NOVA AURORA

PARANÁ

Quitandinha adere a projeto que leva para alunos ações de valorização de atrativos locais

Publicado em

O município de Quitandinha, na Região Metropolitana de Curitiba, formalizou nesta sexta-feira (3) a adesão ao projeto Turismo na Escola, do Governo do Estado. Desenvolvido pela Secretaria do Turismo do Paraná (Setu), em parceria com municípios e as Instâncias de Governança Regionais (IGRs), a iniciativa capacita professores para trabalhar com os alunos do ensino fundamental, com foco no turismo local.

A próxima etapa será a definição das escolas municipais que adotarão o projeto. Pertencente à Região Turística Rotas do Pinhão, Quitandinha é a segunda cidade a aderir ao Turismo na Escola neste ano. O primeiro foi Rio Negro, na região Sul, que também pertence à região Rotas do Pinhão e onde 13 escolas municipais participam da iniciativa.

“O Turismo na Escola é uma maneira de despertarmos na comunidade local a capacidade de identificar o potencial deste atividade na sua região”, disse a diretora-geral da Setu, Camila Aragão. “Dessa forma, estudantes e professores aprendem sobre a importância do setor para a economia da cidade e também há aquele despertar sobre o cuidado que precisam ter com atrativos, especialmente os de natureza”, afirmou.

Leia Também:  Paraná envia policiais civis e militares para auxiliar o Rio de Janeiro por 30 dias

No ano passado, 1.370 alunos de oito escolas municipais da Região Turística Vales do Iguaçu (no Sudoeste do Estado) foram impactados com o desenvolvimento de 30 projetos dentro dessa temática. Os temas trabalhados em sala de aula estão ligados ao ecoturismo, turismo cultural, turismo religioso, turismo náutico, turismo de aventura, turismo rural, turismo de negócios e eventos, turismo de esportes, pertencimento, gastronomia, e patrimônio histórico e cultural.

CADASTUR – A assinatura do acordo entre a Setu e Quitandinha ocorreu durante o 1º Workshop de Turismo da cidade. O evento tem como objetivo sensibilizar profissionais do setor, empreendedores locais e gestores municipais sobre a importância de ter as atividades ligadas ao turismo cadastradas no Cadastur.

Trata-se de um sistema criado pelo Ministério do Turismo com o objetivo de formalizar, ordenar e promover a qualidade dos serviços turísticos, fomentar o desenvolvimento do setor e facilitar o acesso ao crédito a empresas e profissionais credenciados.

Até o final do mês de abril, mais de 10,5 mil empreendimentos e profissionais do Paraná já constavam no sistema. O Cadastur é obrigatório para as empresas que atuam diretamente com a atividade turística em diversas modalidades, como acampamentos, agências, guias, meios de hospedagem, organizadores de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas.

Leia Também:  Pato Branco recebe nesta quinta-feira 2 mil atletas dos Jogos Abertos do Paraná

Mesmo para atividades em que o cadastro não é obrigatório, como bares e restaurantes e locadoras de veículos, é importante que ele seja feito. Entre as vantagens de estar registrado no Cadastur figura, além do acesso a financiamento, também oportunidades de qualificação exclusivas, apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo e do Governo do Paraná, além de visibilidade nos sites do governo federal e do próprio Cadastur.

ROTAS DO PINHÃO – A Região Turística Rotas do Pinhão que compreende Curitiba e grande parte da RMC, tem forte influência da imigração europeia, principalmente polonesa, ucraniana, italiana e alemã. Traços distintivos das culturas mineira, paulista e do tropeirismo também ajudam a formar um caleidoscópio de sotaques, sabores e tradições.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Governador defende resolução imediata para pôr fim à invasão de terras na região Oeste

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  MON promove imersão coletiva no acervo que resultará em exposição inédita

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA