NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar inicia obras de implantação do sistema de esgoto em Saudade do Iguaçu

Publicado em

A Sanepar deu início à primeira etapa de obras para a implantação do sistema de esgotamento sanitário em Saudade do Iguaçu, no Sudoeste do Estado. Nesta primeira etapa, serão beneficiados aproximadamente 2,5 mil moradores da área urbana, elevando o atendimento para 65% da população em 2026.

Com investimentos de R$ 13,2 milhões, serão implantados 16,6 quilômetros de redes coletoras de esgoto, 686 ligações prediais, uma estação elevatória e uma estação de tratamento de esgoto, além de 9,2 quilômetros de outras tubulações, como interceptores, linhas de recalque e emissários.

Enquanto as obras não forem concluídas, a população não deve interligar os imóveis às novas redes, que ainda não estão em sua plena funcionalidade. A Sanepar informará quando as ligações forem liberadas. “Será necessário aguardar a conclusão de todas as obras da elevatória e também da estação de tratamento para que o sistema possa receber os efluentes para o devido tratamento”, explica o gerente de Projetos e Obras da Sanepar na Região Sudoeste, Aurio Bonilha Junior.

Leia Também:  Arte, música e dança são as novidades da programação cultural do Paraná

Segundo ele, a estação de tratamento ainda está em fase de contratação porque foi projetada para ter uma tecnologia diferenciada. “A estação tem caráter inovador no uso de wetlands para fazer o tratamento de esgoto, que nada mais é do que um ‘jardim filtrante’”, explica.

Durante a implantação das redes coletoras, poderá haver transtornos momentâneos em relação aos pavimentos e calçadas. A Sanepar conta com a compreensão da população, lembrando que os pavimentos serão recompostos. Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Bons Olhos Paraná: Estado inicia exames oftalmológicos para crianças e adolescentes

Published

on

By

As ações do programa Bons Olhos Paraná, que vai realizar 67 mil consultas e exames oftalmológicos em estudantes das redes estadual e municipal de ensino em 93 municípios paranaenses, já começaram. Crianças e adolescentes dos municípios de Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba, e Antonina, no Litoral, já estão sendo atendidas desde a manhã desta segunda-feira (07).

Em Antonina, os atendimentos acontecem até quarta-feira (09), na Escola Estadual Maria Arminda (Avenida Thiago Peixoto, 1419). Já em Itaperuçu, a ação ocorre até a próxima segunda-feira (15) no Cenáculo da Paróquia São Pedro Apóstolo Itaperuçu (Avenida Crispim Furquin Siqueira, 1284). Os exames serão realizados até julho deste ano no restante das cidades escolhidas para participar do programa.

Na primeira fase do atendimento, os estudantes passam por um credenciamento e uma triagem. Após a avaliação inicial, aqueles que apresentarem problemas na visão serão atendidos em consultórios especializados instalados em uma carreta e um ônibus que vão percorrer o Paraná.

Entre os exames estão testes ortópticos, de retinografia colorida binocular, de biomicroscopia de fundo de olho e de mapeamento de retina. Posteriormente, alunos diagnosticados com problemas oftalmológicos receberão, de forma gratuita, óculos de grau com lentes antirreflexo e armações de acetato. Eles poderão escolher entre uma série de modelos e cores de armações disponíveis.

Leia Também:  Após temporais, centenas de profissionais da Copel trabalham para restabelecer energia

OPORTUNIDADE – Para Juliana Maiara de Souza, mãe do estudante Bernardo de Souza, de 10 anos, o Programa Bons Olhos representa grande oportunidade. “Estes exames são inéditos, principalmente em nosso município. Existem muitas crianças que têm dificuldade de enxergar, por isso esta ação é sensacional. Meu filho é autista, estudou em uma escola especial, mas nunca teve essa oportunidade. Para ele está sendo uma novidade”, disse.

A iniciativa do Governo do Estado vai investir cerca de R$ 5,5 milhões. Além dos exames, serão distribuídos gratuitamente mais de 10 mil óculos em todo o Paraná. A coordenação do programa é da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família (Sedef). Além do aspecto voltado ao aprendizado, programa servirá para prevenção da cegueira infantil e baixa visão.

“É um serviço completo. Em cerca de 20 dias após o exame, o estudante terá os óculos. Além disso, se durante os exames forem identificadas anomalias ou outras doenças que precisem de um atendimento complementar, elas serão encaminhadas para a rede estadual de saúde para continuar o tratamento”, explicou o secretário da pasta, Rogério Carboni.

Leia Também:  Saúde do Paraná reforça prevenção à mortalidade materna, infantil e fetal

A secretária de Assistência Social de Itaperuçu, Thaise Miranda, lembrou que muitas crianças do município aguardavam a oportunidade de passar por exames oftalmológicos. “Para nós é uma satisfação muito grande ser o primeiro município a receber o programa Bons Olhos. Temos uma grande quantidade de crianças que estavam na fila de espera para consultas. Com este programa, muitas delas poderão receber seus óculos”, afirmou.

SELEÇÃO – Os municípios que receberão a primeira etapa do programa foram selecionados a partir de indicadores sociais que caracterizam regiões e locais com maiores índices de vulnerabilidade. Entre eles, estão o Índice Ipardes de Desempenho Municipal Dimensão de Renda (IPDMRenda) e o Índice de Vulnerabilidade das Famílias Paranaenses. Também foram incluídos os municípios integrantes do programa Rota do Progresso, por serem aqueles com menor renda média comparada às demais localidades do Estado.

Serviço:

Programa Bons Olhos Paraná

Antonina
Data: 07 a 09 de abril
Local: Escola Estadual Maria Arminda
Endereço: Avenida Thiago Peixoto, 1.419
Horários: 07h30 às 11h30 e 13h30h às 17h30

Itaperuçu
Data: 07 a 15 de abril
Local: Cenáculo da Paróquia São Pedro Apóstolo Itaperuçu
Endereço: Avenida Crispim Furquin Siqueira, 1284
Horários: 07h30 às 11h30 e 13h30h às 17h30

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA