10 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Sanepar vai abrir 28 Centrais de Atendimento neste sábado para regularização de débitos

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    A Sanepar abrirá, neste sábado (15), as Centrais de Relacionamento com o Cliente das principais cidades do Estado para facilitar a adesão ao programa Água em Dia. Lançado na Semana do Consumidor, o novo programa de negociação de débitos oferece condições facilitadas para quem quer regularizar sua situação junto à empresa.

    O horário especial de atendimento será das 9 às 14 horas. Na região Norte do Estado, estarão abertas as centrais de Apucarana, Arapongas, Cambé, Cornélio Procópio, Santo Antônio da Platina e Londrina – tanto a unidade localizada na Av. Saul Elkind, zona norte, quanto a da Rua Sergipe, no centro.

    Para aderir ao programa, o cliente que tem a titularidade da conta deve ir até uma central de relacionamento com os documentos pessoais e os que comprovam a propriedade do imóvel. No caso de imóveis locados, o número de parcelas limita-se à vigência do contrato de locação.

    Os clientes particulares das categorias Residencial, Comercial, Industrial e Utilidade Pública podem aderir ao Água em Dia pagando entrada de apenas 5% do valor da dívida. Normalmente, a Sanepar cobraria 20%. Estes clientes têm até 48 meses para parcelar o saldo, com juros de 0,56% ao mês, reduzindo pela metade o percentual praticado fora do programa.

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    Clientes nas categorias Água Solidária, Micro e Pequeno Comércio e Entidades da Assistência Social não pagam entrada e nem multa e juros de mora. O débito pode ser dividido em até 60 meses, com juros do parcelamento de apenas 0,28% ao mês.

    Há ainda condições especiais para clientes que têm débitos em discussão judicial; isto é, o Água em Dia permite a negociação destas pendências e o encerramento dos processos. No entanto, não é permitida a renegociação de dívidas feita em programas de recuperação de crédito anteriores.

    INFORMAÇÕES – As regras, o prazo de vigência do programa e eventuais plantões de atendimento estarão disponíveis no site da Sanepar, no link https://site.sanepar.com.br/clientes/aguaemdia. Para mais informações, os clientes podem procurar um dos canais de atendimento: telefone 0800-200-0115 (ligação gratuita, 24 horas por dia), WhatsApp (41) 99544-0115 e e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br

    FORMA DE PAGAMENTO – Toda a negociação dos débitos com a Sanepar é cobrada na fatura mensal. A Sanepar recebe pagamento, exclusivamente, via conta de água/esgoto, junto com o consumo do mês. Sendo assim, a primeira parcela só será cobrada no mês subsequente à negociação.

    Serviço:

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    PLANTÃO ESPECIAL PARA ADESÃO AO PROGRAMA ÁGUA EM DIA

    Quando: sábado, 15/03

    Horário: das 9h às 14h

    Centrais das cidades: Apucarana, Arapongas, Cambé, Campina Grande do Sul, Campo Mourão, Cascavel (Centro), Castro, Colombo (Kelvin), Cornélio Procópio, Curitiba (Rui Barbosa), Curitiba (Boa Vista), Curitiba (Cajuru), Curitiba (Fazendinha), Curitiba (Pinheirinho), Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Guaratuba, Londrina (Saul Elkind), Londrina (Sergipe), Maringá, Matinhos, Paranavaí, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Telêmaco Borba e de Umuarama.

    REGRAS DO PROGRAMA ÁGUA EM DIA

    Programa para regularização de débitos com condições especiais para todos os clientes da Sanepar

    Para clientes nas categorias Água Solidária, Micro e Pequeno Comércio e Entidades da Assistência Social

     – 0% de entrada

     – não incidência de juros de mora e multa

     – parcelamento em até 60 meses

     – juros do parcelamento de 0,28% ao mês

    Para os demais Clientes Particulares (categorias: Residencial, Comercial, Industrial e Utilidade Pública)

     – 5% de entrada

     – não incidência de juros de mora e multa

     – parcelamento em até 48 meses

     – juros do parcelamento de 0,56% ao mês

    Fonte: Governo PR

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    Rede da Copel para proteger subestações de ataques cibernéticos é premiada

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    O projeto de modernização e proteção da rede de operações da Copel, que envolve as subestações de energia, foi premiado no evento internacional que reúne o segmento de serviços essenciais à sociedade – o UTCAL Summit 2025. Esse segmento, chamado de “utilities”, engloba empresas responsáveis por serviços como geração de energia, fornecimento de água, gás e, ainda, telecomunicações.

    A premiação da Copel se deve ao programa de comunicação e cibersegurança na transmissão de dados da infraestrutura de distribuição de energia, fundamental para que a companhia ofereça serviços de qualidade ao cliente. “Estamos avançando tecnologicamente para uma rede mais segura, para que todas as nossas subestações estejam interconectadas e com informações protegidas de ataques cibernéticos”, explica o autor do projeto na Copel, engenheiro eletricista Marcelo Yamada.

    São coautores do projeto, profissionais da Copel Lucas Esdras Leghi Garcia, Cristiano Valerio Gabardo e revisores Sergio Isidoro Canestraro Milani e Julio Shigeaki Omori.

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    NA PRÁTICA – O projeto da Copel consiste na modernização da rede operacional das 430 subestações da companhia em todo o Paraná. Está contemplada a instalação de novos roteadores, firewalls, sensores, componentes e ferramentas de detecção de vulnerabilidades integradas ao centro de operações de segurança. O investimento é em torno de R$ 120 milhões. O projeto está em fase de implantação, com planejamento de conclusão já em 2025.

    Yamada ressalta a relevância da proteção de informações para a estabilidade do sistema elétrico. “Na guerra entre a Rússia e a Ucrânia, por exemplo, os russos invadiram subestações de energia e as desligaram de forma remota. Foi um ataque cibernético. Estamos investindo e nos protegendo contra ações que possam ser tomadas a distância”, explicou.

    O Centro de Operações da Copel contratado como parte do novo projeto já atua de forma preventiva em algumas situações básicas. Na etapa final, estima-se uma redução de R$ 24 milhões ao ano nos custos da contratação de circuitos de transmissão por parte da Copel, com avanços significativos na qualidade dos serviços, gestão de ativos e segurança.

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    Com modelo inédito no setor elétrico brasileiro, a Nova Rede OT ( Confiável Protegida Integrada) foi destacada na Categoria Alta no América Latina Telecom Awards. O destaque se deu com excelência de serviços e soluções, uso de inovações tecnológicas em prol da sociedade e melhorias operacionais nas empresas de Energia.

    UTCAL – A 12ª edição da conferência Utilities Telecom & Technology Council America Latina (UTCAL), realizada esta semana no Rio de Janeiro, reúne cerca de mil participantes, entre representantes do setor público, como agências reguladoras dos setores Elétrico e de Telecom (Aneel e Anatel), e profissionais de empresas de todo o mundo para tratar de Tecnologias de Telecomunicações e Automação para Utilities.

    Fonte: Governo PR

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