PARANÁ
Programa Agepar na Escola vai ensinar estudantes do 6º ano sobre papel da agência reguladora
Publicado em
10 de abril de 2025por

O governador em exercício Darci Piana lançou nesta quinta-feira (10) o programa Agepar na Escola, iniciativa da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) feita em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed). O objetivo é aproximar o órgão da comunidade, estreitando laços e utilizando os alunos como difusores de conhecimentos sobre sustentabilidade, economia circular e gestão de resíduos sólidos, áreas do escopo de atuação da Agepar.
O programa tem como meta alcançar 214 mil alunos do 6º ano da rede pública em todo o Estado. Neste primeiro momento, serão 5 mil crianças contempladas em 43 colégios da Grande Curitiba, sendo 42 na Capital e um em São José dos Pinhais. Essas unidades foram escolhidas pelo fato de já possuírem no currículo disciplinas de educação ambiental.
“Mais uma vez a Agepar inova, indo ao encontro desse estado inovador que é o Paraná. Esse programa levará para as escolas o conhecimento daquilo que a agência faz. Isso é fundamental porque as crianças vão crescer já conhecendo o trabalho realizado aqui, com o controle dos preços e fiscalização de serviços públicos essenciais para a população”, afirmou Piana.
“Esse programa é fundamental para a continuidade e atração de mais investimentos no Paraná, pois quando uma empresa vem se instalar aqui elas perguntam se existe uma agência reguladora, o que traz confiança para elas”, acrescentou. “É fazer com que o povo do Paraná, através das nossas crianças, tome conhecimento de tudo que a Agepar faz em prol da população”.
O programa visa dar transparência às atividades realizadas pelo órgão e a disseminação do conhecimento técnico sobre serviços públicos. Por meio de gibis, os conteúdos discutidos abordarão três eixos temáticos: água (abastecimento e esgotamento sanitário); águas pluviais (drenagem e manejo); e gestão de resíduos sólidos (limpeza urbana e manejo). Serão três livros distribuídos ao longo do ano, abordando cada um dos eixos temáticos.
- Censo: Paraná registra 2º maior crescimento do Brasil em matrículas para ensino integral
- Com mascote e embaixadores, professores impulsionam uso de recursos digitais no Paraná
O diretor-presidente da Agepar, Rubens Bueno, ressaltou que as crianças servirão como disseminadoras do conhecimento para suas famílias. “É uma forma de nos fazermos conhecidos pela sociedade e nada melhor do que começar nas escolas, porque estamos falando para as gerações que virão. A Agepar é um órgão importante para o Governo do Estado enquanto financiamento e investimentos, pois traz a confiança de uma agência reguladora séria na prestação de bons serviços para a sua população”, explicou.
“Nós trabalhamos com água, resíduos sólidos e esgotamento sanitário, então tem todo um conjunto que o estudante da 6ª série do ensino fundamental apreenderá, didaticamente, sobre como funciona e o papel da agência. E para isso, nada melhor que a escola, com essa parceria com a Secretaria de Educação”, complementou.
As atividades pedagógicas serão realizadas pelos próprios professores das instituições de ensino, que serão capacitados, por meio de uma plataforma de Ensino à Distância (EaD), por técnicos da Agepar, unindo a ciência da regulação com a expertise de sala de aula dos docentes. Isso garante que a linguagem seja adequada aos estudantes e o espaço para a implantação do programa seja ampliado para que mais crianças da rede pública de ensino do Paraná possam ser atendidas.
A coordenadora Administrativa da Agepar, Eliana Ferreira Hellvig, destacou que o programa deverá ser expandido também para o Interior do Paraná. “São 43 escolas que estão sendo contempladas neste primeiro momento, mas o objetivo é atender todo o Estado. As crianças receberão cartilhas sobre os três eixos temáticos, com o primeiro sobre saneamento básico e esgotamento sanitário, o segundo trata de águas pluviais e manejo, e o terceiro é sobre gestão de resíduos, limpeza urbana e manejo”, disse.
“A conscientização ambiental é uma responsabilidade de todos. Apesar de ser um tema que dentro da Agepar nós trabalhamos sob o ponto de vista da regulação e da fiscalização, também precisamos trazer para a pauta da sociedade, porque para termos cidadãos conscientes precisamos informar para formar e, assim, transformar”, finalizou.
- Estado amplia para 2 mil o número de vagas para o Ganhando o Mundo em 2026
- Prato Cheio 2025: nova pesquisa busca percepção dos alunos sobre a alimentação das escolas
Após o período de aprendizado, será promovido um concurso com premiação para alunos e professores. Serão premiadas as três melhores redações e os três primeiros colocados na elaboração do “Projeto Boas Práticas” — ações que a escola realiza dentro dos eixos temáticos do programa. Os ganhadores vão receber um certificado de participação e uma viagem à Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, com uma visita às instalações da Itaipu Binacional.
“Esse projeto veio para selar uma ideia que nós tínhamos de começar a trabalhar com os pequenininhos do 6º ano. Quando a Agepar nos trouxe a proposta ficamos muito felizes, porque precisamos criar essa cultura”, salientou a chefe do Departamento de Programas para a Educação Básica da Seed, Cristiane de Jesus Jakymiu. “Nesse momento vamos trabalhar com o piloto para que, na sequência, possamos abranger um número maior de escolas. Trabalharemos cada vez mais juntos para que os nossos estudantes desenvolvam essa consciência da sustentabilidade.”
PRESENÇAS — Participaram do lançamento do programa os diretores da Agepar dos setores Administrativo Financeiro, Marcelo Luiz Curado, de Regulação Econômica, Rejane Maria Scolari, e de Normas e Regulamentação, Alex Sandro Noel Nunes; além de técnicos da agência reguladora e diretores e professores de instituições de ensino.
Fonte: Governo PR

PARANÁ
Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro
Published
5 horas agoon
16 de abril de 2025By

A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.
Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.
Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.
“O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.
SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.
O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.
“Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.
A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.
As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.
Fonte: Governo PR

Palmeiras vence o Internacional fora de casa no Brasileirão

Corinthians aprofunda crise com derrota em casa para o Fluminense pelo Brasileirão

Mirassol surpreende e humilha o Grêmio, aumentando a crise no tricolor gaúcho

Botafogo e São Paulo empatam em jogo movimentado no Brasileirão

Mariano posta novos cliques de casamento com ex-mis Brasil: ‘Somo Eu, você e Deus’
PARANÁ


Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro
A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins...


Sanepar faz visitas de orientação técnica a mais de 3,5 mil imóveis em Capitão Leônidas Marques
As obras de implantação do sistema de esgoto sanitário em Capitão Leônidas Marques, no Oeste do Estado, foram concluídas. Agora,...


Cooperativa recebe do Estado veículos para fortalecer entrega de alimentos escolares
O Governo do Estado, por meio do Coopera Paraná, programa da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab),...
POLÍCIA


Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê
Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier,...


Comandante-Geral da PMPR recebe Medalha do Exército em solenidade
Na manhã desta quarta-feira (16), durante a solenidade comemorativa ao Dia do Exército Brasileiro, realizada no quartel do Comando da...


Suspeito é preso com drogas durante operação de trânsito do BPTran no bairro Bom Retiro
Durante uma operação de bloqueio realizada pela Companhia Tático Móvel de Trânsito (COTAMOTRAN), pertencente ao Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Mariano posta novos cliques de casamento com ex-mis Brasil: ‘Somo Eu, você e Deus’
O cantor Mariano, de 38 anos, abriu um novo álbum defotos de seu casamento com a ex-Miss Brasil Jakelyne Oliveira,...


Sabrina Sato, Zoe e Nicolas Prattes se divertem na Disney: ‘Família toda’
A apresentadora Sabrina Sato, de 44 anos, e o ator Nicolas Prattes, de 27, curtiram o parque Magic Kingdom, da Disney,...


Ana Paula Araújo celebra aniversário ao lado de amigos e familiares: ‘Meu dia’
Ana Paula Araujo reuniu familiares e amigos para celebrar seus 53 anos. A apresentadora do Bom Dia Brasil, atração jornalística da Globo,...
ESPORTES


Palmeiras vence o Internacional fora de casa no Brasileirão
Em um confronto disputado no Estádio Beira-Rio, o Palmeiras derrotou o Internacional por 1 a 0, nesta quarta-feira, em partida...


Corinthians aprofunda crise com derrota em casa para o Fluminense pelo Brasileirão
O Corinthians sofreu sua segunda derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro ao ser derrotado pelo Fluminense por 2 a 0, na...


Mirassol surpreende e humilha o Grêmio, aumentando a crise no tricolor gaúcho
Em uma noite histórica para o clube, o Mirassol atropelou o Grêmio por 4 a 1 no Estádio Municipal José...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Agenda Legislativa discute doenças raras, classificação do tabaco e controle de contas municipais
-
PARANÁ6 dias ago
Rede da Copel para proteger subestações de ataques cibernéticos é premiada
-
POLÍTICA PR6 dias ago
Lideranças do agronegócio de Londrina são homenageadas na Assembleia Itinerante
-
ENTRETENIMENTO6 dias ago
Virginia presenteia amiga com bolsa e óculos de luxo: ‘Quase R$ 15 mil’