7 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Secretaria de Educação divulga classificados para segunda fase das Olimpíadas de Matemática

    Publicado em

    A partir desta sexta-feira (19), alunos e educadores podem conferir o resultado da primeira etapa da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná (Omap), promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O resultado está disponível AQUI e também pode ser acessado por diretores e embaixadores da Omap por meio do Power BI.

    Todos os alunos do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio da rede estadual que fizeram a Prova Paraná, que aconteceu nos dias 26 e 27 de abril, estavam automaticamente participando da olimpíada. Passaram para a segunda etapa 10% destes estudantes — aqueles de cada ano/série com maior número de acertos na prova de Matemática em cada Núcleo Regional de Educação (NRE).

    Vitória Silva Batista, que estuda na 1ª série do ensino médio no Colégio Estadual Dom Áttico Euzébio da Rocha, em Curitiba, foi uma das estudantes que passaram para a segunda fase. Mesmo tendo estudado bastante, com o caderno repleto de anotações e com todas as lições em dia, ela conta que ficou ansiosa com a prova. Porém, ao iniciar a avaliação, percebeu que já conhecia todo o conteúdo e conseguiu responder as questões com tranquilidade.

    Leia Também:  Secretaria da Saúde discute e intensifica estratégias para combate à dengue em Londrina

    “Fiquei muito feliz que passei da primeira fase e espero passar da segunda. Sei que vou conseguir”, diz a estudante, que aprendeu com o tempo a gostar da disciplina. “Quando eu era mais nova, Matemática não era um assunto fácil para mim, era um bicho de sete cabeças. Até que uma professora, no 6º ano, me perguntou por que eu desistia. Aí ela me contou que não existe só uma forma de entender a Matemática e que nada mais é do que esforço, e encontrar a sua forma de resolver”.

    A segunda fase da Omap, que acontece entre os dias 12 e 16 de junho, consiste numa avaliação online com conteúdos correspondentes à série/ano do estudante. A prova será aplicada nas escolas dos estudantes participantes. Os 5% de alunos com maior número de acertos em cada ano/série nessa prova serão encaminhados para a terceira e última fase da competição. Os resultados dessa etapa devem ser divulgados a partir de 28 de junho.

    A última fase da Omap, também aplicada na própria escola do estudante, entre os dias 31 de julho e 4 de agosto, com divulgação de resultado a partir de 10 de agosto. Serão premiados em 1º lugar os estudantes que estiverem dentro dos 3% com mais acertos; em segundo, aqueles que estiverem entre os 6% com mais acertos; e em terceiro lugar, os que estiverem entre os 10%.

    Leia Também:  Começa a obra da Ponte Guaratuba-Matinhos, projeto aguardado há mais de 30 anos

    Os alunos classificados no 1º lugar serão convidados para participar de um curso de imersão para aprofundamento dos conhecimentos matemáticos, com data a ser definida. Além disso, 120 dos estudantes com melhor desempenho, serão inscritos na Olimpíada Brasileira de Matemática. As vagas são distribuídas por NRE (Núcleo Regional) e por nível — nível I: do 6º ao 7º ano; nível II: do 8º ao 9º ano; e nível III: ensino médio. É possível conferir a quantidade de vagas de cada NRE no regulamento.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Governo reúne 17 expositores para apresentar o turismo paranaense na ExpoLondrina

    Published

    on

    By

    O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do Estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

    A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hotéis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

    “Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

    Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

    Leia Também:  Novo ambulatório especializado agiliza fila para cirurgias no Hospital Regional de Ivaiporã

    “A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

    OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R$ 1,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

    “Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

    Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

    Leia Também:  Governador autoriza promoção de carreira de 356 policiais civis no Paraná

    IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários.

    “Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA