10 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Secretaria do Planejamento encaminha Guia de Transição a prefeitos e prefeitas eleitos

    Publicado em

    O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, encaminha, desde sexta-feira (8), um Guia de Transição dirigido aos prefeitos e prefeitas eleitos no último pleito e que irão tomar posse em 1º de janeiro de 2025. Ele foi elaborado pelo Programa Conecta399 da Secretaria e vai auxiliar novos mandatários na transição de gestão em seus municípios.

    Geralmente esse processo é iniciado a partir da criação da Comissão de Transição, que tem seis semanas de trabalho detalhadas no documento. Também constam do informativo as exigências de transparência e comunicação, o diagnóstico situacional e documentação obrigatória, diretrizes para pessoal e recursos humanos, encerramento financeiro e obrigações de responsabilidade fiscal, boas práticas para continuidade e inovação na gestão pública e o checklist de transição.

    O governador Carlos Massa Ratinho Junior explica aos novos prefeitos e prefeitas que uma transição bem executada é sinal de respeito à democracia e compromisso com a continuidade dos serviços e políticas públicas. “É essencial que esse processo seja conduzido com transparência, responsabilidade e foco no interesse público, assegurando que os avanços conquistados sejam preservados e que as novas gestões tenham as bases necessárias para iniciar seus trabalhos com eficácia”, escreveu.

    Leia Também:  Coruja-orelhuda é resgatada por técnicos do IAT no município de Pitanga

    Segundo Guto Silva, secretário de Estado do Planejamento, o guia destaca pontos de atenção e boas práticas que resguardam a integridade administrativa e a confiança pública. “Nossa equipe está à disposição para apoiar cada um de vocês nesta importante etapa, reafirmando nosso compromisso com a ética, a transparência e o desenvolvimento sustentável dos nossos municípios. Que este guia seja uma ferramenta valiosa para promover uma gestão contínua, eficiente e focada no bem-estar de todos os paranaenses”, ressalta.

    O diretor de Projetos da Secretaria, Marcos Marini, enfatiza que o Programa Conecta399 tem essa missão de auxiliar a gestão municipal. “Nesse sentido, o Guia possibilita orientações práticas para uma passagem de mandato transparente e organizada”, afirma.    

    Com o Guia, o Governo do Estado do Paraná reafirma seu compromisso com a ética e a boa governança e sugere que seja usado como alicerce para garantir uma gestão sólida, pautada na continuidade e no fortalecimento dos serviços prestados à população.  

    Leia Também:  Porco Moura: como o Paraná salvou a raça de carne sinônimo de maciez e suculência

    CONECTA399 – O Guia de Transição de Governo foi elaborado pelo Conecta399, um programa estratégico desenvolvido pela SEPL, que tem o objetivo de fortalecer a cultura de planejamento em todos os 399 municípios. Baseado em quatro eixos fundamentais, o programa busca integrar o desenvolvimento territorial por meio da coordenação e alinhamento dos planejamentos locais, estaduais e federais. Ele conta inclusive com um mapa interativo que ajuda a ilustrar a posição da cidade frente ao Estado.

    Com ações que vão desde a capacitação em planejamento público até a divulgação de oportunidades de fomento e recursos, o Programa garante que os municípios estejam mais bem preparados para enfrentar os desafios da gestão.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Rede da Copel para proteger subestações de ataques cibernéticos é premiada

    Published

    on

    By

    O projeto de modernização e proteção da rede de operações da Copel, que envolve as subestações de energia, foi premiado no evento internacional que reúne o segmento de serviços essenciais à sociedade – o UTCAL Summit 2025. Esse segmento, chamado de “utilities”, engloba empresas responsáveis por serviços como geração de energia, fornecimento de água, gás e, ainda, telecomunicações.

    A premiação da Copel se deve ao programa de comunicação e cibersegurança na transmissão de dados da infraestrutura de distribuição de energia, fundamental para que a companhia ofereça serviços de qualidade ao cliente. “Estamos avançando tecnologicamente para uma rede mais segura, para que todas as nossas subestações estejam interconectadas e com informações protegidas de ataques cibernéticos”, explica o autor do projeto na Copel, engenheiro eletricista Marcelo Yamada.

    São coautores do projeto, profissionais da Copel Lucas Esdras Leghi Garcia, Cristiano Valerio Gabardo e revisores Sergio Isidoro Canestraro Milani e Julio Shigeaki Omori.

    Leia Também:  Destaque nacional, atleta apoiado pelo Estado disputa o Panamericano de esgrima

    NA PRÁTICA – O projeto da Copel consiste na modernização da rede operacional das 430 subestações da companhia em todo o Paraná. Está contemplada a instalação de novos roteadores, firewalls, sensores, componentes e ferramentas de detecção de vulnerabilidades integradas ao centro de operações de segurança. O investimento é em torno de R$ 120 milhões. O projeto está em fase de implantação, com planejamento de conclusão já em 2025.

    Yamada ressalta a relevância da proteção de informações para a estabilidade do sistema elétrico. “Na guerra entre a Rússia e a Ucrânia, por exemplo, os russos invadiram subestações de energia e as desligaram de forma remota. Foi um ataque cibernético. Estamos investindo e nos protegendo contra ações que possam ser tomadas a distância”, explicou.

    O Centro de Operações da Copel contratado como parte do novo projeto já atua de forma preventiva em algumas situações básicas. Na etapa final, estima-se uma redução de R$ 24 milhões ao ano nos custos da contratação de circuitos de transmissão por parte da Copel, com avanços significativos na qualidade dos serviços, gestão de ativos e segurança.

    Leia Também:  Sanepar capacita agentes comunitários de saúde em Santa Catarina

    Com modelo inédito no setor elétrico brasileiro, a Nova Rede OT ( Confiável Protegida Integrada) foi destacada na Categoria Alta no América Latina Telecom Awards. O destaque se deu com excelência de serviços e soluções, uso de inovações tecnológicas em prol da sociedade e melhorias operacionais nas empresas de Energia.

    UTCAL – A 12ª edição da conferência Utilities Telecom & Technology Council America Latina (UTCAL), realizada esta semana no Rio de Janeiro, reúne cerca de mil participantes, entre representantes do setor público, como agências reguladoras dos setores Elétrico e de Telecom (Aneel e Anatel), e profissionais de empresas de todo o mundo para tratar de Tecnologias de Telecomunicações e Automação para Utilities.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA