17 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Sanepar promove ações em Iretama para orientar população sobre sistema de esgoto

    Publicado em

    A Sanepar promove reuniões e um curso na terça e quarta-feira (26 e 27) com a comunidade de Iretama (região Central) sobre as obras do sistema de esgotamento sanitário na cidade. Na terça será ministrado o curso para professores, com conteúdo do projeto Sustentabilidade da Escola ao Rio, de forma virtual, por meio da plataforma do Google Meet. As reuniões acontecem na quarta-feira, às 16 horas, com as lideranças municipais, e às 19h com a comunidade. O objetivo é disseminar informações técnicas e repassar orientações sobre o sistema de esgoto.

    Nos encontros, os técnicos irão falar do andamento das obras, reforçar as orientações de como devem ser feitas as instalações sanitárias que geram esgoto doméstico e a forma correta de direcioná-lo para a rede coletora, além de esclarecer eventuais dúvidas.

    O curso para os professores, com o tema Sustentabilidade da Escola ao Rio, abordará o programa da companhia, criado em 2013, que visa mobilizar a comunidade escolar em ações socioambientais em rios urbanos. “Queremos estimular os estudantes da cidade a cuidar dos seus rios, da sua água, a respeitar o meio ambiente para garantir a sustentabilidade e um ambiente seguro para as próximas gerações”, explica a gestora socioambiental da Sanepar, Andrea Fontes.

    Leia Também:  Obra do Balé Teatro Guaíra, "Orfeu e Eurídice" reuniu 5,4 mil pessoas

    Em todo o Estado, o programa já desenvolveu mais de 500 ações socioambientais em 30 rios que são monitorados, envolvendo mais de 10 mil pessoas. Em Iretama, alunos e professores farão as ações no Rio Piralzinho, a montante da estação de tratamento de esgoto.

    OBRAS – A Sanepar construiu a Estação de Tratamento de Esgoto Pinhalzinho, que irá tratar todo o esgoto coletado na cidade, instalou quase três quilômetros de rede coletora de esgoto para atender as primeiras 111 ligações prediais dos bairros Alto da Glória e Jardim Agolim. Estão em andamento as obras de implantação de mais 16 km de rede coletora que atenderão outros 633 imóveis da área urbana.

    Programação:

    Data: terça-feira – 26/09

    19 horas – Curso para professores da Colégio Estadual Anibal Khury sobre o projeto Sustentabilidade da escola ao rio.

    Data: quarta-feira – 27/09

    16 horas – Reunião de grupo gestor com lideranças municipais

    Leia Também:  Polícia Penal do Paraná já capacitou mais de 500 servidores para uso de drones

    Local: Câmara de Vereadores – Av. Paraná, 480

    19 horas – Reunião Comunitária

    Local: Colégio Estadual Anibal Khury – Av. São Paulo, 442

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

    Published

    on

    By

    A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

    Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

    Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

    Leia Também:  Agepar abre consulta pública sobre o mercado livre de gás canalizado no Paraná

    “O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

    SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

    O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

    Leia Também:  PCPR na Comunidade atende mais de 300 pessoas em área rural de Rio Branco do Sul

    “Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

    A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

    As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA