NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar oferece 90 vagas para cursos gratuitos em Santa Izabel do Oeste e Vitorino

Publicado em

A Sanepar oferece três novos cursos gratuitos, programados para setembro e outubro, nas cidades de Santa Izabel do Oeste e em Vitorino, no Sudoeste do Estado. Os dois municípios estão incluídos nos projetos de trabalho técnico social da Companhia por terem recebido obras de saneamento. As inscrições estão abertas até esgotarem as vagas, ofertadas para moradores destas cidades e da região que tenham mais de 18 anos.

Segundo a assistente social da Sanepar, Marilucia Cyrino, os participantes que concluem as formações da Companhia recebem certificado e em todos os cursos estão incluídos material didático, lanche e insumos para as práticas.

“São 90 vagas abertas para as duas cidades, para levar o aperfeiçoamento de habilidades profissionais, com capacitação para geração de renda, potencializando ganhos financeiros dos moradores de cidades com obras da empresa”, disse.

“Também trabalhamos conteúdos ligados a consumo consciente de água, uso correto da rede de esgoto, descarte correto de resíduos e cuidados com o meio ambiente. São assuntos transversais que estão presentes em todas as ações de projetos de trabalho técnico social da Sanepar”, explicou.

Leia Também:  Com visita à agência sanitária da Coreia do Sul, Paraná quer acelerar venda de carne suína

AGENDA – Em Vitorino, estão abertas as inscrições para dois cursos no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). O primeiro é de Aperfeiçoamento em Serviços Domésticos, com 36 horas de carga horária. Deve ocorrer de 9 a 13 de setembro e está voltado tanto para pessoas que já trabalham como empregadas domésticas ou diaristas como às que desejam iniciar nessa área.

O foco da capacitação em Serviços Domésticos está em conteúdos como higienização, uso de produtos de limpeza, organização de ambientes, lavagem de roupas, uso consciente da água, entre outros.

O outro curso em Vitorino é de Pequenos Reparos e Consertos, com 32 horas de formação, que busca capacitar prestadores de serviços que já realizam consertos domésticos ou pessoas que desejam aprender a fazer essas atividades em suas residências ou se tornarem profissionais autônomos.

Os conteúdos variam entre troca de chuveiro, troca de lâmpadas, fechaduras, pinturas, parte elétrica e pequenas reformas. As aulas vão de 24 a 27 de setembro.

O curso de Aperfeiçoamento em Serviços Domésticos também deve ocorrer em Santa Izabel do Oeste. As inscrições estão abertas na Agência do Trabalhador e o curso vai de 14 a 18 de outubro de 2024.

Leia Também:  Arte, música e dança são as novidades da programação cultural do Paraná

OBRAS – Em Vitorino, a Sanepar executou 957 ligações. Já a cidade de Santa Izabel recebeu obras de esgotamento sanitário, com 1.379 ligações de esgoto atendendo os bairros Alto da Colina, Doze de Outubro, Nossa Senhora de Fátima, Santo Antônio e São José Operário.

Serviço:

Cursos gratuitos da Sanepar

Informações pelo WhatsApp: (41) 99184-0247

Inscrições em Vitorino: CRAS (Rua Lehmann, 217 – Centro)

Inscrições em Santa Izabel do Oeste: Agência do Trabalhador (Rua Cedro, 418 – Centro)

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Gestão por resultados e parcerias são destaques do 3º Simpósio Paranaense contra a Corrupção

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com recuperação dos Caminhos do Peabiru, Estado vai aproveitar potencial da trilha histórica

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA