NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar é premiada como uma das empresas do setor que mais inovam com statups no país

Publicado em

Finalista dentre as dez corporações que mais inovam com startups no país na categoria Saneamento, Gestão de Resíduos e Infraestrutura, a Sanepar foi destaque e recebeu o troféu Top Open Corps 2024, na noite de quinta-feira (17), no Rio de Janeiro. O prêmio, concedido pela plataforma pioneira e líder em open innovation, 100 Open Startups, reconhece as startups e corporações que mais praticam inovação aberta no país, a partir dos dados gerados pelo próprio mercado.

As corporações do TOP 10 de Saneamento, Gestão de Resíduos e Infraestrutura foram responsáveis por 64% dos relacionamentos com startups identificadas no setor e movimentaram até R$ 300 milhões. A Sanepar obteve a sexta melhor posição na 9ª Edição do Ranking 100 Open Startups. Neste ano, o Ranking identificou 61 empresas que tiveram relacionamentos de open innovation com startups pela primeira vez no último ano, o que elevou para 91 o número de Open Corps do setor de Saneamento, Gestão de Resíduos e Infraestrutura identificadas no Brasil — o equivalente a 1,5% de todas as empresas que fazem inovação aberta com startups no país.

Reconhecida como uma das empresas mais inovadoras do Brasil, a Sanepar busca superar os desafios com sustentabilidade e competitividade. E o Programa Sanepar Startups é um instrumento moderno pelo qual a empresa acompanha e responde às mudanças mercadológicas, com celeridade, assegurando serviços de saneamento ambiental e contribuindo como o desenvolvimento social e econômico do Estado.

A premiação foi recebida pelos diretores da Sanepar Anatalício Risden Júnior, de Inovação e Novos Negócios; Leura Conte de Oliveira, de Investimentos; Robson Augusto Pascoalini, de Governança, Riscos e Compliance; e Melissa Ferreira, de Comunicação e Marketing.

Leia Também:  Sanepar abriga feira de produtos sustentáveis colhidos na Bacia do Miringuava

O diretor Risden diz que as empresas mundiais hoje estão no caminho da inovação ou da inovabilidade, que é a inovação com sustentabilidade. “As startups nos ajudam a encontrar soluções que não estão no mercado, que são mais simples, que permitem se alcançar retorno com baixo custo”, afirma. 

O Sanepar Startups contemplou chamamentos públicos, por meio da publicação de dois editais contendo os temas/desafios do setor de saneamento ambiental priorizados pela Companhia. Esses editais deram oportunidade a 10 startups de contratos para validarem suas PoCs (Proof of Concept). Uma delas foi contratada para expandir o projeto de combate a perdas de água em Curitiba. Esse exemplo serviu de referência para o cadastro das startups relacionadas com a Sanepar na 9ª Edição do Ranking 100 Open Startups e permitiu que a Sanepar se classificasse no grupo das TOP 10 de sua categoria setorial.

O edital de 2024 selecionou projetos nas áreas de gestão de ativos, redução de perdas de água, leitura e monitoramento de consumo, relacionamento com o cliente e tratamento sustentável de esgoto. As startups recebem recursos financeiros, mentorias, apoio técnico e acesso a infraestrutura para desenvolverem seus projetos.

“Estamos na segunda edição do programa na empresa e precisamos valorizar ainda mais os esforços das pequenas empresas que estão começando e que podem dar retorno. Um exemplo efetivo disso é o trabalho da Stattus4 que já trouxe retorno, reduzindo o tempo de investigação de vazamentos que era de 180 dias para três dias em média. É esse conceito, essa ideia que estamos procurando com as nossas startups”, afirma Risden.

Leia Também:  Guará 3.0: Governo apresenta Agência de Inovação para comunidade de Guaratuba

A Sanepar deve lançar em breve uma nova fase de contratação desses parceiros. “A ideia é inverter um pouco o processo. Levantamos internamente as dificuldades que as áreas têm e são essas dificuldades que vamos colocar para definir quais empresas podem nos ajudar com soluções inovadoras”, anunciou o diretor.

Os parceiros da Sanepar no programa são o Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI-BR); a Finep – Inovação e Pesquisa, empresa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

RANKING – Em sua 9ª Edição, o 100 Open Startups atingiu a marca de mais de 7 mil corporações e 13 mil startups participantes, tornando-se o maior Ranking Corporativo da América Latina em número de participantes e o mais relevante na categoria inovação e startups. Além de reconhecer e premiar os principais praticantes de open innovation com startups, o Ranking tem como objetivo fomentar e medir a evolução dessa prática no Brasil e na América Latina.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Estados do Sul e Sudeste iniciam 11º encontro do Cosud, no Espírito Santo

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Primeira do Interior: Francisco Beltrão recebe unidade da Casa da Mulher Brasileira

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA