PARANÁ
Ritchie, despedida de Elizabeth Jobim no MON e discussões no MUPA marcam agenda cultural
Publicado em
26 de julho de 2024por
Itajuba TadeuA agenda cultural desta semana traz uma diversidade de atrações. O ícone da new wave brasileira, Ritchie, celebra os 40 anos de seu álbum “Voo de Coração”, que inclui o hit “Menina Veneno”, subindo ao palco do Guairão. Já no Guairinha, Chico Mello e Hélio Brandão, dois grandes nomes da música paranaense, reúnem-se no show “O Reencontro”, em duas sessões.
Também no Guairão, o Balé Teatro Guaíra apresenta o espetáculo “Contraponto”. A apresentação acontece antes de uma temporada na Dinamarca. O espetáculo é composto por dois trabalhos com potência estética e de reflexão: “Anima – imensidão adentro”, de Alan Keller; e “Castelo”, de Alessandro Sousa Pereira, dois talentos da dança. Resistência, força, potência, cansaço, coragem e medo são os ingredientes vitais para esta peça e para pensar a vida.
No Museu Paranaense (MUPA), a agenda do Programa Público segue a todo vapor com a videoinstalação “Nós somos pássaros que andam”, de Glicéria Tupinambá, em exibição contínua, além da mesa de conversa “Culturas corporais das masculinidades” e a discussão “Concretudes do olhar”.
O Museu Oscar Niemeyer (MON) recebe a visita da artista Elizabeth Jobim, que conduzirá uma visita mediada à sua própria exposição, “O Tempo das Pedras”, compartilhando aos visitantes uma visão pessoal sobre seu processo criativo. A agenda do Cinema na Praça, que promove sessões gratuitas e itinerantes, segue cheia, com exibições em cidades do Interior.
Confira a programação completa:
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Jornal Cândido – A 152ª edição do periódico online já está disponível, com uma reportagem especial sobre Cassandra Rios, considerada a escritora mais perseguida pela censura no Brasil, antes mesmo do período da Ditadura Militar, por suas narrativas diretas, ousadas, livres, populares e eróticas.
A publicação também traz uma pensata de Carlitos Marinho sobre a poesia de Kendrick Lamar no álbum “To Pimp a Butterfly”; uma entrevista de Juliana Sehn com Ronie Rodrigues, que “destruiu” o livro Harmada (1993), de João Gilberto Noll, para criar uma nova obra; um ensaio fotográfico de Luiz Baltar sobre território, cultura e direito à cidade; e outros conteúdos inéditos. Acesse em: bpp.pr.gov.br/Candido.
Exposição “Franz Kafka: Vida, Obra e Metamorfoses” – O ano de 2024 marca um século da morte do escritor. Na ocasião, alunos do curso de Letras da UFPR, com apoio da Embaixada da Áustria, realizam na BPP uma exposição de banners que remonta a trajetória de Kafka e seus textos, que, assim como sua obra mais famosa, sofreram uma “metamorfose” e se transformaram no último século, com adaptações em outras artes. A exposição permanece no Hall Térreo até o dia 17 de agosto e pode ser visitada das 8h30 às 20h em dias de semana e das 8h30 às 13h aos sábados.
Encontro de Eficientes – Nesta sexta-feira, dia 26, acontece mais uma roda de conversa e debate para pessoas com deficiência visual, amigos e familiares, sobre temas de interesse dos participantes. É no espaço Coworking, às 14h.
Sábado Lúdico – Encontro de RPG e jogos de tabuleiro para iniciantes de 6 a 12 anos. É neste sábado, dia 27, das 10h às 12h, na Gibiteca/Multimeios.
Lançamento do livro “Pretas com poesia” – Na terça-feira (30), às 16h30, acontece o lançamento do livro, sessão de autógrafos e bate-papo com as autoras, que fazem parte do Coletivo Pretas com Poesia. O evento faz parte da programação do Julho das Pretas, organizado pela Rede de Mulheres Negras do Paraná.
Lançamento do livro “Um oceano entre minha mãe e eu” – Na quinta-feira, 1.º de agosto, às 17h, acontece o lançamento do livro, sessão de autógrafos e bate-papo com a autora Izabel da Rosa. Baseado em uma história real, a obra conta a história de uma pessoa que procura sua família após ter sido levada ilegalmente para o exterior quando bebê.
Seção Infantil
Oficina de Origami – Evento para crianças com Denise Krukoski, neste sábado, dia 27, às 11h.
Hora do Conto – Contação de histórias para crianças, realizada pela Seção Infantil, de segunda a sexta-feira, em duas sessões, às 11h e às 15h. A partir de segunda-feira, dia 29, o conto da semana é “A Promessa do Girino”, de Jeanne Willis.
Cine Pipoca – Evento promovido uma vez por mês pela Seção Infantil da Biblioteca. O filme selecionado para julho é “A Invenção de Hugo Cabret” (2011), dirigido por Martin Scorsese, que será exibido nesta sexta-feira (26). O evento é aberto ao público e acontece das 14h30 às 16h30, no Auditório da BPP.
Seção Braille
Projeto Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual e auditiva.
“Chá Verde e Arroz” – Classificação: livre – Curta-metragem
“Nós somos um poema” – Classificação: livre – Curta-metragem
“Os olhos não têm cerca” – Classificação: livre – Curta-metragem
O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone (41) 3221-4985.
Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP)
Último dia – Encerra nesta sexta-feira (26) o período de inscrições para as oficinas gratuitas do Centro Juvenil de Artes Plásticas, voltadas para crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, nos turnos da manhã e tarde. Entre as opções estão os cursos de Arte Urbana, Teatro, Fotografia, Criações em Dança e Desenho e Experimentações. Das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na Rua Mateus Leme, 56, Centro – Curitiba. Interessados podem conferir a ementa, a grade de oficinas e também como efetuar a matrícula AQUI.
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Quarta musical – Nesta quarta-feira (31), às 18h, o museu apresenta uma sessão de Música de Câmara, de repertório variado. A apresentação faz parte do projeto Tons Vizinhos – Quartas Musicais, parceria do MIS-PR com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que acontece toda quarta-feira.
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Últimos dias – Termina na quarta-feira (31) a exibição de “Minha Natureza – A chuva é a mesma, mas cada um sente de um jeito”, fruto da residência artística do artista visual e arte-educador Nilson Sampaio, especialista em inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Com o objetivo principal de revelar as distintas percepções e sensibilidades próprias que cada indivíduo neurodivergente tem em relação ao mundo, Sampaio propôs aos artistas assumirem a pintura de uma tela, observando uma simples árvore. Cada obra revela que, mesmo diante de um tema comum, a interpretação é pessoal e singular.
Videoinstalação de Glicéria Tupinambá – Já está em cartaz a videoinstalação “Nós somos pássaros que andam”, da artista e ativista indígena Glicéria Tupinambá. A exibição ocorre continuamente durante o horário de funcionamento do museu, de terça a domingo, das 10h às 17h30. A obra fica em cartaz até o dia 5 de agosto, na sala de vídeo do II Programa Público do MUPA, e a entrada é gratuita.
Corpo e masculinidades – No sábado (27) acontece outra ação do Programa Público. Às 16h, a mesa de conversas “Culturas corporais das masculinidades” reunirá os antropólogos Osmundo Pinho e Waldemir Rosa, o historiador Fernando Botton e o dançarino, professor e coreógrafo Khalifa Idd. O evento é gratuito e aberto para todos os públicos. O encontro abordará algumas dessas características, seja em termos históricos, como a construção da subjetividade masculina na história nacional, seja em termos de sociabilidade e culturalmente localizados. Logo em seguida, Khalifa Idd apresenta “Passinho CRIAção”, uma demonstração breve de dança, que combina estilos do passinho, trazendo referências ancestrais como capoeira e pagode, e mostrando como elas se conectam com o tempo presente.
Concretudes do olhar – Na quarta-feira (31), às 19h, o MUPA apresenta mais uma discussão que aprofunda as temáticas do corpo e suas múltiplas linguagens, dentro do II Programa Público “Corpos, Indícios – Matrizes, Espécies”. Gustavo Piqueira e Marcos Beccari participam da mesa de conversa “Concretudes do olhar: devolvendo corpo e sentido às imagens”. Tendo como ponto de partida as artes gráficas e a pintura, eles discutirão de que maneiras corpo, linguagem, materialidade e construção de sentido se conectam, nas diferentes perspectivas e áreas de atuação dos convidados. O evento é gratuito, com distribuição de ingressos por ordem de chegada.

Últimos dias – O público tem até 4 de agosto para visitar a exposição “Elizabeth Jobim – O Tempo das Pedras”, que reúne o trabalho artístico de várias décadas de Elizabeth Jobim, uma das mais importantes artistas visuais contemporâneas. A coletânea apresenta mais de cem obras com diversas técnicas, como nanquim, grafite ou acrílica sobre papel, óleo sobre tela, tecido e óleo sobre linho costurado, carvão sobre papel e concreto pigmentado, madeira e granito.
Visita mediada – Na terça-feira (30), às 16h30, o museu promove uma visita mediada gratuita pela exposição “Elizabeth Jobim – O Tempo das Pedras”. A ação será conduzida pela própria artista, uma das mais importantes das artes visuais contemporâneas. O encontro representará uma oportunidade de ampliar percepções sobre o processo criativo de suas obras. Ponto de encontro: Sala 3 do MON.
Guairão
Ritchie – Um dos principais nomes da new wave brasileira que invadiu as estações de rádio nos anos 1980, o cantor Ritchie está celebrando os 40 anos de lançamento de seu primeiro álbum solo – “Voo de Coração”, que apresentava a canção “Menina Veneno”. A apresentação acontece sábado (27), às 21h15. Ingressos disponíveis em Disk Ingressos.
Balé Teatro Guaíra – “Contraponto” – O universo interior é o elo entre as duas coreografias de “Contraponto”: “Castelo” e “Anima – imensidão adentro”. Os trabalhos coreográficos são assinados por nomes de destaque da dança: Alessandro Sousa Pereira (Castelo) e Alan Keller (Anima). O espetáculo do Balé Teatro Guaíra estreou em 2023 e foi sucesso de público. A apresentação acontece nos dias 01, 02 e 03 (quinta, sexta e sábado), às 20h30. Os ingressos a R$10 e R$20 estão disponíveis na bilheteria do teatro e na plataforma DeuBalada.com.
Guairinha
“Chico Mello e Hélio Brandão: O Reencontro” – O evento reúne dois grandes nomes da música paranaense. O projeto “Chico Mello e Hélio Brandão – O Reencontro” acontece em duas apresentações (27 e 28), às 20h, e promete reviver a colaboração que marcou a carreira dos músicos a partir da década de 80 e que continua a influenciar a música local e internacional. Ingressos pelo DeuBalada.
Teatro José Maria Santos
“Bom dia, grupo!” – Grupo de teatro Antropofocus, que há 23 anos explora variadas vertentes do humor, estreia seu novo espetáculo “Bom dia, grupo!”. A sátira aborda a maneira como utilizamos a tecnologia dos celulares em nosso dia a dia, destacando temas como o excesso de tempo olhando para a tela, a falta de comunicação interpessoal, os cancelamentos virtuais e os golpes digitais. As apresentações acontecem nos dias 1 a 4 e de 8 a 11 de agosto de 2024 Quintas a sábados, às 20h; no sábado (10): sessão extra às 18h , Domingos, às 19h. Disk Ingressos.
Cinema na Praça
Com exibições ao ar livre, o projeto Cinema na Praça leva o entretenimento e a experiência do cinema para espectadores de municípios do interior do Paraná que não possuem salas de exibição.
Os municípios abaixo exibirão os filmes “Brichos 2″ na primeira sessão, e “Minha mãe é uma peça 3″ na sessão das 20h. Os horários de exibição estão detalhados no site da Cultura.
Iguatu – Sexta (26). Local: Centro de Eventos
Braganey – Sábado (27). Local: Em frente à Praça Padre Paulo
Altamira do Paraná – Domingo (28). Local: Praça Central.
Os municípios abaixo exibem “As Aventuras do Avião Vermelho”, às 19h, e “O Palhaço”, às 20h30. A exceção é Tamboara, com exibições às 18h e 19h30.
Nova Aliança do Ivaí – Sexta (26). Local: Praça da Matriz
Tamboara – Sábado (27). Local: Praça Isabel Marcos Beltrame
Endereços:
Museu do Expedicionário
R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3350-4468 / 3350-4448
Museu Paranaense (MUPA)
Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba
(41) 3304-3300
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba
(41) 3232-9113
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba
(41) 3221-4951
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba
(41) 3222-8262
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)
Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3323-5328 / 3222-5172
Sala Adalice Araújo
Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba
Canal da Música – Grande Auditório
Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba
(41) 3331-7579
Casa Gomm
Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel
Centro Cultural Teatro Guaíra
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba
Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba
Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba
Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro
Published
4 horas agoon
16 de abril de 2025By

A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.
Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.
Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.
“O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.
SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.
O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.
“Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.
A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.
As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.
Fonte: Governo PR

Palmeiras vence o Internacional fora de casa no Brasileirão

Corinthians aprofunda crise com derrota em casa para o Fluminense pelo Brasileirão

Mirassol surpreende e humilha o Grêmio, aumentando a crise no tricolor gaúcho

Botafogo e São Paulo empatam em jogo movimentado no Brasileirão

Mariano posta novos cliques de casamento com ex-mis Brasil: ‘Somo Eu, você e Deus’
PARANÁ


Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro
A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins...


Sanepar faz visitas de orientação técnica a mais de 3,5 mil imóveis em Capitão Leônidas Marques
As obras de implantação do sistema de esgoto sanitário em Capitão Leônidas Marques, no Oeste do Estado, foram concluídas. Agora,...


Cooperativa recebe do Estado veículos para fortalecer entrega de alimentos escolares
O Governo do Estado, por meio do Coopera Paraná, programa da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab),...
POLÍCIA


Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê
Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier,...


Comandante-Geral da PMPR recebe Medalha do Exército em solenidade
Na manhã desta quarta-feira (16), durante a solenidade comemorativa ao Dia do Exército Brasileiro, realizada no quartel do Comando da...


Suspeito é preso com drogas durante operação de trânsito do BPTran no bairro Bom Retiro
Durante uma operação de bloqueio realizada pela Companhia Tático Móvel de Trânsito (COTAMOTRAN), pertencente ao Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Mariano posta novos cliques de casamento com ex-mis Brasil: ‘Somo Eu, você e Deus’
O cantor Mariano, de 38 anos, abriu um novo álbum defotos de seu casamento com a ex-Miss Brasil Jakelyne Oliveira,...


Sabrina Sato, Zoe e Nicolas Prattes se divertem na Disney: ‘Família toda’
A apresentadora Sabrina Sato, de 44 anos, e o ator Nicolas Prattes, de 27, curtiram o parque Magic Kingdom, da Disney,...


Ana Paula Araújo celebra aniversário ao lado de amigos e familiares: ‘Meu dia’
Ana Paula Araujo reuniu familiares e amigos para celebrar seus 53 anos. A apresentadora do Bom Dia Brasil, atração jornalística da Globo,...
ESPORTES


Palmeiras vence o Internacional fora de casa no Brasileirão
Em um confronto disputado no Estádio Beira-Rio, o Palmeiras derrotou o Internacional por 1 a 0, nesta quarta-feira, em partida...


Corinthians aprofunda crise com derrota em casa para o Fluminense pelo Brasileirão
O Corinthians sofreu sua segunda derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro ao ser derrotado pelo Fluminense por 2 a 0, na...


Mirassol surpreende e humilha o Grêmio, aumentando a crise no tricolor gaúcho
Em uma noite histórica para o clube, o Mirassol atropelou o Grêmio por 4 a 1 no Estádio Municipal José...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Agenda Legislativa discute doenças raras, classificação do tabaco e controle de contas municipais
-
PARANÁ6 dias ago
Rede da Copel para proteger subestações de ataques cibernéticos é premiada
-
POLÍTICA PR6 dias ago
Lideranças do agronegócio de Londrina são homenageadas na Assembleia Itinerante
-
ENTRETENIMENTO6 dias ago
Virginia presenteia amiga com bolsa e óculos de luxo: ‘Quase R$ 15 mil’