NOVA AURORA

PARANÁ

Secretaria do Desenvolvimento Social e Família alerta sobre tentativa de golpe financeiro

Publicado em

A Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) alerta a população sobre a utilização do nome da pasta na aplicação de um golpe financeiro. Criminosos estão ligando para instituições do terceiro setor que participaram do edital de chamamento público 001/2023 informando que estão classificadas, mas que precisam regularizar uma situação financeira para a continuidade do processo. Na sequência, é informado um telefone de contato, com DDD fora do Paraná, para uma transação em um boleto falso.

A Secretaria reforça que não pede nenhum valor financeiro para a continuidade do processo, que todas os pedidos de retificação são realizados por meio dele e que a tentativa de fraude deve ser denunciada aos órgãos competentes. A pasta também já fez um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) vai destinar R$ 26 milhões para pequenos serviços de manutenção em organizações da sociedade civil que atendam crianças e adolescentes. Foram classificadas 265 propostas na primeira lista. Agora, a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família está avaliando os projetos.

Leia Também:  Frio segue no Paraná até a próxima semana; chuva congelada e neve descartadas

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com plataforma de gestão, Celepar auxilia Defensoria Pública a processar dados

Published

on

By

A Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), que tem a responsabilidade de garantir assistência jurídica à população mais vulnerável, deu um passo importante na modernização da gestão ao adotar o SmartGov DataHub, uma plataforma desenvolvida pela Celepar que viabiliza a centralização e análise de dados de forma inteligente. A iniciativa otimiza o atendimento ao cidadão, os controles internos e integra os dados do órgão de maneira mais eficiente.

No centro desse sistema está o Data Lake, uma infraestrutura capaz de centralizar e armazenar grandes volumes de dados brutos, estruturados e não estruturados, oriundos de diversas fontes. Essa centralização permite maior flexibilidade no processamento e análise das informações, criando a base para uma gestão pública baseada em evidências. Ele também representa a porta de entrada para aplicações de Inteligência Artificial desenvolvidas pela própria Defensoria Pública, com infraestrutura da Google.

Com esse sistema os defensores têm acesso a um painel de indicadores de desempenho e já estão usando relatórios automatizados baseados em modelos de linguagem. A solução funciona em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo que todas as informações dos cidadãos sejam armazenadas e processadas de forma segura.

Leia Também:  Após nova licitação, obras da Cidade Industrial de Londrina alcançam 9%

“O SmartGov DataHub é um sistema robusto, capaz de receber dados de diferentes fontes e formatos, organizá-los e distribuí-los para que a instituição possa utilizá-los da melhor maneira possível, gerando valor para a gestão pública”, afirma o diretor de Tecnologia e Inovação da DPE-PR, Fabio Alessandro Guerra.

“Com a plataforma, estamos diminuindo a burocracia da Defensoria Pública, reduzindo drasticamente o retrabalho, aumentando a eficiência e, principalmente, melhorando a qualidade dos nossos serviços”, complementa o defensor público que coordena a Assessoria de Tecnologia e Inovação da DPE-PR, Nicholas Moura e Silva.

Danilo Augusto Cleto Souto, coordenador de Dados Estratégicos da Celepar, explica que a plataforma foi projetada para atender aos mais rigorosos requisitos de segurança, garantindo a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados. “O SmartGov DataHub adota um rigoroso conjunto de medidas de segurança, incluindo criptografia de dados, controle de acesso, monitoramento contínuo, firewalls, VPNs e conformidade com a LGPD, garantindo a proteção contra acessos não autorizados e ataques cibernéticos”, afirma.

Leia Também:  Programa Casa Fácil Paraná se torna modelo de política habitacional para outros Estados

O SmartGov DataHub pode reunir dados de diferentes setores da administração pública, facilitando uma análise intersetorial para a criação de políticas públicas mais eficientes e decisões informadas. A solução está disponível também para outros órgãos e esferas da administração pública, como as prefeituras.

“Assim como integrou os dados da Defensoria Pública, a plataforma pode centralizar informações de sistemas de diferentes áreas, como da saúde, com prontuários eletrônicos e dados de atendimento, da educação, com históricos escolares, e da segurança pública, com registros de ocorrências ou dados de monitoramento”, afirma Marcelo Hummelgen, gerente de Data, Analytics e Inteligência Artificial da Celepar.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA