NOVA AURORA

PARANÁ

Secretaria da Inovação divulga nomes dos campeões estaduais do Ideathon Paraná 2023

Publicado em

Após sete etapas de criatividade e inovação, o Ideathon Paraná 2023 chegou ao fim. Entre outubro e novembro, mais de 700 alunos das redes pública e privada participaram da maior maratona de inovação estudantil do Estado em Apucarana, Curitiba, Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Maringá, Ponta Grossa e Londrina.

Em cada etapa, foram premiados vencedores de duas categorias diferentes: estudantes do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II, e do 1º e 2º ano do Ensino Médio. A avaliação dos pitchs foi realizada por mentores especializados em empreendedorismo, inovação e tecnologia. O tema escolhido foi Cidades Inteligentes.

Nesta sexta-feira (8), a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) divulgou os nomes dos vencedores do prêmio estadual, após uma nova rodada de avaliação, realizada remotamente.

Todas as apresentações gravadas passaram por uma nova comissão de jurados, formada pelos avaliadores José Maurino, secretário executivo do Separtec, Silviane Curi, mentora da MIT Innovation, e Eduarda Alto, consultora da ReInova.

Leia Também:  Curitiba sedia oficina que busca estratégias para segurança alimentar nos centros urbanos

Na categoria do Ensino Médio, o grupo Health, de Apucarana, foi o campeão estadual. A equipe apresentou uma ideia para a construção de um aplicativo para controle de medicamentos entre pacientes e o SUS.

Apucarana também ficou o título na categoria do Ensino Fundamental II. O grupo Segurança Pública de Apucarana apresentou a ideia para criação de um relógio digital com botão do pânico para prevenção da violência contra a mulher.

Cada grupo campeão estadual vai levar R$ 5 mil como prêmio, além um tablet para cada integrante. As premiações serão entregues aos alunos na próxima semana. Já os vencedores municipais receberam um curso de inovação e empreendedorismo do Sebrae.

O Ideathon Paraná 2023 foi realizado em parceria com a Fundação Araucária, Sebrae/PR, Secretaria da Educação, Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Paraná (Sinepe-PR), prefeituras, e apoio do Sicredi Dexis e TI Paraná.

“O objetivo é estimular a cultura da inovação nos jovens. Então eles se envolveram para apresentar ideias para melhorar a vida na sua cidade, com soluções em saúde, segurança pública, economia, cultura e lazer”, explica o secretário da Inovação, Marcelo Rangel. “Foi a primeira edição e ficamos entusiasmados com o resultados”.

Leia Também:  Projeto BPTran nas Escolas já alcançou 860 crianças e adolescentes em 2023

Campeões

Equipe Health – Apucarana (Ensino Médio)

Camila Batista Ferreira (Colégio Osmar Guaracy Freire)
Débora Lemos (Colégio Sesi Arapongas)
Érick Farias (Colégio Sesi Arapongas)
Elias de Osti (Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Ceravolo)
Miguel de Almeida (Colégio Sesi Arapongas)

Equipe Segurança Pública – Apucarana (Ensino Fundamental II)

Ana Heloisa Hermínio Silvano (Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Ceravolo)
Maria Vitória de Oliveira Barreto (Colégio Estadual Alberto Santos Dumont)
Lincoln Gabriel Faria Bianchi (Colégio Estadual Prefeito Carlos Massaretto)
Lucas Piller Lima (Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Ceravolo)

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Polícia Científica ganha reforço de 76 novos servidores para atuar em perícias

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  UEM completa 54 anos com 14,6 mil alunos matriculados

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA