NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar apoia empresa argentina na instalação de estação de tratamento no Chaco

Publicado em

Representantes da Servicio de Água y Mantenimiento Empresa del Estado Provincial (Sameep), responsável pelos serviços de água e esgoto da Província Del Chaco, na Argentina, estiveram na Sanepar acompanhados de integrantes do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), agência do Banco Mundial. Sanepar e Sameep firmaram um Memorando de Entendimento com foco em pesquisa, desenvolvimento e inovação, bem como na execução de atividades para difusão de conhecimentos técnico-científicos em saneamento ambiental.

Os profissionais argentinos foram recebidos na Sanepar pelo diretor-presidente, Wilson Bley Lipski, pelo diretor de Inovação e Novos Negócios da Sanepar, Anatalicio Risden Junior, e pelo diretor de Operações da Companhia, Sergio Wippel.

Eles participaram de workshops diários apresentados por técnicos e profissionais da Sanepar e, ao longo de cinco dias, também visitaram as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) Belém, Padilha Sul, Santa Quitéria, Cachoeira e Atuba Sul e a Estação de Tratamento de Água (ETA) Iguaçu. As visitas se estenderam ainda ao Museu Planeta Água, ao Laboratório Central de Conformidades da Sanepar e ao Centro de Controle Operacional (CCO), em Curitiba.

Leia Também:  Paratletas apoiados pelo Paraná levam 4 medalhas em Paris nesta segunda-feira

O interesse da Sameep em estabelecer parceria com a Sanepar se deve ao início da operação de uma nova ETE para a Área Metropolitana de Gran Resistência, baseada em reatores do tipo UASB. Para operacionalização da nova planta, a Sameep solicitou à Sanepar colaboração de profissionais e técnicos de diversas áreas. A parceria está amparada em apoio do BIRD porque a instituição financiou o sistema de esgotamento sanitário.

“A parceria visa dotar a Sameep de conhecimentos e ferramentas que promovam melhorias operacionais contínuas e agreguem perspectivas associadas com inovação e sustentabilidade”, disse o especialista em Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Rafael Collere Possetti, que também participou do encontro. O BIRD entrou como facilitador e solicitou à Sanepar que atue nesse processo identificando pontos críticos e dando orientações estratégicas voltadas à boa operação e manutenção da nova planta de tratamento de esgoto de Resistência.

Para o diretor de Inovação e Novos Negócios, a concretização desta parceria é um importante marco para o fortalecimento institucional da Sanepar por meio da internacionalização. “O arranjo proposto pode representar, futuramente, alternativa de receita acessória para a Sanepar, por meio de uma eventual prestação de serviços internacionais de consultoria. A participação da Sanepar neste processo fortalece os laços da Companhia com o Banco Mundial, parceiro estratégico para o desenvolvimento de ações estruturantes associadas com os temas água e esgoto”, destacou.

Leia Também:  Programa Geração Olímpica e Paralímpica fará diferença aos paratletas do Paraná em Paris

COMITIVA – Representando a Sameep estiveram na Sanepar Maria Cristina Ojeda de Lludgar, Raul Nicolás Masdeu, Luis Alejandro Beltrán Rios e Adrián Rubén Soto. Em nome do BIRD, Ayelen Nadia Becker. Participaram ainda, virtualmente, Maria Catalina Ramirez, especialista sênior em Água e Esgoto do BIRD, e Guillermo Pereyra Iglesias, membro do Conselho de Administração da Sameep, e seus assessores.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Programas de modernização da rede e novas subestações beneficiaram paranaenses em 2022

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Paratletas apoiados pelo Paraná levam 4 medalhas em Paris nesta segunda-feira

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA