NOVA AURORA

PARANÁ

Programa Partiu Museu promove visitas guiadas para alunos da rede estadual

Publicado em

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Educação e a Secretaria da Cultura, lançou nesta quarta-feira (8) o programa Partiu Museu, que amplia o acesso dos estudantes da rede estadual de ensino a instituições culturais do Estado. O objetivo é proporcionar experiências educacionais por meio do acesso às artes, cultura e história. Participam da iniciativa diversos espaços, como o Museu da Imagem e do Som, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Museu Paranaense, Museu Casa Alfredo Andersen e Museu do Expedicionário.

O Partiu Museu alcança alunos do ensino fundamental e médio. Eles terão a oportunidade de sair dos muros da escola para aprender história na prática, por meio de visitas guiadas agendadas pelas instituição de ensino a dezenas de museus espalhados pelo Estado. No lançamento oficial do programa, o secretário estadual da educação, Roni Miranda, destacou a importância de estender as aulas para além das paredes da escola.

“Esse programa nos dá muito orgulho. É uma felicidade muito grande poder entregar essa oportunidade aos nossos estudantes e a toda comunidade escolar e, desta forma, promover o enriquecimento cultural dos meninos e meninos da educação estadual do Paraná”, disse Miranda.

Leia Também:  Programa Empreendedoras da Beleza forma primeira turma em São José dos Pinhais

A secretária da Cultura, Luciana Casagrande Pereira Ferreira, também ressalta a importância da iniciativa para crianças e jovens. “Tenho certeza de que o programa Partiu Museu vai gerar inúmeros frutos, porque terá impacto direto na vida e nas vivências das alunas e dos alunos contemplados por ele. Cultura e Educação devem sempre caminhar lado a lado, por isso é tão importante trabalharmos em sinergia e transversalidade entre pastas do Governo do Paraná”, disse ela.

Previsto para ser implementado em todo o Estado a partir do ano letivo de 2024, o Partiu Museu contemplará diversas instituições de ensino do Paraná mediante agendamento prévio. No projeto-piloto, que começou em agosto e vai dezembro, são contemplados 8 mil estudantes de 73 escolas de Curitiba e Região Metropolitana (RMC) – indicadas pelos Núcleos Regionais de Educação (NREs) e cujo critério principal para escolha foi a distância dos museus, priorizando-se as instituições mais longes.

Leia Também:  UEM leva ao Litoral cine concerto com trilha sonora tocada ao vivo a partir do dia 30

OPORTUNIDADE – Débora Melo, aluna do ensino médio do Colégio Estadual Cecília Meireles, de Curitiba, foi uma das 58 estudantes presentes no evento de lançamento oficial do programa, que aconteceu no Museu Paranaense, no bairro São Francisco, em Curitiba e contou com a presença de autoridades e também da comunidade escolar. “É muito importante para os alunos conhecerem mais sobre o passado, porque muitos ainda não tiveram essa oportunidade. Acredito que isso ajude muito na educação em geral”, diz.

Roberta Horvath, Coordenadora do Núcleo Educativo do Museu Paranaense, considera a iniciativa um passo importante no fomento à cultura entre as novas gerações. “A partir das visitas guiadas aos museus, os alunos vivenciam na prática o que aprendem na escola, por meio da arte, dos acervos históricos, antropológicos, arqueológicos e da experiência da materialidade de estar dentro de um museu”, destaca.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Na Feira Internacional da Carne, Estado busca aproximação com a cooperativa Aurora

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Estado e BID iniciam cooperação para implementar programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA