NOVA AURORA

PARANÁ

Semana da árvore: IAT disponibiliza 70 mil mudas para recuperar 78 hectares

Publicado em

O Governo do Estado promove a partir da segunda-feira (18) uma série de atividades ambientais para comemorar o Dia da Árvore, celebrado oficialmente na quinta (21). Os principais destaques serão a distribuição e o plantio de 70 mil mudas de espécies nativas em 16 regionais do Instituto Água e Terra (IAT) espalhadas pelo Paraná. Ao todo, 78,68 hectares serão reflorestados.

As mudas foram produzidas nos 19 viveiros florestais e dois laboratórios de sementes do órgão ambiental.

Além disso, a programação prevê ações de educação ambiental em parceria com escolas públicas, associações, empresas, produtores rurais e prefeituras. As atividades vão até sexta-feira (22) e fazem parte do programa Paraná Mais Verde, que atua para ampliar a cobertura vegetal do Paraná. Desde 2019, mais de 8,5 milhões de mudas foram distribuídas pelo instituto.

“A proposta busca o bem-estar da população com um meio ambiente melhor, mais agradável e com mais florestas nativas no Estado”, destaca o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

A regional de Cascavel, no Oeste, vai entregar 12.050 mudas, em cidades como Cafelândia, Catanduvas, Boa Vista da Aparecida e Capitão Leônidas Marques, além de Cascavel.

O escritório de Campo Mourão, por sua vez, vai disponibilizar 11.519 mudas para Moreira Sales, Juranda, Quinta do Sol, Campina da Lagoa, Ubiratã e Mamborê. Já o IAT de Maringá prevê distribuir 11.010 árvores em municípios ao redor da cidade-polo.

“Em Moreira Sales, por exemplo, vamos recuperar, com a ajuda da secretaria municipal do Meio Ambiente e de alunos, a mata ciliar. Já em Campina da Lagoa o plantio se dará em um parque estadual”, afirma o coordenador do viveiro de Engenheiro Beltrão, Antônio Teixeira da Silva.

Leia Também:  Universidades estaduais sobem em ranking continental e reforçam excelência em ensino

VIVEIROS – O IAT é responsável pela coleta, armazenamento e distribuição de sementes, bem como produção das mudas e sua disponibilização gratuita à população.

Para isso, conta com a atuação de dois laboratórios de sementes – em São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba) e em Engenheiro Beltrão (Centro-Oeste). Eles auxiliam no abastecimento dos 19 Viveiros Florestais do IAT através da coleta, armazenamento e distribuição das sementes para a produção de mais de 100 espécies florestais nativas, sendo 25 delas consideradas ameaçadas de extinção.

Os viveiros estão localizados em São José dos Pinhais, Engenheiro Beltrão, Salgado Filho, Cascavel, Cornélio Procópio, Guarapuava, Fernandes Pinheiro, Ivaiporã, Jacarezinho, Morretes, Ibiporã, Mandaguari, Pato Branco, Tibagi, Pitanga, Paranavaí, Toledo, Umuarama e Paulo Frontin.

COMO SOLICITAR – Os interessados podem solicitar mudas por meios digitais, como o aplicativo Paraná Mais Verde, disponível na Play Store (modelos Android).

Ao fazer o pedido para até 100 mudas/ano, o requerimento é aprovado automaticamente e as plantas poderão ser retiradas diretamente no viveiro escolhido. Basta ligar para a unidade do IAT para agendar quando buscar.

Leia Também:  Imposto de Renda: prazo para doação ao Fundo Estadual do Idoso termina dia 29

Para mais de 100 mudas, o requerimento seguirá para análise e aprovação de um técnico do IAT. O requerente poderá acompanhar a solicitação e será informado quando for aprovada. Após a liberação, pegará as mudas no viveiro selecionado.

É possível também registrar a solicitação através do Sistema de Gestão Ambiental (SGA). É um caminho que permite aos usuários a requisição de mudas nativas e consultas relacionadas ao requerimento feito pela internet através do endereço www.sga.pr.gov.br.

Após a solicitação, o pedido passará por uma análise do IAT. Caso seja aprovado, será encaminhado um e-mail ao requerente, com as informações do local de retirada das mudas e a documentação necessária.

“Essa é uma linha de ação do programa Paraná Mais Verde, que disponibiliza para a população mudas de espécies nativas em datas comemorativas com o intuito de estimular a preservação e a conservação da natureza. Por meio desses plantios recuperamos muitas áreas, com prioridade para aquelas de preservação permanente”, explica a agente profissional da Diretoria de Patrimônio Natural do IAT, Roberta Scheidt Gibertoni.

As datas oficiais são: Dia Mundial da Água (22 de março); Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho); Dia da Árvore (21 de setembro); e Dia do Rio (24 de novembro).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Paraná tem a menor taxa de recusa para doação de órgãos, aponta ranking nacional

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Avança licitação da contratação do estudo da pavimentação da Rodovia da Maçã, na RMC

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA