NOVA AURORA

PARANÁ

Região de Angra Doce receberá as próximas provas dos Jogos de Aventura e Natureza 2023

Publicado em

Os Jogos de Aventura e Natureza (JANs) vão agitar a região de Angra Doce, no Norte Pioneiro, a partir de sexta-feira (20). Até o dia 29 de outubro, 29 ações vão acontecer nos municípios de Carlópolis, Jacarezinho, Ribeirão Claro, Siqueira Campos, Tibagi e Tomazina, que ficam próximos à divisa com o Estado de São Paulo. A etapa Angra Doce fecha o calendário de eventos dos JANs 2023.

Os Jogos de Aventura e Natureza são um projeto inovador que une a prática esportiva, turismo e a natureza em um evento itinerante que prioriza as mais belas paisagens do Paraná. A competição, criada pelo Governo do Estado e realizada pela Secretaria do Esporte (SEES), tem como objetivo movimentar a economia regional e proporcionar lazer à população. Eles ocorrem o apoio da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial e da Secretaria de Cultura, além das prefeituras das federações esportivas de cada modalidade.

Leia Também:  Estado define empresa que reformará sete pontes em Guarapuava e região

Nesta última fase, a programação conta com oficinas, apresentações e competições nas modalidades de beach tennis, bmx freestyle, corrida de aventura, cross games, corrida de rua, wheeling, jeep raid, basquete 3×3, flag football, futevôlei, handebol de areia, beach soccer, águas abertas, canoagem slalom, caiaque cross, caiaque polo, voo livre, vôlei de praia.

Também acontece nesta etapa o Festival da Família, evento que leva integração entre pessoas de todas as idades com atividades esportivas e culturais. O festival acontece sábado e domingo (21 e 22), no Centro de Eventos Prefeito Antônio de Oliveira, em Jacarezinho.

2023 – Na edição deste ano, os jogos de Aventura e Natureza começaram pela Região Norte do Paraná, foram em seguida para o Litoral do Estado, durante o Festival de Inverno, e depois passaram pelos Corredores das Águas, abrangendo as praias de água doce do Noroeste do Paraná. 

No último final de semana, o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom, levou os melhores atletas desta modalidade a Tibagi, nos Campos Gerais. “Foi o start da modalidade para os Jogos de Aventura e Natureza. Os JANs reunirão muitas atrações para toda a população”, afirma diretor de Inovação e Desenvolvimento do Esporte da Sees, Tiago Campos.

Leia Também:  Ambulatório, UBS e novas obras: região de Cianorte recebe mais de R$ 25 milhões para saúde

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

PlanificaSUS: novo encontro fortalece integração dos profissionais de saúde pública

Published

on

By

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) iniciou nesta terça-feira (8) o 16º Encontro de Formação dos Tutores Regionais do PlanificaSUS Paraná – Saúde Mental na APS. A capacitação segue até quinta-feira (10) e reúne tutores da Atenção Primária à Saúde (APS), da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e representantes da Vigilância em Saúde das 22 Regionais de Saúde.

Com participação estimada de 150 profissionais, o evento tem como objetivo fortalecer a integração entre os diferentes níveis de atenção e qualificando os processos de trabalho nos serviços da APS, CAPS e ambulatorial com ênfase na saúde mental e nas ações de vigilância e atenção nos territórios. Esta edição mobiliza equipes técnicas das áreas de Atenção, Promoção e Vigilância em Saúde da Sesa.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, destacou a importância da iniciativa como parte da política de educação permanente da Sesa.

“Seguimos discutindo a integração entre Atenção e Vigilância em Saúde e o fortalecimento da nossa rede de atenção. A presença conjunta de equipes da atenção e da vigilância reforça nosso compromisso com o avanço do SUS no Paraná. O PlanificaSUS é a metodologia escolhida pelo Governo do Estado para conduzir o processo de educação permanente das nossas equipes em todo o território paranaense”, afirmou.

Leia Também:  Após desligamentos, Copel dá dicas para evitar acidentes com drones na rede elétrica

A formação dos tutores regionais é um dos pilares da implementação do PlanificaSUS Paraná, metodologia que promove a melhoria contínua da organização dos serviços de saúde por meio da adoção e do fortalecimento de processos e ferramentas de gestão e cuidado. No Paraná, essa formação será replicada nas 22 Regionais por meio de workshops e oficinas, envolvendo profissionais de 1.009 Unidades de Saúde, 34 ambulatórios e 38 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), pactuado a adesão de no mínimo 400 novas UBS neste semestre.

Durante o encontro, estão sendo debatidos temas como segurança do paciente na APS e na AAE, ampliação da cobertura vacinal, integração entre equipes de Atenção e Vigilância em Saúde, combate às arboviroses, saúde do trabalhador, emergências em saúde pública e saúde mental.

PLANIFICASUS – O Paraná é o primeiro estado a expandir a metodologia do PlanificaSUS para 100% do território estadual. As ações são conduzidas pelo Grupo Condutor Estadual, que reúne representantes das diretorias da Sesa, do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/PR), da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar) e do Conselho Estadual de Saúde (CES/PR).

Leia Também:  Estado define empresa que reformará sete pontes em Guarapuava e região

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA