NOVA AURORA

PARANÁ

Rodovia entre Missal e São Miguel do Iguaçu recebe melhorias no pavimento

Publicado em

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está realizando melhorias no pavimento da PR-497 entre São Miguel do Iguaçu e Missal, também passando pelo território de Itaipulândia, na região Oeste. São beneficiados cerca de 50 mil habitantes dos três municípios, além do tráfego de longa distância que usa a rodovia, parte do corredor logístico entre Foz do Iguaçu e Guaíra.

Na semana passada um trecho da PR-497 recebeu os serviços de sinalização horizontal definitiva em São Miguel do Iguaçu, geralmente o último a ser realizado após as melhorias do pavimento serem concluídas, e em substituição à sinalização provisória.

Nesta semana a frente de trabalho avançou para mais um segmento, rumo a Missal, iniciando os serviços de microrrevestimento, que é a aplicação de uma camada milimétrica de material sobre a pista, ajudando a selar o pavimento contra a chuva e melhorando a aderência de pneus. Na sequência será feita a sinalização provisória, já garantindo mais segurança ao usuário enquanto é aguardada a cura do microrrevestimento.

Leia Também:  PMPR cria rede de comunicação móvel para atuar em grandes eventos no Verão Maior Paraná

O trecho também está sendo atendido com serviços de remendos superficiais, que resolvem danos na camada superior do pavimento, e remendos profundos, que solucionam danos que atingiram a base ou sub-base da pista, em todos os segmentos em que há necessidade destas intervenções.

As melhorias são realizadas por meio de contrato de conservação do pavimento de 229,97 quilômetros de rodovias estaduais administradas pela Superintendência Regional Oeste do DER/PR, neste caso contemplando principalmente a ligação viária entre Céu Azul e Palotina, passando por Toledo. O investimento somente nesta iniciativa é de R$ 25.451.225,86.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Skate: Complexo Tarumã recebe 1ª seletiva da história da Seleção Brasileira de Park

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com adesão de 370 cidades, campanha de primeiras-damas contra dengue já tem ações

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA