NOVA AURORA

PARANÁ

Programa de formação em tecnologia com apoio do BRDE reúne dois mil estudantes

Publicado em

Realizado com apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o programa Develop the Developers (Dev the Devs) reúne aproximadamente dois mil jovens da rede pública de ensino, inscritos em todos os três estados do Sul, para formação na área de tecnologia.

Na fase atual, os alunos estão nas aulas teóricas, em que aprendem a programar. A próxima etapa será prática, com uma oficina através do YouTube, para o desenvolvimento de competências complementares e contato com profissionais e oportunidades do mercado de trabalho. A previsão é de que as entregas dos certificados sejam feitas em março. Ele atende estudantes de ensino médio, a partir dos 16 anos de idade, e a formação é 100% online e gratuita. 

O Dev the Devs aborda conteúdos como computação e ferramentas e linguagens de programação para desenvolvimento de sistemas para web. Além disso, oferece aos alunos o contato com ecossistemas de inovação e profissionais de tecnologia, oficinas sobre carreira e outras oportunidades. 

“O BRDE, com seu compromisso de fomentar o desenvolvimento econômico e social do Sul, é um dos apoiadores desse projeto social que impacta e transforma o ambiente de alunos da rede pública. Nossa missão é criar oportunidades e inserir os estudantes em ambientes de inovação, e os resultados são motivo de celebração”, analisou o presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski.

Leia Também:  Com apoio do BRDE, empresa agropecuária de Ipiranga quer gerar energia "em casa"

FUTURO – Essa é a segunda edição do programa, ampliado para os três estados do Sul. Ele foi pensado no contexto pós-pandêmico. Pensando em como aumentar a retenção dos alunos e evitar a evasão, o Dev the Devs 2022 também desenvolveu um plano de acompanhamento da evasão para aproximar os professores dos participantes.

São parceiros do projeto, junto com o BRDE, as seguintes organizações: CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), Reginp (Rede Gaúcha de Inovação), Seduc-RS (Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul), Separtec (Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do PR), Acate (Associação Catarinense de Tecnologia), Hotmilk (Ecossistema de Inovação da PUCPR), Junior Achievement RS e Secretaria do Estado da Educação de Santa Catarina (SED SC).

NA PRÁTICA – O gestor de Comunidade do Dev the Dev’s, Pedro Mattia Lunelli, é quem acompanha a turma no dia a dia. Segundo ele, a evolução dos alunos é enorme. “Acompanhar o desenvolvimento e a evolução dos estudantes ao longo do programa em um curto espaço de tempo é uma experiência incrível, pois em cada interação que temos com eles é possível notar um interesse cada vez maior pela temática e pelos temas discutidos nos encontros síncronos”, disse.  

Leia Também:  Estado planeja implantação de cursos de tecnologia no sistema prisional

Otavio Dias Antunes conheceu o programa através de sua escola, na Região Metropolitana de Curitiba, onde já fazia curso técnico em Informática. “Apesar de fazer o curso técnico em informática, eu não tinha informação sobre o JavaScript. Quando fiquei sabendo que o programa ofereceria essa base, fiquei interessado no Dev para ter mais conhecimento para o mercado de trabalho”, contou. 

A estimativa é de que as turmas sejam concluídas em fevereiro. “Depois, queremos partir para novos investimentos na educação dos jovens”, destacou Paulo Starke Junior, superintendente do BRDE, em Curitiba.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  DER/PR reforça manutenção da drenagem de rodovias em Guarapuava e região

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Deputado Marcel Micheletto (PL) recebe visita de estudantes e professores de Assis Chateaubriand

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA