9 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Sanepar amplia sistemas de água e esgoto em Mariópolis

    Publicado em

    Três frentes de obras na área de saneamento básico movimentam a cidade de Mariópolis, no Sudoeste do Estado. A Sanepar está construindo uma estação de tratamento, assentando tubulações para coleta do esgoto e ampliando o sistema de produção e distribuição de água. As obras, que somam investimentos de R$ 11,5 milhões, visam à universalização do saneamento e manter o índice de 100% no atendimento com água tratada.

    Prevista para entrar em operação até o fim deste ano, a estação de tratamento de esgoto utiliza metodologia moderna e eficiente de tratamento. A unidade tem dois reatores, dois filtros, dois decantadores, elevatória de circulação de lodo, leitos de secagem, além de toda infraestrutura hidráulica e elétrica que compõem o complexo de tratamento.

    Em paralelo, são assentados mais de 6,5 mil metros de redes e 265 ligações domiciliares, que juntos com a estrutura que já foi implantada anteriormente vão elevar o índice de atendimento para 65% da população urbana.

    Mariópolis receberá novos investimentos no decorrer dos anos para que até 2033 a cidade alcance a universalização dos serviços, prevista no Marco do Saneamento.

    Leia Também:  Detentos de Foz do Iguaçu confeccionam bonecos de crochê para crianças carentes

    MAIS INFRAESTRUTURA – O aumento em 50% na capacidade de produção de água está se concretizando com a interligação de mais um poço ao sistema de abastecimento e com a troca dos conjuntos moto-bombas de dois outros poços para equipamentos de maior potência. E para transportar a água estão sendo instalados cerca de 2,8 mil metros de adutoras de água in natura e de água tratada.

    O novo poço terá também laboratório e casa de química. “Esses empreendimentos visam dar garantia à atual demanda dos mais de 2,1 mil domicílios e atender a demanda futura até 2045”, destaca a gerente-geral da Sanepar, Rita Camana.

    O escritório de atendimento ao público também passa por obras de melhorias e adequações, visando dar conforto, acessibilidade e segurança às equipes de trabalho e aos clientes da empresa que precisarem de atendimento presencial.

    A gerente lembra ainda que os esforços e a movimentação de obras também contribuem com a economia e desenvolvimento da cidade. “Esses empreendimentos possibilitam a expansão econômica e o crescimento vertical da cidade”, explica Rita.

    Leia Também:  Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS

    RETOMADA – Desde 2012, a Sanepar tem trabalhado para implantar a coleta de esgoto na cidade. Duas das licitações, feitas em 2012 e em 2018, foram interrompidas por processos administrativos-financeiros das empresas contratadas, o que impossibilitou o andamento e a conclusão das obras.

    O gerente de Obras, Áurio Manoel Bonilha Júnior, explica que por conta dessas paralisações, o dinheiro liberado na época pela Fundação Nacional da Saúde (Funasa) não atende mais a necessidade financeira da obra. “A Sanepar precisou buscar recursos em outros organismos financeiros para dar sequência nas obras de implantação das redes e da construção da estação de tratamento”, afirma.

    De 2012 até 2020, foram assentados mais de 27 quilômetros de redes coletoras, mais de 4,8 mil metros de interceptores e coletores troncos. Com isso, estão prontas e preparadas para a coleta do esgoto 1.056 ligações domiciliares.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Novos espaços: após reforma, PCPR reinaugura Delegacia de Peabiru

    Published

    on

    By

    A Polícia Civil do Paraná (PCPR) reinaugurou, nesta quarta-feira (9), a Delegacia de Peabiru, na região Central do Estado. O prédio passou por uma reforma global a fim de readaptar os espaços, incluindo aqueles que antigamente abrigaram a carceragem de presos. A unidade agora oferece maior conforto e melhor atendimento aos cidadãos que buscam os serviços de polícia judiciária.

    “Hoje inauguramos uma grande melhora não apenas em um ambiente de trabalho, mas também no acolhimento às vítimas de crimes. Estamos muito orgulhosos com o resultado”, disse o delegado-chefe da Divisão de Polícia do Interior, Lanevilton Theodoro Moreira.

    Ao todo, quatro salas da Delegacia que eram destinadas à carceragem de presos anteriormente também foram readaptadas para ganhar novos usos. Uma delas foi pensada especialmente para mulheres e crianças vítimas de violência. O local é reservado e visa possibilitar um atendimento mais privativo e acolhedor.

    Leia Também:  Boat Show de Foz do Iguaçu gera R$ 30 milhões em negócios

    Uma segunda sala foi transformada em brinquedoteca para que pais que precisem dos serviços da delegacia possam levar seus filhos e deixá-los em segurança durante o atendimento. Outras duas foram destinadas ao trabalho de investigação.

    A reforma iniciou pelos espaços ativos da Delegacia e, posteriormente, passou para aqueles que não eram utilizados. A antiga carceragem, por exemplo, esteve sem uso desde 2021, quando a PCPR deixou de fazer a custódia de presos no Paraná.

    Os pisos foram trocados e uniformizados, bem como as pinturas das paredes. Segundo o delegado-chefe da Divisão de Infraestrutura, Getúlio Vargas, a unidade também recebeu mobiliário novo.

    “Faz parte do Plano Estratégico da PCPR o atendimento às unidades policiais que necessitam de revitalização. Seguiremos trabalhando para proporcionar as melhores condições de trabalho aos nossos policiais”, destacou.

    PRESENÇAS – Estiveram presentes também o delegado-chefe da 16ª Subdivisão Policial de Campo Mourão, Nilson Rodrigues da Silva, e a delegada titular da Delegacia de Polícia Civil de Peabiru, Karoliny Neves Marques.

    Leia Também:  Grupo de comédia Tesão Piá se apresenta no Guairinha nos dias 16 e 17 de março

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA