NOVA AURORA

PARANÁ

Quarto ciclo do Castrapet vai beneficiar 151 municípios do Paraná em 2024

Publicado em

O Instituto Água e Terra (IAT) finalizou nesta terça-feira (17) a programação para o quarto ciclo do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos, mais conhecido como CastraPet. A próxima etapa, prevista para começar no primeiro semestre de 2024, vai beneficiar 151 municípios de todas as regiões do Paraná. O programa é executado com recursos de emendas parlamentares e do Tesouro do Estado, além do suporte logístico dos municípios. O investimento nesta fase será de R$ 7.940.000,00.

Com o status de ferramenta de saúde única, o Castrapet busca conter o aumento do número de animais abandonados, evitar doenças contagiosas e transmitir conhecimento sobre cuidados e boa convivência entre famílias e pets.

“É um novo ciclo de um programa que já se tornou referência em bem-estar animal, uma ferramenta fundamental para evitar o crescimento descontrolado da população de cães e gatos, contribuindo para o equilíbrio ambiental”, destaca a coordenadora técnica e fiscal do Castrapet, a médica veterinária Girlene Jacob. “O Castrapet é o fortalecimento da saúde pública por meio do controle de zoonoses”, acrescenta.

Leia Também:  Representantes do Estado recebem homenagem por atuação no fomento científico

A ação é destinada para população de baixa renda, organizações da sociedade civil e protetores independentes. Em suas três primeiras fases, o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos levou atendimento veterinário a quase 70% dos municípios do Estado. Desde a implantação do projeto, em 2020, 75 mil animais de 275 cidades paranaenses foram castrados.

“O grande objetivo é atender as famílias de baixa renda do Paraná. Ao alcançá-las, prevenimos problemas de saúde dos animais e das pessoas que convivem com eles”, afirma o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Além da promoção da saúde pública, um esforço contínuo é direcionado à educação sobre a tutela responsável de cães e gatos. Com isso, a iniciativa assumiu um papel crucial na conscientização ambiental, especialmente entre crianças e adolescentes. Para isso, o Governo do Estado monitora de perto as atividades de educação ambiental organizadas pelas cidades parceiras, uma das condições para que os municípios sejam integrados ao Castrapet.

Leia Também:  Última parcela do IPVA 2024 começa a vencer nesta sexta-feira

Além disso, o governo oferece palestras sobre zoonoses, assim como orientações sobre a vacinação e desvermifugação de animais. A colaboração se estende a uma rede que une diversas ONGs e milhares de protetores independentes, todos compartilhando o objetivo comum de elevar a conscientização da sociedade em relação aos animais. “O foco está sempre em melhorar a conscientização da sociedade para com os animais”, destaca Girlene.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Nova edição do jornal Cândido celebra a Série Vaga-Lume, lançada em 1973

Published

on

By

Neste mês chega a edição nº 160 do Jornal Cândido, com a Série Vaga-Lume, coleção de livros infantojuvenis lançada pela Editora Ática em 1973, como tema da reportagem principal de Flavio Jacobsen. A matéria conta curiosidades sobre como a série surgiu e ainda discute o impacto na formação de jovens leitores, tendo marcado diferentes gerações.

Como uma extensão do assunto, na retranca entra uma crônica, assinada também por Jacobsen, que celebra os 100 anos de um dos principais escritores da coleção: Marcos Rey.

Uma novidade é a série especial Outras Palavras, que contará com entrevistas curtas feitas pelo Cândido, com as participantes das mesas de conversa do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”, realizado durante o mês de março na Biblioteca Pública do Paraná.

Nesta primeira edição, as artistas visuais Ana Camargo, Iara Maica, Laura Ridolfi, Luísa Covolan e Tatiane Amaral, convidadas do debate “Mulheres nas Artes Visuais: Novos trajetos”, expõem seus pontos de vista sobre a cena artística.

Leia Também:  Estado e UEPG confirmam abertura de 22 novos leitos clínicos para Ponta Grossa

Na seção de literatura, a crônica “Visions of Johanna”, de Juliano Holanda; dois poemas do escritor Jr. Bellé extraídos do livro “Retorno ao Ventre”, com tradução para o kaingang feita por André Luis Caetano, e ainda o conto “Deus Corneado”, de Victor Finkler. Na editoria de artes visuais, o jornal traz pinturas de Teca Sandrini, que completa 80 anos.

O ensaio fotográfico “Ao eterno, ao efêmero” é de Letícia Negrello e retrata diferentes nuances do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. A arte da capa é de Pedro Furlan.

Acesse a edição completa em bpp.pr.gov.br/Candido

Serviço:

Jornal Cândido nº 160

Abril de 2025

Publicação de literatura editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA