NOVA AURORA

PARANÁ

Programa do Estado estimula estudantes das redes municipais a valorizarem turismo regional

Publicado em

Capacitar professores da rede pública de ensino para incentivar a prática da atividade turística e desenvolver a cultura de lazer entre crianças e jovens. Esse é o objetivo do programa Turismo na Escola, ação desenvolvida pelo Governo do Estado em parceria com as Instâncias de Governança Regionais de Turismo (IGRs) e as prefeituras.

No ano passado, o programa impactou 1.370 alunos de oito escolas municipais da região turística Vales do Iguaçu (no Sudoeste do Estado), com o desenvolvimento de 30 projetos na temática do turismo. Em 2024, a proposta é expandir a ação para outras Regiões Turísticas do Paraná.

“É uma ação que já vem mostrando resultados positivos. A ideia é que os jovens estudantes valorizem o turismo como fonte de riqueza, de preservação da história, da cultura e do meio ambiente”, destaca o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes.

Para a coordenadora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Ampére, Rosane Vasileski dos Santos, a criança ganha muito na sua aprendizagem quando desenvolve projetos que vão além dos muros da escola. De acordo com ela, todas as práticas envolveram não apenas alunos e professores, mas toda a comunidade escolar.

“Sempre abordamos turmas de 4º e 5º ano por serem maiores. Um dos pontos mais impactantes foi a produção do porco pizza, eleito prato típico do município de Ampére. Outra experiência bacana foi a visita à Cratera Vista Alegre, em Coronel Vivida, onde os alunos contaram para toda a comunidade escolar, depois do passeio, a história de formação dela e a importância desse ponto turístico”, afirma.

Ao invés da massa tradicional, a base do “porco pizza” é a carne de porco desossado. Este foi eleito o prato típico da cidade de Ampére em 2011. A atividade foi desenvolvida pela Escola Municipal Professor Leopoldo de Witt. Segundo a diretora da instituição, Luciane Morandi Santolin, apresentar aos alunos o prato típico da cidade despertou nas crianças um senso de pertencimento, uma vez que, por meio de uma receita local, eles passaram a entender um pouco mais sobre a função do turismo regional, atraindo pessoas de fora que chegam à cidade em busca da iguaria.

Leia Também:  Samu atendeu 15 mil paranaenses a mais no primeiro semestre deste ano

“Para realizar o almoço com as crianças, houve uma grande interação entre a escola e as famílias que, por vezes, também não conheciam a história do porco pizza. Agora, os nossos alunos já sabem qual é o prato típico de Ampére e alunos de outros anos já ficaram ansiosos para experimentar o prato que representa a cidade”, complementa.

ECOTURISMO – Com cerca de nove quilômetros de diâmetro a cratera Vista Alegre está localizada no município de Coronel Vivida – é resultado da colisão de um meteorito com o solo há pelo menos 130 milhões de anos. Para ter acesso com segurança é recomendado contratar o serviço de um guia turístico.

A visita ao local foi dos estudantes da Escola Municipal José Arnoldo Dresch, também de Ampére. O local foi escolhido pela equipe de professores e coordenadores, com base nos conteúdos trabalhados em aula sobre formações geológicas semelhantes.

Rejane Alves dos Santos Hardt, coordenadora pedagógica da escola, conta que os alunos realizaram trabalhos manuais, como desenhos e maquetes, em dois momentos: um antes e outro após a visita ao local. O intuito era fazer uma comparação com as crianças sobre o que elas esperavam encontrar e o que de fato viram.

Leia Também:  Estado seleciona acadêmicos para participar do Verão Maior Paraná 2024/2025

“A maioria dos alunos e dos pais não sabiam da existência da Cratera de Vista Alegre e ficaram impressionados com o passeio. Alguns alunos saíram de lá querendo levar os pais para conhecer, disseminando o conhecimento na família. Este projeto contribui muito para todos os envolvidos, pois é uma motivação para conhecer algo novo”, afirma.

TURISMO NA ESCOLA – No curso de capacitação ofertado pela Secretaria de Estado do Turismo, os professores e pedagogos tomam ciência da relevância do turismo para a economia local. Eles também conhecem a segmentação do setor e como ele pode ser trabalhado com os estudantes. É possível realizar projetos ligados ao ecoturismo, turismo cultural, religioso, étnico, náutico, de aventura, turismo de sol e praia, rural, de negócios e eventos, de esportes, e turismo técnico e cientifico.

Cada município vai desenvolver ações de acordo com o potencial da sua região. As IGRs descreverão o que será abordado com os estudantes através de seus planos de trabalho apresentados à SETU. Atualmente, a pasta estadual está na fase de diálogo com as 19 IGRs do Estado para analisar as propostas e selecionar a linha de atuação para este ano. Acesse AQUI a Cartilha do Turismo na Escola e veja as segmentações do setor.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Exposição "Eu e o Mundo", com curadoria de Uiara Bartira, abre na quinta no Alfredo Andersen

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  PCPR encerra 3ª turma do curso para agentes da segurança que vão atuar na temporada

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA