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Sanepar oferece diversos canais de comunicação para cada tipo de atendimento

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A Sanepar disponibiliza canais de comunicação com a finalidade de facilitar e tornar mais ágil o atendimento das demandas dos clientes. A maior parte deles pode ser acessada de forma remota, pelo celular ou computador. Por eles, é possível verificar débitos, informar falta de água, solicitar serviços e esclarecer dúvidas. Para informar vazamentos, tanto de água quanto de esgoto, a Sanepar disponibilizou uma linha direta, via mensagem de whatsapp no número (41) 99544-0115, permitindo o envio de fotos ou vídeos dos vazamentos sem a necessidade de informar matrícula do imóvel.

As Centrais de Relacionamento da Sanepar são um dos canais de comunicação da empresa com seus clientes. No atendimento presencial, os usuários dos serviços da empresa podem solicitar serviços, esclarecer dúvidas, negociar e renegociar débitos e faturas, solicitar segunda via, entre outros. Para saber os endereços e horários de funcionamento das centrais em cada cidade, é só acessar o site da Sanepar e pesquisar pelo nome da cidade.

O canal de whatsapp está disponível 24 horas por dia para, além dos informes de vazamentos, fazer pedido de ligação nova de água ou esgoto, informar falta de água, consulta e negociação de débitos, solicitação de segunda via da conta, solicitação de outros serviços, consultar protocolo e ainda é possível obter outras informações. O cliente deve ter em mãos o número da matrícula para receber o atendimento.

A Sanepar dispõe de outros canais de comunicação, que podem ser acessados remotamente, sem a necessidade de deslocamento. No site da empresa, por exemplo, existe o atendimento ao cliente – escritório virtual e estão disponíveis informações úteis e importantes aos clientes. Acessando a área de clientes, os clientes podem ter acesso ao Guia do Cliente e ter informações sobre as tarifas e onde pagar as contas, regulamento dos serviços, qualidade da água e a lista de todos os serviços disponíveis pelo site. Também é possível o contato pelo Fale Conosco. As paradas e informações sobre falta de água, quer seja por manutenções programadas ou por serviços emergenciais ficam disponíveis no banner Está sem Água ou neste link, ou no banner Está sem Água, na página inicial do site.

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Existe ainda a possibilidade para solicitação de serviços e de informações pelo endereço eletrônico atendimentoaocliente@sanepar.com.br.

APLICATIVO – Outra forma de contato com a empresa é pelo aplicativo Sanepar Mobile. Nesta modalidade, os clientes podem atualizar os dados cadastrais, verificar falta d’água, localizar Centrais de Relacionamento, consultar onde pagar a conta, solicitar outra data de vencimento, solicitar entrega da conta em outro endereço, solicitar serviços de conserto de cavalete e qualidade da água, obter código para pagamento, consultar informações sobre pagamentos efetuados, débitos, leitura e consumo, aderir à Fatura Digital e baixar a conta da Sanepar em PDF. O acesso aos serviços é individual e deve ser feito por matrícula cadastrada, sendo que cada matrícula é identificada por um apelido escolhido pelo cliente. A senha de acesso utilizada no Sanepar Mobile é a mesma cadastrada no Autoatendimento Virtual. Caso o cliente não lembre ou deseje trocar a senha, basta cadastrar uma nova senha no aplicativo ou no site.

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A fatura de água, mesmo não sendo interativa, traz dados úteis e informações importantes aos clientes. Os dados de consumo podem indicar a possibilidade de vazamento interno no imóvel. Por isso, é fundamental que cada cliente faça o seu acompanhamento. A conta traz também informações sobre a qualidade da água distribuída, histórico de consumo e informações complementares. Para conhecer a conta os clientes podem acessar esse link.

O atendimento pelo telefone 0800 200 0115 também opera 24 horas por dia. Por esse canal, os clientes podem verificar sobre falta de água, solicitar serviços e segunda via fatura, parcelamento de débitos, retificação de faturas e informações sobre atualização cadastral, débitos pendentes, pagamentos efetuados, leitura e consumo, vencimento alternativo, consulta de serviços solicitados e parcelamentos efetuados.

COMO INFORMAR VAZAMENTOS – Qualquer vazamento suspeito de que possa ser das redes de água ou de esgoto da Sanepar pode ser informado por mensagem do whatsapp. Ao acessar essa ferramenta o cliente vai estabelecer contato com a “Sane”, atendente virtual. É só digitar o número 2 das opções – Informar Vazamento ou alteração na Qualidade da Água. Na sequência, digitar 3 – Informar vazamento por foto ou vídeo de até 30 segundos. A atendente virtual irá solicitar a cidade e o endereço (nome da rua, entre ruas, número de algum imóvel próximo). Quanto mais informações sobre a localização, mais rápida será a ação para identificação e correção do problema. Nessa modalidade de comunicação, a pessoa não precisa se identificar.

Fonte: Governo PR

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Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

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O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

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De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

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Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

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