Museus terá palestras, paleontologia e oficina de serpentes na UEPG

Publicado em

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) integra a 22ª edição da Semana Nacional dos Museus. Neste ano, os Museus Campos Gerais (MCG) e de Ciências Naturais (MCN) programaram atividades gratuitas para todas as idades, como palestras, mesas-redondas, oficinas e visitas mediadas, de 13 a 17 de maio. Esse é um evento anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e, em 2024, o tema escolhido é Museus, Educação e Pesquisa.

“A Semana Nacional dos Museus é um evento muito importante para o Museu de Ciências Naturais, porque mostra amplamente para a população o que é nós estamos produzindo, quais são as atividades que o Museu tem participado, e o nosso objetivo é alcançar a população com o conteúdo que apresentamos”, destaca o diretor do MCN, professor Antonio Liccardo.

O evento aproxima a comunidade da instituição, além de consolidar o Museu como um um divulgador de ciência. “Registramos uma taxa de sucesso e uma boa adesão de público, então acredito que estamos cumprindo o papel de aproximação com a comunidade e de democratizar a informação científica. Esperamos que esse ano seja um sucesso como nos anos anteriores”, completa.

Para o diretor de acervos e pesquisa e coordenador do evento no MCG, Robson Laverdi, a Semana é um momento importante para reunir temas, discussões e articulações com atores que estão mergulhados no universo dos museus e das práticas patrimoniais. “Essa atividade, além de fazer essa conexão com as instituições, também visa a aproximação do Museu com a comunidade. É como uma maneira da gente tornar o MCG cada vez mais socialmente referenciado”, explica.

Leia Também:  Governo do Estado inaugura Pronto Atendimento em Peabiru

MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS – O evento inicia dia 13, no MCN, das 09h às 12h, com a oficina “Tom da Terra: produção e aplicação de tinta de solos”. Os palestrantes irão tratar do processo de produção de tintas a partir de solos de Ponta Grossa. Às 14h, em 14 de maio, acontece a oficina “Conhecendo as serpentes”, em que os visitantes poderão conhecer diferentes espécies de serpentes, peçonhentas e não peçonhentas.

No dia 15 de maio, a partir das 18h30, acontece a visita mediada chamada “Uma noite no Museu de Ciências Naturais”, para escolas, familiares e comunidade acadêmica.

Duas oficinas acontecerão em 16 de maio no MCN. A primeira inicia às 09h, chamada “Arqueólogo por um dia”, em que os participantes serão arqueólogos em uma escavação simulada, que permitirá o entendimento de parte do trabalho de pesquisa. A partir das 14h, a oficina “Paleontologia na prática: simulando o processo de fossilização” tratará dos conceitos da paleontologia e da fossilização.

As oficinas de 17 de maio serão sobres os temas “Pérola: Nossa Origem, Distribuição e Utilização na Sociedade”, às 08h30, sobre diversidade de espécies que produzem pérolas. Às 17h, acontecerá “Reconhecimento Básico de Minerais”, com o objetivo proporcionar uma familiarização com as propriedades dos minerais. Interessados em realizar as atividades no MCN podem se inscrever pelo formulário aqui.

Leia Também:  MIS-PR promove visita guiada noturna nesta terça-feira

MUSEU CAMPOS GERAIS – As atividades programadas para o MCG irão ocorrer entre 14 e 16, de forma presencial, no Auditório do Edifício Histórico, e online pelo YouTube. Para conferir das atividades e receber o certificado de participação, é necessário se inscrever por meio do formulário disponível no link aqui. A abertura será às 19h do dia 14, com a palestra “Coordenação do patrimônio cultural: cartilha de orientação”, com Vinicio Bruni, diretor de Memória e Patrimônio Cultural.

Dois eventos marcam o dia 15 no MCG: mesa-redonda “Gênero e Moda nos Museus: ensino e pesquisa”, às 14h, e a palestra “Políticas culturais da biblioteca pública do Paraná”, a partir das 19h, com Luiz Felipe Leprevost, diretor da Biblioteca Pública do Paraná.

O evento encerra em 16 de maio com a mesa-redonda “O museu como brilho de esperançar: por uma epistemologia da educação museal”, às 14h, e a palestra “Conectando memória e inovação: inteligência artificial nos museus e centros de documentação: apresentando o Napi (Seti/Fundação Araucária)”, às 19h.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com 70% das ações executadas, programa Paraná Urbano III entra na reta final

Published

on

By

Representantes da Secretaria de Estado das Cidades se reuniram nesta quarta-feira (9), em Curitiba, com o chefe da Missão de Supervisão do Programa Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Urbano e Melhorias de Infraestrutura Municipal – Paraná Urbano III (BR-L1520), Jorge Silva Herreros, que é especialista em Habitação e Desenvolvimento Urbano do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Participaram da reunião o secretário das Cidades, Guto Silva, e a superintendente executiva do Paranacidade, Camila Mileke Scucato.

A reunião definiu um cronograma de conclusão do Paraná Urbano III, que foi assinado em 2020 e já teve 77% dos componentes executados. O prazo final é abril de 2026. São três componentes: o primeiro, mais institucional, com recursos para os municípios contratarem Cadastro Territorial e Plano Diretor, e um segundo voltado à infraestrutura, como pavimentação, praças, o Centro de Idosos, Centros de Referência e outras obras. O terceiro componente é o fortalecimento do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM). O empréstimo é de US$ 118 milhões.

Entre os projetos concluídos e em andamento que levam a este nível de execução estão, por exemplo, a revisão do plano diretor municipal de Itambaracá e Japurá; a instalação de sistema solar fotovoltaico em Pato Branco; a pavimentação de vias com requalificação urbana em Pitanga; a implantação de rede de iluminação pública em LED em Araruna; e a reforma de ginásio de esportes em Verê, entre outras obras.

Leia Também:  Hemepar promove capacitação para aperfeiçoar atendimento a hemofílicos

“Foi uma reunião importante com o BID, que já tem uma tradição de parceria com o Paranacidade, com a Secretaria das Cidades, pelos diversos projetos que ajudam no fortalecimento e no desenvolvimento dos municípios do Paraná”, disse o secretário. “E mais importante do que o recurso do BID é essa jornada de aprendizagem, de protocolos, de formato de políticas públicas, que ajudam a gente a aperfeiçoar nossos mecanismos, a calibrar as políticas públicas”.

“Estamos analisando todos os pontos para que, juntos, possamos fazer os ajustes necessários. Vamos supervisionar as atividades em execução, com foco no cumprimento dos produtos críticos de cada componente, revisar ações a serem realizadas e posicionarmos o BID sobre os trabalhos que já estão sendo contratados”, complementou Camila.

Até o momento esse trabalho mostrou que a cada R$ 1 milhão investido no Paraná em obras públicas urbanas são gerados 42 novos empregos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA