10 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Projeto da Copel viabiliza cursos profissionalizantes gratuitos para mulheres

    Publicado em

    Estão em andamento cursos profissionalizantes gratuitos dedicados ao público feminino, financiados por uma chamada pública aberta este ano pela Copel. Instituições sociais e organizações da sociedade civil (OSC) sem fins lucrativos que foram aprovadas para sediar as atividades formativas agora têm em andamento cursos nos setores de alimentação e de cuidados estéticos em Curitiba, Londrina e Ponta Grossa.

    Na capital paranaense, a primeira turma concluiu o curso de confecção de doces para festas, ocorrido em outubro, no Senac, com a participação de 15 mulheres migrantes atendidas pela instituição Cáritas-PR. Uma segunda turma já está em andamento e outras três devem ocorrer até o fim de novembro, com o preparo de doces e salgados para festas. “Fizemos a escolha desses cursos porque as mulheres que atendemos são, na maioria, donas de casa. E a preparação dessas receitas são uma chance de empreender e gerar renda, empoderando essas mulheres”, explica Cassandre Pierre, assistente de integração na Regional do Paraná da Cáritas.

    Leia Também:  Polícia Penal e Senai promovem curso de mecânica automotiva para apenados em Guarapuava

    Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, mulheres atendidas pela Comunidade Terapêutica Rosa Mística e pela Cáritas participam de cinco turmas em cursos na área da estética, e uma na área de alimentação.

    Já em Londrina, no Norte paranaense, o Clube das Mães Unidas oferta cursos profissionalizantes do Senac na área estética, com quatro turmas já preenchidas. A primeira turma, com 14 inscritas, está estudando a colorimetria capilar – desde a formação das cores, novos produtos e técnicas, até os cuidados com a segurança nas atividades desenvolvidas em salões de beleza. Seis participantes já eram alunas do curso de cabeleireira na instituição, e as demais estão buscando atualização para seguir no mercado.

    A pedagoga da instituição, Jaqueline Suzana Lourenço, explica que o foco é educação socioprofissional, a fim de contribuir com o processo de inclusão produtiva das participantes. “Atualmente, 90% do nosso público é formado por mulheres, e temos uma demanda muito grande hoje de profissionais da beleza que precisam se aperfeiçoar. Este é um ramo muito dinâmico”, destaca.

    Leia Também:  Seminário atualiza profissionais da saúde sobre a tuberculose e enfatiza a prevenção

    MAIS QUE ENERGIA – A chamada pública SGD 001/2024 destinou um investimento de R$ 100 mil para a execução dos cursos. A iniciativa tem como objetivo impulsionar o atendimento ao público feminino com vistas à promoção da equidade de gênero, por meio de uma qualificação mais sólida e diversificada para o mercado de trabalho. Todas as mulheres participantes recebem certificados na conclusão dos cursos.

    AGENDA 2030 – Um dos critérios de avaliação e seleção das instituições foi o compromisso em adotar e fortalecer políticas consistentes e atender a legislação aplicável para a promoção da equidade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres. A equiparação de oportunidades para homens e mulheres, bem como o fim da discriminação e da violência contra a mulher formam um dos objetivos globais elencados pela ONU para esta década, com os quais a Copel está comprometida.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Com apoio da Copel, hospital de Apucarana instala equipamentos para economia de energia

    Published

    on

    By

    O Hospital da Providência de Apucarana, no Norte do Paraná, é um dos 41 hospitais beneficiados pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel, que está investindo R$ 35,2 milhões para impulsionar a eficiência energética em unidades de saúde filantrópicas.

    Com mais de sete décadas de atuação e referência em áreas como ortopedia, oncologia, neurocirurgia, gestações de alto risco e UTI neonatal, o hospital realizou no ano passado 14 mil cirurgias e 15 mil internamentos. Agora, com o apoio do programa, modernizou sua estrutura para reduzir custos com energia elétrica e direcionar mais recursos para o atendimento à população. 

    “Fomos contemplados pelo projeto da Copel e pudemos trazer equipamentos modernos: duas autoclaves com capacidade para atender as nossas duas unidades hospitalares, e 85 aparelhos de ar-condicionado, distribuídos por toda a instituição”, explica a diretora geral da instituição, Irmã Geovana Aparecida Ramos.

    Ela destaca que a economia gerada com as melhorias será direcionada principalmente à aquisição de medicamentos e ao aprimoramento das condições de trabalho dos funcionários. 

    Leia Também:  Seminário atualiza profissionais da saúde sobre a tuberculose e enfatiza a prevenção

    A chamada pública do Programa de Eficiência Energética da Copel, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), previu o financiamento a fundo perdido para instituições públicas e filantrópicas que prestam atendimento de saúde à população. “Os hospitais são um ponto estratégico, porque eles têm um consumo de energia expressivo. E os recursos liberados com ações de economia podem ser aplicados em outras frentes da atenção à saúde”, explica Julio Omori, diretor comercial da Copel. 

    SÉRIE – Ao longo desta semana, a Copel divulga uma série de vídeos que registra as ações desta chamada realizada pelo programa, trazendo uma instituição representante de cada região do Paraná. As melhorias realizadas em Apucarana são o tema do quarto vídeo da série, disponível no YouTube.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA