16 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Sanepar leva projetos de educação ambiental para escola municipal de Curitiba

    Publicado em

    A Escola Municipal Irmãos Rebouças, localizada na Rua Engenheiros Rebouças, em Curitiba, vai receber uma horta comunitária e colmeias de abelha sem ferrão para um jardim de água e mel em 2025. O anúncio para os alunos foi feito nesta quinta-feira (12) durante a visita da diretoria da Sanepar à instituição para a entrega de presentes de Natal, adquiridos com doações em dinheiro feitas pelos empregados da empresa. A Escola fica na mesma rua em que funciona a Sede Administrativa da empresa e leva o nome dos primeiros engenheiros negros do Brasil, cuja atuação também se estendeu ao setor de saneamento.

    “Para a escola, será um momento de avanço significativo na vivência da preservação ambiental. Temos grande expectativa em relação a esses projetos educativos ambientais da Sanepar porque sabemos o quanto o aprendizado é facilitado se existe a conexão com o concreto, com a oportunidade de se conhecer as coisas na prática”, disse a diretora da Escola, Mônica Jakobs Korte, que há 15 anos trabalha na instituição.

    Leia Também:  Com nova lei, Paraná vai transformar segurança hídrica em política pública

    Atualmente, mais de 400 alunos frequentam a Escola, que atende desde estudantes da 1.a a 5.a séries, turmas de Classe Especial e de Educação de Jovens e Adultos. “O contexto da nossa escola é variado, com muitos dos nossos alunos vindos da comunidade da Vila Torres, que fica na vizinhança, mas recebemos também estudantes que vem de outros países, como a Líbia, Venezuela, Cuba e Haiti”, afirma Mônica. “Há famílias em situação de vulnerabilidade e a parceria com a Sanepar certamente trará resultados muito positivos. Hoje mesmo, recebendo os presentes de Natal doados pela empresa, já temos essa diferença acontecendo. Para muitas crianças, esse é o único presente que receberam durante o ano”, acrescenta.

    NATAL – Durante os meses de novembro e dezembro, empregados da Sanepar autorizaram descontos na folha de pagamento para a aquisição de presentes de Natal. Com a ação, todas as crianças da Escola Municipal Irmãos Rebouças receberam presentes e os funcionários receberam panetones. Do evento, participaram os diretores Fernando Guedes (Administrativo), Julio Gonchorosky (Meio Ambiente e Ação Social) e Bihl Zanetti (Comercial). Também estiveram presentes a vice-diretora da Escola, Suellen Priscila Dal Santo, alguns empregados da Sanepar, participantes da ação, além da coordenadora do Voluntariado da Companhia, Lucilene Costa, e da coordenadora de Desenvolvimento Pessoal da Sanepar, Ivone Pasenko.

    Leia Também:  PCPR prende dez pessoas em operação contra o tráfico de drogas no Sudoeste do Estado

    As ações de Natal na Sanepar estão sob responsabilidade da Gerência de Gestão de Pessoas (GGPS), ligada à Diretoria Administrativa. Na GGPS, o Serviço Social é a área que organiza esse trabalho, com empenho especial das assistentes sociais da empresa. Nesta edição, a coordenação das atividades foi de Tammy Romaguera da Silva e de Claudete Goncalves dos Santos Apfelgrun.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:

    Advertisement

    PARANÁ

    Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

    Published

    on

    By

    A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

    Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

    Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

    Leia Também:  Com nova lei, Paraná vai transformar segurança hídrica em política pública

    “O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

    SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

    O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

    Leia Também:  Nova tecnologia trará velocidade e ampliará eficiência dos cadastros de imóveis rurais

    “Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

    A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

    As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA