NOVA AURORA

PARANÁ

Rota da Inovação começa nesta quarta com abertura de espaços para visitação em 22 municípios

Publicado em

Começa nesta quarta-feira (16) a Rota de Inovação, ação do Governo do Estado em conjunto com os ambientes promotores de inovação do Paraná. A iniciativa faz parte da agenda da Semana Estadual de Inovação – ao todo serão mais de 50 ações acontecendo em 22 municípios das regiões Metropolitana de Curitiba, Norte, Noroeste, Oeste, Sudeste, Centro-Sul, Campos Gerais e Sudeste.

A programação acontece entre 16 e 22 de outubro com ações realizadas diariamente em diversos horários e para todos os tipos de público. A agenda completa está disponível no site da Semana de Inovação.

A Rota da Inovação tem como objetivo engajar a comunidade local em atividades que provocam a inovação e o desenvolvimento sustentável por meio de visitas guiadas em ambientes inovadores, palestras e workshops com especialistas, além da oportunidade de networking com empreendedores.

O secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani, explica que a iniciativa denota o compromisso do Paraná com o avanço tecnológico e a educação. “É uma oportunidade não só para a população no geral conhecer esses espaços, mas também se envolver no que é realizado ali”, afirma.

Leia Também:  Censo 2022: Paraná lidera os rankings de abastecimento de água e coleta de lixo em casa

Durante toda a semana, a população terá a oportunidade de visitar e participar de ações que serão realizadas em hubs, incubadoras, universidade, laboratórios, feiras, hackathons e painéis sobre temas voltados à tecnologia, pesquisa, inteligência artificial e inovação.

Entre as atividades promovidas dentro da Rota da Inovação está o maior evento da área no Norte Pioneiro, a GeniusCon 2024, que acontece nos dias 16, 17 e 18 de outubro em Jacarezinho.

A Universidade Positivo, em Curitiba, vai promover uma visita no ecossistema de inovação da instituição, o Parque Tecnológico Ecohub. O espaço conta com laboratórios especializados, centros de simulação médica, o ateliê de Arquitetura, além do Teatro Positivo. A visita acontece na sexta-feira, dia 18, e é necessário fazer inscrição para participar.

Na segunda-feira (21), a Hotmilk, aceleradora de startups da PUCPR, também abre as portas para visitação ao espaço e ao Centro de Realidade Estendida. Durante a visita os participantes poderão conhecer projetos inovadores que são desenvolvidos no local, além da apresentação de tecnologias avançadas de realidade virtual.

Leia Também:  Uma das provas mais antigas do Brasil, Rally da Graciosa abre o Brasileiro de 2024

Também estarão abertos para visitação parques teológicos como o Cilla Tech Park, em Guarapuava; o Itaipu Parquetec, em Marechal Cândido Rondon; o Parque Tecnológico da Indústria, na Fiep, em Curitiba; o Parque Tecnológico da UTFPR, na Capital; e o Maringatech, em Maringá; entre outros.

SEMANA DE INOVAÇÃO – O Governo do Paraná promove de 16 a 22 de outubro a Semana Estadual de Inovação. A iniciativa é da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), realizada neste ano em conjunto com as secretarias de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Turismo, Cultura, Planejamento e da Educação, com o Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec), universidades, prefeituras, ambientes promotores de inovação do Estado, além do Icities, Instituto Synapse, Vellore Ventures e MWP.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Paraná lança canal de WhatsApp para emissão da Carteira da Pessoa com Autismo

Published

on

By

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), criou um número de WhatsApp para facilitar os atendimentos para a confecção da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Os interessados agora podem entrar em contato pelo número (41) 3210-2457, pelo qual também poderão solicitar informações adicionais ou tirar dúvidas. O atendimento é realizado das 9h às 16h. A emissão da carteirinha é gratuita, feita 100% online, e garante comodidade e segurança para as pessoas autistas e suas famílias.

Para a confecção da Ciptea, são necessários alguns documentos, como RG e CPF do autista e do responsável, uma fotografia recente do autista, um laudo médico digitalizado e um exame de tipo sanguíneo. Todas as orientações para a solicitação da carteirinha estão disponíveis no site www.carteiradoautista.pr.gov.br. A Ciptea é um documento que garante atendimento prioritário em espaços públicos e privados, além de oferecer uma identificação formal para as pessoas com transtorno do espectro autista.

Leia Também:  Case global: gestão da Floresta Metropolitana do Paraná é destaque no anuário da ONU

Desde a sua implementação, em 2020, o Paraná se destaca como um dos pioneiros na emissão da Ciptea, atendendo, até o momento, 36.601 pessoas. Neste ano, até o momento, 4.458 pessoas já receberam a carteirinha.

O Estado também está promovendo ações de forma regionalizada nas instâncias avançadas da Sedef para confecção do documento. Elas estão programadas para ocorrer entre 14 a 16 de abril em Paranavaí e Maringá; entre 22 a 25 de abril em Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Pitanga, Umuarama, Cianorte e Cornélio Procópio; e entre 28 e 30 de abril em Jacarezinho, Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Londrina, Apucarana e Ivaiporã. 

O trabalho ocorre nos escritórios regionais e nas instâncias de atuação da Sedef nestes municípios. A Secretaria é responsável pela elaboração de políticas públicas e pela garantia de direitos das pessoas com deficiência.

O secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, destaca a relevância da carteirinha. “Além de suas diversas funções, a Ciptea é fundamental para a coleta de dados e informações na área. Sem números precisos, a formulação de políticas públicas fica prejudicada, e é isso que buscamos: maneiras de sermos mais eficazes em nossas ações”, afirma.

Leia Também:  Desmatamento reduziu 42% no Paraná em 2022, aponta relatório do MapBiomas

A técnica da Coordenação de Política Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Carla Cristina Felicio Vieira Lourenço, explica que as instituições que atendem pessoas com deficiência no Estado, além da comunidade em geral, podem entrar em contato pelo número para pedir informações e solicitar a carteira de modo rápido e fácil.

“Após a aprovação, a carteira ficará disponível digitalmente para impressão ou para uso no celular. Este é um documento importante para identificar, priorizar o atendimento em estabelecimentos públicos e privados, e facilitar o contato com a família em eventual necessidade”, diz.

Aos 18 anos, Luan Henrique Lucca, funcionário terceirizado da Sedef que trabalha na equipe responsável pela emissão da Cipetea, comemora a existência do documento. “Gosto muito desta ideia. Ela é muito importante, pois o autismo não é visível. Então a carteira nos ajuda muito”, diz.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA