NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar faz capacitação de interligação predial de esgoto para mais de 480 profissionais

Publicado em

A Sanepar incentiva a formação e aperfeiçoamento técnico para a realização de pequenos serviços e interligações prediais de esgoto em todo o Paraná. Em 2024, foram realizados 28 cursos, para mais de 480 profissionais nas cidades em que a empresa realiza obras de implantação ou ampliação dos sistemas de coleta e tratamento de esgoto. Destes, 10 foram exclusivos para mulheres aprenderem como realizar serviços de manutenção hidráulica.

Nesta quarta-feira (4), foi a vez de 14 moradores de Foz do Iguaçu receberem informações sobre como executar de forma segura e correta as ligações dos imóveis dos clientes à rede pública de coleta e tratamento do esgoto. As ligações corretas auxiliam para que o fluxo do esgoto siga o curso correto até o sistema de tratamento, sem causar transtornos para os moradores ou danos ambientais por uma instalação inadequada.

“A Sanepar, além de investir em obras para a ampliação da rede, promovendo a universalização do saneamento, também atua com responsabilidade social, levando informação e incentivando a geração de renda. Isto demonstra o papel de transformador social que a empresa tem com a saúde pública e com o desenvolvimento socioeconômico nas cidades em que atual”, comenta a gerente-geral da Sanepar para a região Sudoeste, Rita Camana.

Leia Também:  Pesquisador fala sobre participação feminina na Independência, na Biblioteca

Os participantes também receberam orientações técnicas sobre as interligações dos imóveis ao sistema de saneamento, sobre verificação de níveis e de medições, de instalação de caixas de passagens e de gordura e canalização adequada da água da chuva.

ENDEMIAS – Gilberto Souza Valadão é agente de endemias e trabalha como voluntário na comunidade do bairro Cidade Nova. Ele diz que o curso está alinhado com as funções de agente de endemias, pois as temáticas do curso permitem conhecimento sobre como fazer instalações adequadas que também têm como objetivo evitar doenças.

“Com isso, adquirimos conhecimento de como fazer uma rede de forma correta. Uma rede mal instalada pode gerar foco de dengue ou foco de animais peçonhentos. E também posso compartilhar com a comunidade da qual faço parte todo o conhecimento. Mesmo que, a princípio pareça que não tenha a ver com sua área de atuação, a informação é bem-vinda”, comenta.

Os cursos promovidos pela Sanepar têm parceria com as prefeituras. Em Foz do Iguaçu também contou com o auxílio da Agência do Trabalhador e foi organizado pela empresa SBR que está realizando trabalho de sensibilização socioambiental na região em que a Sanepar está finalizando obras de implantação da rede coletora de esgoto.

Leia Também:  Sanepar promove ações em prol do Iguaçu e homenageia a imigração japonesa

ABORDAGEM – Além do curso, agentes contratados vão de casa em casa para orientar os moradores sobre a forma correta para fazer a ligação de esgoto e o uso adequado das instalações sanitárias – e principalmente, para evitar despejo de lixo ou água de chuva na rede pública de esgoto.

OBRAS – A Sanepar está finalizando as obras de implantação de mais de 48 quilômetros de rede coletora de esgoto em Foz do Iguaçu. Com investimentos de cerca de R$ 10 milhões, 2.741 famílias dos bairros Cidade Nova 1 e 2, Vila Andradina, Parque Presidente 1 e jardins Itaipu e Cedro estão sendo beneficiadas com o serviço de coleta e tratamento de esgoto, elevando o índice de acesso ao saneamento para 83% da população de Foz do Iguaçu.

Para 2025 estão previstas novas obras com o objetivo de universalizar o saneamento na cidade, alcançando o índice de 90% de coleta de esgoto. Todo esgoto coletado pela Sanepar recebe tratamento. Em Foz do Iguaçu já existem instaladas cinco unidades de tratamento.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Com apoio do Estado, registros paranaenses no Cadastur crescem quase 13% em 2024

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Passeios pelo Litoral e culinária caiçara fisgam turistas dos cruzeiros marítimos

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA