PARANÁ
Projetos da UEM vencem três prêmios do Inova Week Maringá 2024
Publicado em
28 de novembro de 2024por
Itajuba Tadeu
Três projetos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) venceram o Prêmio Inova Maringá 2024, promovido pela Prefeitura de Maringá, que ajuda a incentivar ações inovadoras. A cerimônia de premiação ocorreu na noite desta quarta-feira (27), no auditório da Sicredi Dexis.
Na modalidade Inovação em Produto, categoria Instituições de Ensino, o vencedor foi o projeto Biosolutions, coordenado pelo professor Wanderley Dantas dos Santos, do Departamento de Bioquímica (DBQ), do Centro de Ciências Biológicas (CCB). Alunos e professores desenvolveram um fertilizante que potencializa o aproveitamento do bagaço da cana-de-açúcar.
Os outros dois projetos premiados, Motirô e Dignitá, são desenvolvidos pelo time Enactus UEM, que promove práticas sustentáveis e conscientização ambiental para estudantes, professores e funcionários, integrando a compostagem e a educação ambiental em escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As duas iniciativas são coordenadas pela professora Leila Pessôa da Costa, do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH).
O projeto Motirô venceu na modalidade Inovação em Processos/Organizacional, na categoria Entidades e Associações. A proposta desta iniciativa é a educação ambiental infantil. Já o projeto Dignitá conquistou o primeiro lugar na modalidade Inovação em Produto, na categoria Entidades e Associações. O trabalho desenvolve bolsas com lonas recicláveis para paratletas.
A coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Keila de Souza e Silva, afirmou que a universidade saiu vitoriosa da noite de premiação, mostrando sua competência em termos de inovação que entregam soluções à sociedade.
“Temos que ressaltar que duas conquistas da UEM de hoje foram desenvolvidas pela Enactus, um projeto de extensão que nasceu na universidade, coordenado por uma professora do CCH, que aposta nos alunos e hoje é contemplada por dois prêmios na Semana Municipal de Inovação. O terceiro prêmio é o da Biosolutions, projeto que é coordenado pelo professor Wanderley Dantas, da Bioquímica, do CCB. Estes prêmios mostram a força de uma universidade pública e de qualidade”, declarou.
BIOSOLUTIONS – A equipe premiada da Biosolutions é formada pelos egressos da UEM Fábio Salata, Guilherme Barbosa e Wagner Mansano Cavalini. Segundo o professor Wanderley Dantas dos Santos, o produto Max 2G é um maximizador de carboidratos que melhora o aproveitamento do bagaço da cana-de-açúcar, aumentando a produção de etanol 2G e a disponibilidade de açúcares em bioprocessos.
“Esta é a primeira vez que participamos. Foi muito legal, foi surpreendente, até achávamos que não íamos ganhar”, disse Santos. Ele conta que o projeto começou há cinco anos e que agora está na fase pré-implantação do produto para venda.
“Estamos nesse caminho para colocá-lo no mercado. Esse é um produto que você aplica na planta jovem e ele aumenta a liberação de açúcar quando o animal vai comer ou se você for fazer etanol com o bagaço da cana. Você pode aplicar o produto em qualquer planta que a produtividade vai ser normal, mas quando vai usar o bagaço, dá mais rendimento. Ele é um projeto de sustentabilidade para produzir etanol de segunda geração e biocombustíveis de forma mais eficiente”, resumiu o professor.
MOTIRÔ E DIGNITÁ – A professora Leila Pessôa da Costa, que coordena os projetos Motirô e Dignitá, disse que eles são importantes não só por questões ecológicas, mas também sociais. Ela esclarece que o Dignitá recicla lonas, que demoram mais de 500 anos para ser reabsorvido. Com este material, os alunos produzem os ecobags, as bolsas para cadeira de rodas e bolsas para bolas para paratletas da Associação Kings de Maringá.
“Hoje, o projeto Dignitá acabou de sair e se tornou uma startup. Então, esperamos estar aqui no ano que vem, competindo como startup”, vislumbrou a professora.
A Enactus conta hoje com a participação de 26 alunos de vários centros de estudo, distribuídos em vários projetos.
INOVA WEEK – O Prêmio Inova Week Maringá é organizado pela Prefeitura de Maringá, por meio da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (Amtech), e tem o objetivo de reconhecer projetos inovadores de organizações públicas e privadas. O evento integra a 4ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que durante esta semana promoveu cerca de 40 atividades voltadas à comunidade para fomentar a cultura da inovação.
O prêmio conta com três modalidades: Inovação em Produtos; Inovação em Serviços; e Inovação em Processos/Organizacional. As categorias premiaram soluções que promovem mudanças significativas nas potencialidades, métodos, fluxos e processos do trabalho. Foram entregues prêmios para startups, micro e pequenas empresas, médias empresas, grandes empresas, instituições de ensino e pesquisa, ambientes de inovação, organizações públicas e entidades sem fins lucrativos.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
3 semanas agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR

Inspeção ordinária do CNJ no Tribunal de Justiça do Paraná é encerrada

Fórum de Barracão e a Associação de Assistência aos Condenados recebem visita de alunos de universidade paraguaia

CNJ abre consulta pública para definição das Metas Nacionais do Poder Judiciário para 2026

Recurso apresentado no TJPR será enviado para OAB

Equipe Interprofissional de Referência em Saúde Mental (Intersam) do GMF lança relatório de 2024
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território
Os municípios de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte do Estado, ampliarão o projeto relacionado à implementação...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça5 dias ago
Mil casais dizem “sim” em casamento coletivo na Ligga Arena
-
Justiça5 dias ago
TJPR recebe Caravana Nacional da Cooperação Judiciária para debater litigância abusiva
-
Justiça5 dias ago
TJPR recebe lançamento do livro “Recurso Especial” do ministro Mauro Campbell Marques
-
Justiça7 dias ago
Comissão de heteroidentificação do TJPR segue resolução do CNJ