17 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Programa Agepar na Escola vai ensinar estudantes do 6º ano sobre papel da agência reguladora

    Publicado em

    O governador em exercício Darci Piana lançou nesta quinta-feira (10) o programa Agepar na Escola, iniciativa da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) feita em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed). O objetivo é aproximar o órgão da comunidade, estreitando laços e utilizando os alunos como difusores de conhecimentos sobre sustentabilidade, economia circular e gestão de resíduos sólidos, áreas do escopo de atuação da Agepar.

    O programa tem como meta alcançar 214 mil alunos do 6º ano da rede pública em todo o Estado. Neste primeiro momento, serão 5 mil crianças contempladas em 43 colégios da Grande Curitiba, sendo 42 na Capital e um em São José dos Pinhais. Essas unidades foram escolhidas pelo fato de já possuírem no currículo disciplinas de educação ambiental.

    “Mais uma vez a Agepar inova, indo ao encontro desse estado inovador que é o Paraná. Esse programa levará para as escolas o conhecimento daquilo que a agência faz. Isso é fundamental porque as crianças vão crescer já conhecendo o trabalho realizado aqui, com o controle dos preços e fiscalização de serviços públicos essenciais para a população”, afirmou Piana.

    “Esse programa é fundamental para a continuidade e atração de mais investimentos no Paraná, pois quando uma empresa vem se instalar aqui elas perguntam se existe uma agência reguladora, o que traz confiança para elas”, acrescentou. “É fazer com que o povo do Paraná, através das nossas crianças, tome conhecimento de tudo que a Agepar faz em prol da população”.

    O programa visa dar transparência às atividades realizadas pelo órgão e a disseminação do conhecimento técnico sobre serviços públicos. Por meio de gibis, os conteúdos discutidos abordarão três eixos temáticos: água (abastecimento e esgotamento sanitário); águas pluviais (drenagem e manejo); e gestão de resíduos sólidos (limpeza urbana e manejo). Serão três livros distribuídos ao longo do ano, abordando cada um dos eixos temáticos.

    Leia Também:  Com volta do calor, Bombeiros reforçam alerta de combate aos incêndios florestais

    O diretor-presidente da Agepar, Rubens Bueno, ressaltou que as crianças servirão como disseminadoras do conhecimento para suas famílias. “É uma forma de nos fazermos conhecidos pela sociedade e nada melhor do que começar nas escolas, porque estamos falando para as gerações que virão. A Agepar é um órgão importante para o Governo do Estado enquanto financiamento e investimentos, pois traz a confiança de uma agência reguladora séria na prestação de bons serviços para a sua população”, explicou.

    “Nós trabalhamos com água, resíduos sólidos e esgotamento sanitário, então tem todo um conjunto que o estudante da 6ª série do ensino fundamental apreenderá, didaticamente, sobre como funciona e o papel da agência. E para isso, nada melhor que a escola, com essa parceria com a Secretaria de Educação”, complementou.

    As atividades pedagógicas serão realizadas pelos próprios professores das instituições de ensino, que serão capacitados, por meio de uma plataforma de Ensino à Distância (EaD), por técnicos da Agepar, unindo a ciência da regulação com a expertise de sala de aula dos docentes. Isso garante que a linguagem seja adequada aos estudantes e o espaço para a implantação do programa seja ampliado para que mais crianças da rede pública de ensino do Paraná possam ser atendidas.

    A coordenadora Administrativa da Agepar, Eliana Ferreira Hellvig, destacou que o programa deverá ser expandido também para o Interior do Paraná. “São 43 escolas que estão sendo contempladas neste primeiro momento, mas o objetivo é atender todo o Estado. As crianças receberão cartilhas sobre os três eixos temáticos, com o primeiro sobre saneamento básico e esgotamento sanitário, o segundo trata de águas pluviais e manejo, e o terceiro é sobre gestão de resíduos, limpeza urbana e manejo”, disse.

    Leia Também:  Novembro Azul: Saúde promove mutirão de consultas urológicas no Litoral

    “A conscientização ambiental é uma responsabilidade de todos. Apesar de ser um tema que dentro da Agepar nós trabalhamos sob o ponto de vista da regulação e da fiscalização, também precisamos trazer para a pauta da sociedade, porque para termos cidadãos conscientes precisamos informar para formar e, assim, transformar”, finalizou.

    Após o período de aprendizado, será promovido um concurso com premiação para alunos e professores. Serão premiadas as três melhores redações e os três primeiros colocados na elaboração do “Projeto Boas Práticas” — ações que a escola realiza dentro dos eixos temáticos do programa. Os ganhadores vão receber um certificado de participação e uma viagem à Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, com uma visita às instalações da Itaipu Binacional.

    “Esse projeto veio para selar uma ideia que nós tínhamos de começar a trabalhar com os pequenininhos do 6º ano. Quando a Agepar nos trouxe a proposta ficamos muito felizes, porque precisamos criar essa cultura”, salientou a chefe do Departamento de Programas para a Educação Básica da Seed, Cristiane de Jesus Jakymiu. “Nesse momento vamos trabalhar com o piloto para que, na sequência, possamos abranger um número maior de escolas. Trabalharemos cada vez mais juntos para que os nossos estudantes desenvolvam essa consciência da sustentabilidade.”

    PRESENÇAS — Participaram do lançamento do programa os diretores da Agepar dos setores Administrativo Financeiro, Marcelo Luiz Curado, de Regulação Econômica, Rejane Maria Scolari, e de Normas e Regulamentação, Alex Sandro Noel Nunes; além de técnicos da agência reguladora e diretores e professores de instituições de ensino.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:

    Advertisement

    PARANÁ

    Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

    Published

    on

    By

    A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

    Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

    Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

    Leia Também:  Paraná é principal porta de entrada para maior parte do arroz importado pelo Brasil

    “O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

    SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

    O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

    Leia Também:  Novo estudo mostra Paraná como estado que menos cobra imposto na cesta básica

    “Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

    A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

    As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA