10 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Programa de idiomas fortalece internacionalização das universidades estaduais

    Publicado em

    O Governo do Estado apresentou o balanço do programa Paraná Fala Idiomas (PFI) relativo ao primeiro semestre de 2023. Ao todo, 956 estudantes de graduação e de pós-graduação, 111 professores e 58 profissionais da carreira técnico-administrativa das sete universidades estaduais do Paraná concluíram cursos de inglês, francês e espanhol. Entre janeiro e julho, o PFI ofertou 153 turmas de níveis básico, intermediário e avançado dos idiomas.

    O objetivo do programa é fortalecer a internacionalização das instituições estaduais de ensino superior paranaenses. Por meio dos cursos de línguas estrangeiras, os estudantes de diferentes áreas do conhecimento são preparados para participarem de programas de intercâmbio e mobilidade internacional e de eventos no Exterior.

    A iniciativa é parte estratégica das ações da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), desenvolvida com recursos do Fundo Paraná de apoio científico e tecnológico, dotação administrada pela pasta. Os alunos do PFI são isentos de mensalidade.

    Leia Também:  Competição apoiada pelo Proesporte traz a Curitiba campeões de jogos eletrônicos

    A coordenadora do PFI, professora Eliane Segati Rios, destacou a importância da promoção de políticas linguísticas para os estudantes de graduação e pós-graduação. “Os cursos são cuidadosamente propostos respeitando as principais áreas dos programas de pós-graduação das universidades, além de contribuir para o aperfeiçoamento de alunos em projetos de iniciação científica e tecnológica”, afirmou.

    A aluna Olívia Fonseca Maraston, do quarto ano do Curso de Direito da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em Jacarezinho, comentou a experiência. “É incrível a oportunidade de aprender uma nova língua na universidade e de forma gratuita. Consegui aprender a me comunicar em francês e, atualmente, estou fazendo um estágio de pesquisa no Canadá”, salientou a universitária, destacando que o programa possibilitou a realização de um sonho.

    NOVAS TURMAS – Ao longo desta semana, foram realizadas reuniões pedagógicas com as equipes do programa nas universidades, para a avaliação do primeiro semestre e finalização do planejamento para os cursos que serão ofertados nos próximos meses. Atualmente, 63 turmas estão com inscrições abertas para estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e agentes universitários, de todas as áreas do conhecimento.

    Leia Também:  Peça de Dalton Trevisan: elenco da nova montagem do TCP inicia ensaios no Teatro Guaíra

    Serviço:

    Confira as turmas disponíveis do PFI para o segundo semestre de 2023:

    Universidade Estadual de Londrina (UEL)

    PFI Inglês – Inscrições: até 11 de agosto (AQUI)

    Universidade Estadual de Maringá (UEM)

    PFI Francês – Inscrições: até 11 de agosto (AQUI)

    Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

    PFI Inglês – Inscrições: até 16 de agosto (AQUI)

    PFI Francês – Inscrições: até 21 de agosto (AQUI)

    PFI Espanhol – Inscrições: até 16 de agosto (AQUI)

    Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

    PFI Inglês – Inscrições: até 19 de agosto (AQUI)

    PFI Francês – Inscrições: até 19 de agosto (AQUI)

    PFI Espanhol – Inscrições: até 19 de agosto (AQUI)

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Com apoio da Copel, hospital de Apucarana instala equipamentos para economia de energia

    Published

    on

    By

    O Hospital da Providência de Apucarana, no Norte do Paraná, é um dos 41 hospitais beneficiados pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel, que está investindo R$ 35,2 milhões para impulsionar a eficiência energética em unidades de saúde filantrópicas.

    Com mais de sete décadas de atuação e referência em áreas como ortopedia, oncologia, neurocirurgia, gestações de alto risco e UTI neonatal, o hospital realizou no ano passado 14 mil cirurgias e 15 mil internamentos. Agora, com o apoio do programa, modernizou sua estrutura para reduzir custos com energia elétrica e direcionar mais recursos para o atendimento à população. 

    “Fomos contemplados pelo projeto da Copel e pudemos trazer equipamentos modernos: duas autoclaves com capacidade para atender as nossas duas unidades hospitalares, e 85 aparelhos de ar-condicionado, distribuídos por toda a instituição”, explica a diretora geral da instituição, Irmã Geovana Aparecida Ramos.

    Ela destaca que a economia gerada com as melhorias será direcionada principalmente à aquisição de medicamentos e ao aprimoramento das condições de trabalho dos funcionários. 

    Leia Também:  Estado e prefeitura vão construir Armazém da Família em Rio Branco do Sul

    A chamada pública do Programa de Eficiência Energética da Copel, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), previu o financiamento a fundo perdido para instituições públicas e filantrópicas que prestam atendimento de saúde à população. “Os hospitais são um ponto estratégico, porque eles têm um consumo de energia expressivo. E os recursos liberados com ações de economia podem ser aplicados em outras frentes da atenção à saúde”, explica Julio Omori, diretor comercial da Copel. 

    SÉRIE – Ao longo desta semana, a Copel divulga uma série de vídeos que registra as ações desta chamada realizada pelo programa, trazendo uma instituição representante de cada região do Paraná. As melhorias realizadas em Apucarana são o tema do quarto vídeo da série, disponível no YouTube.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA