NOVA AURORA

PARANÁ

Roupa Nova e Rick e Renner animam o público no segundo dia de shows no Verão Maior Paraná

Publicado em

Após uma sexta-feira intensa, o sábado (13) foi de mais shows no Litoral do Estado. Quem comandou a noite do Verão Maior Paraná foram a dupla sertaneja Rick e Renner, em Pontal do Paraná, e o pop do Roupa Nova em Matinhos.

Depois de levar cerca de 20 mil pessoas no show de sexta-feira em Pontal do Paraná, os veteranos do Roupa Nova atraíram mais 60 mil veranistas e moradores ao palco da Avenida Atlântica neste sábado em Matinhos, de acordo com estimativa da Polícia Militar. 

Na lista de hits dos 43 anos de carreira da banda, que conta com 35 músicas de novelas e 53 sucessos de primeiro lugar nacional, os clássicos como “Dona”, “Whisky a Go-Go”, “Sapato Velho”, “Linda Demais”, “Um Sonho a Dois” levantaram o público no palco de Matinhos. “O Paraná sempre recebe a gente muito bem, com o maior carinho do mundo. E a estrutura aqui está linda, tanto do show de Pontal, quanto em Matinhos”, elogiou o tecladista Ricardo Feghali.

Em Pontal do Paraná, a festa foi comandada pelos sertanejos Rick e Renner. O público de aproximadamente 15 mil pessoas curtiu o show ao som de “Ela é Demais”, “Nos Bares da Cidade” e tantos outros sucessos da dupla que embalaram as famílias e os casais no palco do Centro de Eventos Marisol.

A dupla elogiou a estrutura do show, que na opinião dos artistas casa com a boa receptividade que têm a cada apresentação que faz no Paraná. “A gente quer parabenizar o Governo do Paraná que fez esse evento maravilhoso. Tocar numa estrutura dessa todo artista sonha. Que o governo realize mais eventos como esse”, destacou Rick.

Leia Também:  CastraPet Paraná alcança marca de 53,6 mil animais esterilizados desde 2019

“Ficou tudo muito bem reunido nesse show: o povo do Paraná, que a gente ama, que sempre recebe a gente tão bem, e essa estrutura maravilhosa. Para o artista é super bom tocar em um palco grande como esse. Agora esperamos ser convidados mais vezes para o Verão Maior Paraná”, concluiu Renner.

SEGURANÇA E COMODIDADE – Entre o público, tanto do show em Matinhos quanto de Pontal do Paraná, a segurança e a comodidade foram os aspectos mais destacados até aqui das apresentações musicais do Verão Maior Paraná.

O leiturista Bruno de Sá Ribas, 40 anos, morador de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, afirmou que a segurança foi um dos fatores que fez com que levasse a família ao show de Rick e Renner. Fã da dupla, ele disse que já se sentiu seguro na chegada ao Centro de Eventos Marisol em Pontal.

“Tem bastante polícia, vimos a equipe da cavalaria logo na chegada e as crianças até tiraram fotos com os cavalos. Está um clima muito legal, de família mesmo”, ressaltou.

A zeladora Joyce Gonçalves, 34 anos, moradora de Pontal do Paraná, também destacou a segurança nos shows do Verão Maior Paraná. Após assistir ao Roupa Nova sexta-feira, ela voltou neste sábado para assistir ao show de Rick e Renner, uma de suas duplas sertanejas preferidas. “Para nós aqui do Litoral é nota dez ter um show desses, com uma estrutura dessas. Está perfeito. Tem muito banheiro, tem ambulância se precisar. A segurança também está muito boa”, afirmo. Ela foi aos dois shows acompanhada do marido e das duas filhas de 13 e 15 anos.

Leia Também:  Pesquisadores da Unicentro se destacam em rankings científicos internacionais

O motorista Glauco Fiedler, 61 anos, morador de Curitiba e que tem casa em Pontal do Paraná não se lembra de ter visto shows no Litoral com a estrutura atual do Verão Maior Paraná. “Realmente surpreendeu muito, tudo muito bem organizado. É um evento para a família mesmo, porque a gente prioriza a segurança, poder andar com o filho, com o neto, passear. Então está muito bom”, ressaltou.

A estrutura do show do Roupa Nova neste sábado em Matinhos surpreendeu tanto o motorista executivo Djalma de Oliveira Santos, 55 anos, que ele não quer perder nenhum dos próximos eventos do Verão Maior Paraná. “Agora pretendo vir todos os finais de semana para o Litoral. Pelo menos para ver os principais shows, só que todos são bons”, brincou.

Para a professora Sueli Moreira Rocha, 56 anos, moradora de Curitiba, nem a chuva foi empecilho para curtir os hits do Roupa Nova em Matinhos. “Estou muito encantada. Esse ano a organização impressionou demais. Tanto que a chuva nem foi problema. Agora pretendo vir no show do Luan Santana, do Zezé Di Camargo e Luciano e do meu Amado Batista”, afirmou.

Roupa Nova e Rick e Renner encantam o público no segundo dia de shows no Verão Maior Paraná

Dupla Rick e Renner atraiu milhares de pessoas em Pontal do Paraná. Foto: Ari Dias/AEN

ECONOMIA  O prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, afirmou que o município já vem sentindo impacto positivo no primeiro fim de semana dos grandes shows do Verão Maior Paraná. Ele diz que as apresentações atraíram turistas à cidade, movimentando a economia.

“Essa é a maior estrutura que já recebemos na nossa cidade, tanto na parte física quanto nas atrações. O Verão Maior Paraná, portanto, está trazendo uma grande oportunidade para a cidade, mostrando o potencial de Pontal para os turistas”, declarou.

A vinda de turistas para o show, aponta o prefeito, vem movimentado a economia local, em especial bares e restaurantes. “Os ambulantes também recebem muitos recursos com esses shows com a venda de alimentos e bebidas, sem contar o mercado imobiliário, com a locação de casas. Com os shows, estamos conseguindo ter um bom público no período entre o ano novo e o carnaval”, avaliou.

MAIS SHOWS  No próximo fim de semana, será a vez do cantor Luan Santana agitar o público no palco de Matinhos, sexta-feira (19), às 21 horas. No mesmo dia e horário, o É o Tchan quem vai garantir a festa em Pontal do Paraná. Já no sábado (20), a dupla Clayton e Romário se apresenta em Matinhos e a cantora Yasmin Santos em Pontal. A programação completa de shows pode ser conferida no site do Verão Maior Paraná.

No total, serão 27 shows gratuitos de grandes artistas nas duas arenas montadas pelo Governo do Estado, atendendo a todos os públicos. As apresentações em Matinhos e Pontal do Paraná serão aos finais de semana até o fim de fevereiro.

Os shows acontecem todas as sextas e sábados às 21 horas, com um intervalo das apresentações na semana do Carnaval. Em compensação, no dia 21 de janeiro, um domingo, a programação conta com os shows da dupla Jorge e Mateus, em Matinhos, excepcionalmente às 18h, e do cantor Bruno Rosa, em Pontal do Paraná, no mesmo horário.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  CastraPet Paraná alcança marca de 53,6 mil animais esterilizados desde 2019

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Oferta de crédito diferenciado do BRDE e Fomento Paraná acelera transição energética no Estado

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA