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Secretários de Comunicação de todo o País discutem conteúdos multiplataformas no Paraná

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O segundo dia do 3º Fórum Nacional de Secretários de Comunicação, encerrado nesta terça-feira (21), em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, contou com mais duas palestras envolvendo temas relacionadas à Comunicação Pública. As apresentações antecederam a leitura de uma carta conjunta assinada por secretários e representantes da área de comunicação de 22 governos estaduais.

A primeira palestra do dia foi ministrada pelo gerente de Integração e Planejamento de Jornalismo do SBT, Rodrigo Hornhardt. Ele falou sobre a realidade do telejornalismo multiplataforma, utilizando-se do case do SBT News, que após um período de transição passou a ter uma forte presença também nos meios digitais. O profissional também abordou tópicos ligados à relação dos governos estaduais com estes novos canais, sejam eles vinculados aos veículos tradicionais ou criados especificamente no meio digital.

“Um dos grandes desafios é encontrar a pessoa que precisa da nossa informação onde ela estiver procurando. Então é preciso um esforço gigantesco por parte do poder público para estar presente nas várias plataformas e buscar a voz mais adequada, fazendo com que essas informações cheguem efetivamente a quem precisa dela”, disse Hornhardt.

“Acho que é preciso pensar em segmentação de público, mas também em testar novos formatos, linguagens diferentes. Acredito que esse é um desafio diário do comunicador: tentar ser atraente, mas, ao mesmo tempo, manter a credibilidade e a coerência do conteúdo”, complementou.

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PLANEJAMENTO – O segundo palestrante do dia foi Arlei Bueno, senior manager da Similarweb, uma empresa especializada em planejamento e compra de espaços na mídia para publicidade. Ele apresentou uma série de dados analíticos sobre o atual mercado publicitário, que demonstra uma pulverização cada vez maior dos consumidores de notícias em diferentes nichos. Isso inclui uma grande variedade de pessoas que se informam através de blogs, redes sociais e aplicativos de celular.

“O que estamos vendo é uma mudança de comportamento do consumidor e da população como um todo, que também impactou os veículos de comunicação públicos e privados, assim como todas as empresas, muito em função da pandemia”, afirmou Bueno. “As secretarias estaduais de Comunicação, que zelam pela comunicação dos governos, podem ser beneficiadas justamente por esse entendimento do que está acontecendo no ambiente digital e, a partir da análise desse cenário, estabelecer um planejamento de mídia”.

“Esse plano precisa ser feito com base no perfil e na demanda da população. Com isso, os governos estaduais poderão direcionar os recursos de maneira mais eficiente, fazendo com que as campanhas atinjam o objetivo esperado em termos de volume, qualidade e na compreensão dos cidadãos impactados”, concluiu Bueno.

BOA GESTÃO – Para o secretário da Comunicação do Governo do Paraná, Cleber Mata, a boa gestão dos recursos humanos e financeiros no jornalismo e na publicidade fazem parte da responsabilidade de se trabalhar com a comunicação no poder público. 

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“As secretarias estaduais de Comunicação consomem juntas mais de R$ 1 bilhão por ano em recursos públicos que precisam ter uma aplicação responsável e transparente. Temos muitos instrumentos nesses intercâmbios culturais que podem melhorar a performance das secretarias, aprendendo com profissionais renomados do mercado e também com o que outros estados estão fazendo de melhor”, afirmou.

CONVITE – Entre as duas palestras, os secretários também conversaram, por videoconferência, com o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. A ele, os secretários e subsecretários dos 22 estados formalizaram o convite para que o governo federal envie representantes da Secretaria Nacional de Comunicação Social para a próxima edição do Fórum Nacional de Secretários de Comunicação. O encontro está agendado para acontecer nos dias 7 e 8 de março de 2024, no Pará.

Durante a conversa, o ministro reforçou a posição dos secretários estaduais sobre a necessidade de um combate mais efetivo às fake news por parte do poder público.

REPRESENTATIVIDADE Além do anfitrião Paraná, os estados que enviaram representantes foram o Acre, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Roraima.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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