NOVA AURORA

PARANÁ

Programa Arte para Maiores promove encontro na mostra “Afinidades III – Cochicho”

Publicado em

Em abril, os encontros do programa Arte para Maiores (APM), direcionado ao público maior de 60 anos, do Museu Oscar Niemeyer (MON), serão na exposição “Afinidades III – Cochicho”, do artista contemporâneo Luiz Zerbini, com curadoria de Marc Pottier. A atividade terá dois encontros: nos dias 1º e 8 de abril, das 14h às 17h.

A proposta é participar de uma visita mediada pela exposição e de uma oficina prática, em diálogo com o trabalho do artista. A ação será conduzida pela equipe educativa do Museu, proporcionando um olhar mais íntimo sobre as pinturas e aquarelas de Zerbini. As obras foram feitas como um diário de viagem, desde 2014, e podem ser vistas pela primeira vez.

Com pequenas telas e cadernos, o artista registrou paisagens e objetos que chamaram a sua atenção, revelando um olhar sensível ao seu redor. É um convite para observar com atenção e se conectar com a beleza sutil em suas obras. Com foco na natureza, ele criou uma atmosfera intimista e delicada na Sala 7.

Leia Também:  Cidades dos Campos Gerais recebem orientações sobre Decreto do Baixo Risco

Na exposição “Afinidades III – Cochicho”, Zerbini selecionou obras de cinco importantes nomes da arte paranaense que estão presentes no acervo do MON em afinidade com sua produção. Os artistas selecionados foram: Guido Viaro, Miguel Bakun, Bruno Lechowski, Guilherme William Michaud e Theodoro de Bona.

APM – O premiado Arte para Maiores, oferecido pelo MON desde 2014, é um programa educativo que proporciona ao público maior de 60 anos a sensibilização para a arte e pela arte. A ação promove encontros presenciais e virtuais, visitas mediadas em sala expositiva, atividades de experiência artística e dinâmicas de integração.

A participação no programa APM é gratuita e pessoas com mais de 60 anos têm entrada livre no Museu. Porém, é necessária a inscrição antecipada, que deve ser feita por este formulário.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Leia Também:  Sanepar firma parceria para remover excesso de flúor natural em água de poços

Serviço:

Arte para Maiores – “Afinidades III – Cochicho”

Mediação e oficina

Data: 1º e 8 de abril

Horário: 14h às 17h

Local: Espaço de Oficinas – Subsolo do MON – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba

Inscrição AQUI.

www.museuoscarniemeyer.org.br

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Com apoio das polícias de GO e MS, PCPR prende foragido da Justiça e acusado de estupro

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem condenado pelos crimes de homicídio e roubo ocorridos em Goiás e acusado de outros crimes no Paraná, neste sábado (5), em Cascavel, na região Oeste.

Ele foi preso em flagrante por agredir sua companheira com um fio elétrico e ameaçá-la de morte, alegando possuir uma arma de fogo escondida em casa. Ele ainda a obrigou a publicar imagens ao seu lado nas redes sociais.

Durante o registro do Boletim de Ocorrência, o homem forneceu informações contraditórias sobre sua identidade, o que levantou outras suspeitas. Além dos crimes relacionados à violência doméstica e familiar contra a mulher, ele também passou a responder por falsa identidade no Paraná.

A PCPR representou ao Poder Judiciário pela decretação da prisão preventiva do suspeito, a fim de viabilizar sua identificação civil, e após diligências conjuntas com outras forças de segurança foi possível descobrir a verdadeira identidade do homem. Ele estava foragido do sistema prisional de Goiás desde 2017, onde cumpria pena pelo crime de homicídio. Além disso, havia um mandado de prisão em aberto contra ele pelo crime de roubo.

Leia Também:  Manutenção elétrica pode afetar abastecimento em Campo Mourão na próxima quarta-feira

O homem foi encaminhado ao sistema penitenciário, onde permanece à disposição da Justiça. A operação foi feita em apoio à Polícia Civil de Goiás (PCGO).

OUTRO CASO – Em outro caso, a PCPR prendeu temporariamente um homem, de 58 anos, investigado por ao menos quatro casos de estupros de vulnerável ocorridos na região de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Estado. A captura aconteceu neste domingo (6), em Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul, e contou com apoio da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul.

Os crimes foram praticados contra quatro vítimas menores de idade entre o final de 2024 e início de 2025. Conforme apurado, as investigações apontaram que o suspeito havia alterado seu endereço na tentativa de evitar a responsabilização pelos crimes.

De acordo com a delegada Yasmin Espicalsky, por meio da integração e do trabalho conjunto das polícias dos dois estados, foi possível localizar e monitorar o investigado, resultando na sua captura. “Essa operação destaca a importância da colaboração entre as forças de segurança para garantir a proteção da sociedade e a efetividade da justiça”, explica.

Leia Também:  Portos do Paraná lança nova edição do seu relatório de sustentabilidade

Durante a ação, os policiais também encontraram uma espingarda na residência do investigado, o que resultou em sua autuação em flagrante por posse irregular de arma de fogo. O homem também foi encaminhado ao sistema penitenciário.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA