NOVA AURORA

PARANÁ

Rota dos Destilados do Paraná é opção turística diferenciada do Vale do Ivaí

Publicado em

A Rota dos Destilados do Paraná é uma boa opção para conhecer mais da versatilidade do Turismo Gastronômico do Estado, que envolve tanto comida, quanto bebidas. Única estruturada neste recorte no Paraná, o caminho passa por municípios da região do Vale do Ivaí, valorizando empreendimentos, hospedagens, experiências turísticas, envolvendo produtores modernos e artesanais e dando destaque às diferentes vertentes da destilaria paranaense.

Com quase 150 qilômetros de extensão, o caminho foi traçado e organizado localmente pela Associação de Municípios do Vale do Ivaí Turismo (AMUVITUR). Em seu itinerário estão a Cachaçaria Estância Moretti e a sede da Cachaça Companheira, ambas em Jandaia do Sul; a fábrica do Ivaí Gin, em São João do Ivaí; e a pousada Solar Águas do Ivaí, que conta com uma experiência náutica no município de Borrazópolis.

Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, vinculado à secretaria estadual do Turismo, ressalta que muitos empreendimentos e experiências vêm surgindo no Paraná após a política do Governo do Estado de valorizar o turismo como geração de emprego e renda.

“O turismo é uma fonte de renda que surge da valorização da produção, seja através do setor privado ou dos municípios, com total aproveitamento do que a região tem de melhor a oferecer aos turistas e visitantes. Nos orgulha essa primeira rota estruturada com foco na destilaria paranaense. A iniciativa comprova que além de sermos referência na produção da cachaça, do gin e de outras bebidas, temos também potenciais novos a serem explorados”, disse.

A rota possuí um Passaporte Turístico, que serve como guia para os viajantes que decidem explorar o trajeto. O passaporte também fornece descontos e brindes nas experiências, por meio de um sistema de carimbos, que podem ser adquiridos ao visitar os destinos do itinerário. O passaporte pode ser adquirido AQUI.

Leia Também:  Governo lança edital para anteprojeto da pavimentação da Estrada de Guaraqueçaba

VALE DO IVAÍ – Com 26 municípios, o Vale do Ivaí é uma das 18 Regiões Turísticas do Paraná. Ela se destaca pelas opções de turismo rural, religioso e gastronômico, com festas tradicionais, trilhas, cachoeiras e o próprio Rio Ivaí.

Igor Pereira é presidente da Amuvitur, que funciona como Instância de Governança Regional (IGR) e é a instituição responsável por fomentar o turismo em suas áreas de abrangência. Ele afirma que este é apenas o início de um grande projeto que reconhece a riqueza cultural, natural e sensorial da região.

“Tudo isso foi desenvolvido para conectar os atores do turismo local, como uma ponte que atravessa o passado, presente e futuro do território. É um resgate das nossas tradições, preservando o legado e a identidade cultural do Vale do Ivaí”, afirma Pereira. “Isso fortalece nossa comunidade e gera uma nova economia sustentável e colaborativa, porque o turismo é a jornada pela alma de um lugar, uma troca de histórias, saberes e afetos”, explica.

APOIO AO SEGMENTO – O Governo do Estado entende a importância da gastronomia, com recorte às bebidas, dentro do setor turístico. Prova disso é que as três destilarias do roteiro – Moretti, Companheira e Ivaí Gin – já participaram uma ou mais vezes como expositores em estandes da Secretaria do Turismo. Além da degustação, os espaços ofereceram aos produtores uma maior conexão com público de diferentes eventos, convertendo o networking em vendas, parcerias e maior visitação turística.

Confira o itinerário da Rota dos Destilados:

ESTÂNCIA MORETTI – A primeira parada é na Estância Moretti, em Jandaia do Sul, onde é possível conhecer a excelência de cachaças paranaenses premiadas. A destilaria é conhecida por blends únicos, como a Cachaça 4 Madeiras, envelhecida em carvalho francês, carvalho americano, imburana e castanheira. O local também oferece uma experiência sensorial, por meio de degustações de rótulos exclusivos.

Estância Moretti

Segunda à sábado / 09h às 17h30

Leia Também:  PCPR na Comunidade presta atendimento a mais de mil pessoas em Reserva

Estrada da Pedreira, km03, Gleba Dourados – Jandaia do Sul

(43) 99129-0161

CACHAÇA COMPANHEIRA – Na sequência, a sede da Cachaça Companheira oferece três opções de visitação, desde tours guiados até degustações exclusivas. É possível explorar o alambique, conhecer mais do processo de produção das bebidas e aproveitar um ambiente acolhedor em meio à natureza.

Cachaça Companheira

Segunda à sábado 08h às 18h

Rod. BR369, Km 04 – Jandaia do Sul

(44) 99179-0456

IVAÍ GIN – Seguindo o roteiro, é possível conhecer a Destilaria Água da Glória, onde é feito o Ivaí Gin. Ele é vencedor de alguns dos principais prêmios internacionais do ramo da destilaria, além de ser reconhecido pela revista Forbes como um dos melhores gins do mundo. A bebida é feita com ingredientes 100% paranaenses, como o pinhão, nó de pinho e água do Rio Ivaí, que estão presentes na receita. O local oferece visitas guiadas que mostram mais do processo produtivo do destilado, além de degustações e outras atividades sensoriais envolvendo a bebida.

Ivaí Gin

Segunda à sábado das 08h às 18h / Domingo das 09h ás 18h

Destilaria Água da Glória, S/N Estrada p/ Fênix Rodovia – São João do Ivaí

(43) 99854-3364

POUSADA SOLAR DAS ÁGUAS E RIVER EXPERIENCE –  Na última parada é possível realizar o Ivaí River Experience, uma atividade náutica, com três horas de degustação de drinks às margens do Rio Ivaí. O serviço é ofertado pelo Airbnb Solar Águas do Ivaí, uma boa opção para quem quiser conhecer o roteiro com calma, se hospedando na região. O local conta com chalés, raia semi-olímpica, sauna, trilhas ecológicas, lavandário e passeios de caiaque.

Pousada Solar Águas do Ivaí e River Experience

Sexta à Domingo das 09h às 14h

Estrada do Café do Norte, Borrazópolis – PR, 86925-000

(43) 99603-3966.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Governo envia à Assembleia projeto de lei que moderniza carreira dos policiais penais

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior encaminhou nesta segunda-feira (28) para a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) um projeto de lei complementar que altera o Quadro Próprio da Polícia Penal (QPPP). A medida visa modernizar a carreira dos policiais penais e estabelece a necessidade de ensino superior para ingresso de futuros servidores da instituição.

A principal mudança está na diminuição do intervalo de tempo para promoção dos policiais penais, passando de três para dois anos. Isso faz com que o trabalho dos servidores seja valorizado, reconhecendo a atuação dos servidores na manutenção da ordem e da segurança no âmbito de estabelecimentos penais e de outros setores pertinentes à execução penal.

Também promove regras mais claras para a ascensão na carreira. A promoção ocorrerá tanto por aquisição de estabilidade, após o período de estágio probatório (exclusivo para o acesso à classe XI), quanto por merecimento. Isso estimula a constante atualização, por parte do servidor, como um dos critérios para promoção na carreira, seja com cursos de atualização, qualificação e/ou aperfeiçoamento profissional, e conclusão de curso de pós-graduação lato sensu, compatíveis com o exercício do cargo.

Leia Também:  Com R$ 6,4 milhões do Estado, Campina Grande do Sul pavimenta área de 40 mil m²

Outra alteração proposta no projeto de lei complementar é a não limitação por número de vagas para a ascensão, permitindo que os policiais penais cheguem até o nível mais alto da carreira. Atualmente, as 9.750 vagas são distribuídas dentre 12 classes, sendo que cada uma delas possui um quantitativo próprio, limitando o número de promoções. Com a proposta, elas deixam de estar vinculadas a uma categoria específica.

A nova lei também altera o nível de escolaridade para ingresso, passando do ensino médio para o ensino superior completo, em qualquer área. Além disso, eles também precisarão ser aprovados em exame de aptidão física, de caráter eliminatório, para ingressarem na carreira. Para a promoção entre algumas classes, também será preciso cursos de especialização. É o caso da passagem das classes IX para VIII e V para IV.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Teixeira, lembrou que esse é mais um passo dentro da reestruturação das forças de segurança pública. “Essa reestruturação permite que todo policial penal chegue ao último nível da carreira e a necessidade, como condição de ingresso, de nível superior, assim como já existe em outras carreiras”, destacou. “Além da redução de três para dois anos das promoções do policial penal, o que vai dar um avanço imediato na carreira de diversos servidores.”

Leia Também:  Sanepar investe R$ 16 milhões e dobra disponibilidade de água tratada em Mariópolis

RECONHECIMENTO – Para a diretora-geral da Polícia Penal, Ananda Chalegre dos Santos, trata-se de uma conquista construída através do diálogo, responsabilidade e pensando no futuro da instituição. “A Polícia Penal do Paraná vive um momento histórico. O envio do projeto de lei demonstra, mais uma vez, o reconhecimento e a valorização do nosso trabalho. Essa proposta de alteração do quadro é fundamental porque moderniza a nossa estrutura de cargos, atualiza as necessidades da carreira e abre novas possibilidades de crescimento profissional para os policiais penais”, disse.

No início de abril, Ratinho Junior autorizou a promoção e progressão para 51 mil servidores estaduais, entre eles, 669 policiais penais.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA