NOVA AURORA

PARANÁ

Programações de Ano-Novo encerram 2024 e movimentam o turismo do Paraná

Publicado em

O Paraná se prepara para um final de ano recheado de celebrações e comemorações, com eventos de réveillon distribuídos por várias regiões. Com apoio do Governo do Estado, os eventos fazem parte do calendário da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão responsável pela promoção comercial do setor turístico. As festividades celebram a chegada de 2025 com muita alegria, além, é claro, de impulsionarem o turismo e fortalecerem a economia local.

Organizadas pelas Prefeituras, as programações incluem luzes, músicas, decorações temáticas, atividades e shows de fogos (em alguns municípios). Os eventos reforçam o papel do turismo como um motor de desenvolvimento econômico, impulsionando o comércio local e gerando empregos.

Curitiba, Maringá, Londrina, Guarapuava, Foz do Iguaçu e Porto Rico são boas indicações de municípios para acompanhar a virada de ano, todos com programações próprias, que se aliam às opções e atrativos turísticos locais.

Leia Também:  Paraná é destaque em congresso internacional sobre captura de carbono

Além de celebrar a virada do ano, as festividades dão aos paranaenses e aos visitantes a oportunidade de conhecerem mais das experiências e pontos turísticos de cada localidade. De shows da virada em grandes praças a quermesses e festas familiares, as celebrações contam com ampla diversidade. Confira outros municípios com programações de ano novo.

LITORAL – Os municípios do Litoral se destacam como principais destinos procurados por turistas e moradores para acompanhar a virada do ano. As cidades da região prometem encantar os visitantes com atrações musicais, shows de fogos e vistas privilegiada para o mar, uma excelente forma de passar o réveillon no Paraná.

NOROESTE – Em Atalaia, o Show de Réveillon acontece entre 28 de dezembro e 1º de janeiro, é uma das principais atrações, reunindo moradores e turistas em clima festivo. Já Campo Mourão celebra a Quermesse de Caravaggio no dia 29 de dezembro. O evento une elementos religiosos e culturais, trazendo música, gastronomia e a tradicional confraternização que marca o período.

Leia Também:  Secretaria da Saúde registra mais sete casos confirmados de Monkeypox no Paraná

Na cidade de Jardim Olinda, o pré-réveillon está marcado para o dia 30 de dezembro, enquanto Santa Isabel do Ivaí promete animar o público nos dias 30 e 31.

No último dia de 2024 acontecem programações em Planaltina do Paraná e Santa Mônica, com festas que prometem encantar com música e confraternização, atraindo visitantes e movimentando a economia local.

No dia 31 também acontecem programações de réveillon como a virada de ano de Diamante do Norte; o Show da Virada de Marilena; a Festa de Réveillon de Mariluz; e a Virada de Guairaçá.

NORTE E NORTE PIONEIRO – Em Santa Amélia e no município de Leópolis, as festas estão programadas para o dia 31 de dezembro, estendendo-se até a madrugada do primeiro dia de 2025. Congonhinhas também comemora o ano novo, iniciando as festividades no dia 30.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  Regionais do IAT promovem ações de conscientização ambiental em todo o Paraná

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  Paraná é destaque em congresso internacional sobre captura de carbono

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA