NOVA AURORA

PARANÁ

Secretaria da Inovação divulga nomes dos campeões estaduais do Ideathon Paraná 2023

Publicado em

Após sete etapas de criatividade e inovação, o Ideathon Paraná 2023 chegou ao fim. Entre outubro e novembro, mais de 700 alunos das redes pública e privada participaram da maior maratona de inovação estudantil do Estado em Apucarana, Curitiba, Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Maringá, Ponta Grossa e Londrina.

Em cada etapa, foram premiados vencedores de duas categorias diferentes: estudantes do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II, e do 1º e 2º ano do Ensino Médio. A avaliação dos pitchs foi realizada por mentores especializados em empreendedorismo, inovação e tecnologia. O tema escolhido foi Cidades Inteligentes.

Nesta sexta-feira (8), a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) divulgou os nomes dos vencedores do prêmio estadual, após uma nova rodada de avaliação, realizada remotamente.

Todas as apresentações gravadas passaram por uma nova comissão de jurados, formada pelos avaliadores José Maurino, secretário executivo do Separtec, Silviane Curi, mentora da MIT Innovation, e Eduarda Alto, consultora da ReInova.

Leia Também:  Máquinas saneadoras vão limpar bitucas, cacos de vidro e outros minirresíduos nas praias

Na categoria do Ensino Médio, o grupo Health, de Apucarana, foi o campeão estadual. A equipe apresentou uma ideia para a construção de um aplicativo para controle de medicamentos entre pacientes e o SUS.

Apucarana também ficou o título na categoria do Ensino Fundamental II. O grupo Segurança Pública de Apucarana apresentou a ideia para criação de um relógio digital com botão do pânico para prevenção da violência contra a mulher.

Cada grupo campeão estadual vai levar R$ 5 mil como prêmio, além um tablet para cada integrante. As premiações serão entregues aos alunos na próxima semana. Já os vencedores municipais receberam um curso de inovação e empreendedorismo do Sebrae.

O Ideathon Paraná 2023 foi realizado em parceria com a Fundação Araucária, Sebrae/PR, Secretaria da Educação, Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Paraná (Sinepe-PR), prefeituras, e apoio do Sicredi Dexis e TI Paraná.

“O objetivo é estimular a cultura da inovação nos jovens. Então eles se envolveram para apresentar ideias para melhorar a vida na sua cidade, com soluções em saúde, segurança pública, economia, cultura e lazer”, explica o secretário da Inovação, Marcelo Rangel. “Foi a primeira edição e ficamos entusiasmados com o resultados”.

Leia Também:  Portuários do Paraná usarão game "Hacker Rangers" para capacitação sobre cyber segurança

Campeões

Equipe Health – Apucarana (Ensino Médio)

Camila Batista Ferreira (Colégio Osmar Guaracy Freire)
Débora Lemos (Colégio Sesi Arapongas)
Érick Farias (Colégio Sesi Arapongas)
Elias de Osti (Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Ceravolo)
Miguel de Almeida (Colégio Sesi Arapongas)

Equipe Segurança Pública – Apucarana (Ensino Fundamental II)

Ana Heloisa Hermínio Silvano (Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Ceravolo)
Maria Vitória de Oliveira Barreto (Colégio Estadual Alberto Santos Dumont)
Lincoln Gabriel Faria Bianchi (Colégio Estadual Prefeito Carlos Massaretto)
Lucas Piller Lima (Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Ceravolo)

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Nova edição do jornal Cândido celebra a Série Vaga-Lume, lançada em 1973

Published

on

By

Neste mês chega a edição nº 160 do Jornal Cândido, com a Série Vaga-Lume, coleção de livros infantojuvenis lançada pela Editora Ática em 1973, como tema da reportagem principal de Flavio Jacobsen. A matéria conta curiosidades sobre como a série surgiu e ainda discute o impacto na formação de jovens leitores, tendo marcado diferentes gerações.

Como uma extensão do assunto, na retranca entra uma crônica, assinada também por Jacobsen, que celebra os 100 anos de um dos principais escritores da coleção: Marcos Rey.

Uma novidade é a série especial Outras Palavras, que contará com entrevistas curtas feitas pelo Cândido, com as participantes das mesas de conversa do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”, realizado durante o mês de março na Biblioteca Pública do Paraná.

Nesta primeira edição, as artistas visuais Ana Camargo, Iara Maica, Laura Ridolfi, Luísa Covolan e Tatiane Amaral, convidadas do debate “Mulheres nas Artes Visuais: Novos trajetos”, expõem seus pontos de vista sobre a cena artística.

Leia Também:  Secretaria da Saúde registra 11 novos casos de Mpox no Paraná

Na seção de literatura, a crônica “Visions of Johanna”, de Juliano Holanda; dois poemas do escritor Jr. Bellé extraídos do livro “Retorno ao Ventre”, com tradução para o kaingang feita por André Luis Caetano, e ainda o conto “Deus Corneado”, de Victor Finkler. Na editoria de artes visuais, o jornal traz pinturas de Teca Sandrini, que completa 80 anos.

O ensaio fotográfico “Ao eterno, ao efêmero” é de Letícia Negrello e retrata diferentes nuances do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. A arte da capa é de Pedro Furlan.

Acesse a edição completa em bpp.pr.gov.br/Candido

Serviço:

Jornal Cândido nº 160

Abril de 2025

Publicação de literatura editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA