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R$ 1,5 bilhão em 1,6 mil km: pavimentação transforma áreas rurais do Paraná

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Distritos, cidades e regiões que antes só eram acessíveis por estradas de terra estão se transformando, com mais de 1,6 mil quilômetros de obras de pavimentação em rodovias ou vias rurais distribuídas por todo o Paraná. Desde 2019, foi mais de R$ 1,5 bilhão investidos nestas estradas, capilarizando o desenvolvimento econômico e melhorando a mobilidade de centenas de milhares de paranaenses.

As obras contemplam desde estradas vicinais, que garantem o escoamento da produção agrícola de comunidades rurais, até rodovias estaduais, que aguardaram décadas para receber pavimentação e conectar cidades por novas vias de asfalto.

As pavimentações também facilitam o acesso a serviços públicos, tornando mais ágil o trânsito de ambulâncias e viaturas policiais, e até impactando na frequência escolar de crianças e adolescentes, que não perdem mais aulas em dias de chuva por não conseguirem transporte escolar.

“A pavimentação de estradas vai além da trafegabilidade. Estradas bem estruturadas ajudam a preservar recursos naturais, como o solo e a água, fator que afeta diretamente a agricultura da região. Elas também melhoram o acesso entre regiões rurais e urbanas, facilitando o turismo e impulsionando o desenvolvimento econômico das comunidades rurais”, afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Márcio Nunes.

O programa Estradas Rurais Integradas aos Princípios e Sistemas Conservacionistas, conhecido popularmente como Estradas da Integração, é responsável pela maior parte destes avanços. Por meio dele, 1.350 quilômetros já foram pavimentados em convênios com centenas de prefeituras. Ao todo o investimento realizado por meio do programa foi de R$ 521 milhões, que impactaram 100 mil famílias de distritos rurais paranaenses.

IMPACTO – As obras dão dignidade às comunidades beneficiadas, reduzindo a poeira, controlando a erosão das vias e melhorando a trafegabilidade nas estradas, que são pavimentadas com pedras irregulares, blocos sextavados ou asfalto, dependendo da necessidade local.

Além dos benefícios sociais, com famílias rurais mais integradas aos municípios, as pavimentações também têm um impacto direto na economia das pequenas cidades do Estado.

É o caso da estrada que liga a área urbana de Pinhalão, no Norte Pioneiro, ao distrito da Lavrinha, onde ficam concentradas várias propriedades rurais com lavouras de café. Com investimento de R$ 775 mil, estão sendo pavimentados 2,2 quilômetros de via com pedras irregulares, divididos em três trechos.

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Uma parte da obra já foi entregue, ajudando no transporte da produção agrícola de mais de 100 famílias. “Eu passo por este trajeto umas quatro ou cinco vezes por dia. Com a estrada pavimentada, tem menos barro e menos poeira. Além disso, consigo fazer o transporte da produção de maneira mais ágil e sem desgastar tanto o carro”, afirmou o produtor Diogo Cunha Oliveira.

A melhoria na estrutura, inclusive, tem ajudado a atrair novas empresas para a cidade. Leandro Benetti trabalha em uma empresa mineira que comercializa produtos agrícolas que instalou recentemente uma filial no distrito da Lavrinha. “Com uma estrada melhor, o produto daqui da região fica mais em conta. Já é um café de qualidade, que agora tem mais competitividade”, afirmou.

Outro exemplo é a Estrada Rural Água das Abóboras, em Ibiporã, na região Norte do Estado. São 4,2 quilômetros de pavimentação, com um investimento de R$ 3,1 milhões. Além de beneficiar cerca de 110 famílias, a estrada também atende uma unidade da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, com um acesso mais ágil entre os produtores da região e a instalação para recebimentos de grãos.

“A gente tem que trabalhar todos os dias e uma estrada com pavimentação é operacional o ano inteiro, faça chuva ou faça sol. Uma obra destas tem um impacto incalculável para as nossas vidas”, disse o produtor rural Benedito Santos.

EXPANSÃO – O total de estradas vicinais pavimentadas será praticamente dobrado ao longo dos próximos meses, com o planejamento de mais 1 mil quilômetros em vias. O investimento será de cerca de R$ 2 bilhões, fazendo do Estradas da Integração a maior iniciativa de pavimentação de estradas vicinais da história do Estado.

Para esta nova fase do programa, o objetivo será beneficiar principalmente regiões com alto volume de produção de leite, suínos e frangos, aprimorando a logística entre as propriedades rurais que trabalhar com proteína animal às grandes indústrias, queijarias e frigoríficos.

ESTRADAS RURAIS

A ideia é baratear os custos da cadeia de produção de carnes, ovos e leites, o que impacta em uma maior geração de empregos e renda e distribui o desenvolvimento econômico e social pelas diferentes regiões do Estado.

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RODOVIAS – Além das estradas rurais, o Estado também tem asfaltado rodovias através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Nos últimos seis anos, oito estradas estaduais que eram de terra ganharam pavimentação asfáltica. Ao todo, foram 192 quilômetros.

“São obras aguardadas por décadas pelos moradores destas cidades. Estes investimentos tiram regiões do isolamento, as integram às cadeias produtivas e se tornam indutoras do desenvolvimento, com mais estrutura, agilidade e segurança”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Entre as rodovias mais importantes que receberam pavimentação está a Estrada Boiadeira, que conecta os municípios de Icaraíma e Umuarama, na região Noroeste. Esta via é essencial para o escoamento da produção agropecuária local.

A PR-239, entre Pitanga e Mato Rico, na região Central do estado, é outra obra estratégica. Com a pavimentação, comunidades historicamente isoladas ganharam nova conexão com polos regionais. Na região dos Campos Gerais, a pavimentação da PR-364 ligou São Mateus do Sul a Irati. Esta rodovia fortalece o corredor logístico que serve indústrias e produtores rurais.

Além das obras já concluídas, ainda existem 50 quilômetros de pavimentação em andamento. Entre as obras em execução está a pavimentação da PR-990, no município de Rebouças. Esta via facilitará o acesso de agricultores familiares ao mercado consumidor.

Em Doutor Ulysses, no Vale do Ribeira, uma obra histórica começou neste ano. A cidade era uma das únicas do Estado a não ter nenhuma ligação asfáltica com outros municípios. Com o investimento, o município ganha uma nova perspectiva de desenvolvimento e mobilidade. O investimento do Estado na obra é de R$ 56,9 milhões para pavimentar um trecho de cerca de 12 quilômetros, atendendo mais de 5 mil pessoas que moram no município.

O DER-PR ainda tem duas licitações em andamento para pavimentação de rodovias estaduais, com investimentos previstos de mais de R$ 226 milhões. São 21 quilômetros de asfaltamento da PR-574 e PR575 entre Cafelândia, Nova Aurora e Tupãssi e 19 quilômetros da PR-239 entre Mato Rico e Roncador.

Fonte: Governo PR

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Estados do Sul fecham planejamento estratégico e parceria para eventos climáticos

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O vice-governador Darci Piana participou nesta quarta-feira (23), em Brasília, da reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), que reúne Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Durante o encontro os governadores apresentaram o Planejamento Estratégico “Visão Regional 2040”, que traça diretrizes de desenvolvimento para a região no longo prazo.

Os estados também avançaram em um acordo conjunto para o enfrentamento de emergências climáticas, com a assinatura de um memorando de entendimento com o Banco Mundial para a criação de um sistema integrado de monitoramento climático e gestão de riscos.

“Somos estados com muitas similaridades, com potencialidades e desafios muito parecidos. Por isso é muito importante definir planos de ação conjuntos que possam nos ajudar a encontrar soluções integradas cada vez mais eficazes”, afirmou Darci Piana.

Também participaram do encontro os governadores Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul; Jorginho Melo, de Santa Catarina; e Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul, além de secretários estaduais e demais autoridades.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – A Comissão de Planejamento e Gestão do Codesul apresentou o Planejamento Estratégico “Visão Regional 2040”, que tem como objetivo promover o desenvolvimento integrado dos quatro estados pelas próximas décadas.

O plano orienta, por exemplo, que os estados atuem de forma coordenada em áreas prioritárias, como meio ambiente, educação, logística e segurança pública. O documento foi construído pelas secretarias estaduais de Planejamento e contou com apoio técnico da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

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“O Paraná tem muitos programas de sucesso para compartilhar com os demais estados da região, que podem ajudar no desenvolvimento regional. A ideia deste plano é justamente replicar as melhores práticas de maneira integrada nas mais diversas áreas”, afirmou o secretário estadual de Planejamento do Paraná, Ulisses Maia.

O plano trabalha com cinco diretrizes diferentes de longo prazo que foram consideradas como fundamentais para o futuro dos estados: estrutura produtiva e ganhos de produtividade; resiliência e adaptação às mudanças climáticas e preservação da biodiversidade; inclusão e bem-estar; atividades portadoras de futuro; e governança e inovação no setor público.

A partir disso, o planejamento se desdobra em nove eixos estratégicos, divididos em diferentes áreas prioritárias de atuação. Entre elas estão o fomento à inovação, modernização das cadeias produtivas, promoção de energias renováveis e promoção da educação para o futuro, por exemplo.

EMERGÊNCIAS CLIMÁTICAS – Além da apresentação do planejamento estratégico para os próximos anos, os governadores do Codesul também avançaram nas discussões para integrar as coordenadorias estaduais de Defesa Civil. A ideia é de que os órgãos atuem com protocolos parecidos, facilitando ao trabalho em conjunto.

Para isso, os governadores assinaram um memorando de entendimento com o Banco Mundial para que seja criado um sistema integrado de monitoramento climático e gestão de riscos. O projeto prevê um sistema unificado de dados hidrometeorológicos e protocolos interestaduais de atuação, com assessoria e financiamento do banco.

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Os governadores ainda discutiram ações de policiamento integrado nas fronteiras, os impactos da nova regra de distribuição dos royalties do petróleo e projetos de infraestrutura que estão em execução na região.

“Iniciativas como esta mostram a importância do trabalho integrado, que fortalecem as ações de cada um dos estados. Com isso, já notamos avanços nas nossas ações policiais e nas medidas de adaptação às mudanças climáticas, por exemplo”, afirmou o secretário do Codesul pelo Paraná, Orlando Pessuti.

CODESUL – Atualmente, os quatro estados integrantes do Codesul reúnem 34 milhões de pessoas, o que representa 16% de toda a população do Brasil. Em termos econômicos, a participação de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul é ainda mais significativa, com uma fatia de 18,3% do PIB nacional e 19,9% das exportações da balança comercial brasileira.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes na reunião o secretário de Segurança Pública, coronel Hudson Teixeira; secretário da Saúde, Beto Preto; o coordenador executivo da Defesa Civil do Paraná, tenente-coronel Ivan Ricardo Fernandes; o diretor administrativo do BRDE, Heraldo Alves das Neves; o coordenador da bancada federal do Paraná, o deputado federal Toninho Wandscheer, e demais autoridades dos estados integrantes do Codesul.

Fonte: Governo PR

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