NOVA AURORA

PARANÁ

Programa Agepar na Escola vai ensinar alunos do 6º ano sobre papel da agência reguladora

Publicado em

O governador em exercício Darci Piana lançou nesta quinta-feira (10) o programa Agepar na Escola, iniciativa da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) feita em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed). O objetivo é aproximar o órgão da comunidade, estreitando laços e utilizando os alunos como difusores de conhecimentos sobre sustentabilidade, economia circular e gestão de resíduos sólidos, áreas do escopo de atuação da Agepar.

O programa tem como meta alcançar 214 mil alunos do 6º ano da rede pública em todo o Estado. Neste primeiro momento, serão 5 mil crianças contempladas em 43 colégios da Grande Curitiba, sendo 42 na Capital e um em São José dos Pinhais. Essas unidades foram escolhidas pelo fato de já possuírem no currículo disciplinas de educação ambiental.

“Mais uma vez a Agepar inova, indo ao encontro desse estado inovador que é o Paraná. Esse programa levará para as escolas o conhecimento daquilo que a agência faz. Isso é fundamental porque as crianças vão crescer já conhecendo o trabalho realizado aqui, com o controle dos preços e fiscalização de serviços públicos essenciais para a população”, afirmou Piana.

“Esse programa é fundamental para a continuidade e atração de mais investimentos no Paraná, pois quando uma empresa vem se instalar aqui elas perguntam se existe uma agência reguladora, o que traz confiança para elas”, acrescentou. “É fazer com que o povo do Paraná, através das nossas crianças, tome conhecimento de tudo que a Agepar faz em prol da população”.

O programa visa dar transparência às atividades realizadas pelo órgão e a disseminação do conhecimento técnico sobre serviços públicos. Por meio de gibis (veja AQUI), os conteúdos discutidos abordarão três eixos temáticos: água (abastecimento e esgotamento sanitário); águas pluviais (drenagem e manejo); e gestão de resíduos sólidos (limpeza urbana e manejo). Serão três livros distribuídos ao longo do ano, abordando cada um dos eixos temáticos.

Leia Também:  Estado entrega sedes próprias de Conselhos Tutelares em Prudentópolis e Guarapuava

O diretor-presidente da Agepar, Rubens Bueno, ressaltou que as crianças servirão como disseminadoras do conhecimento para suas famílias. “É uma forma de nos fazermos conhecidos pela sociedade e nada melhor do que começar nas escolas, porque estamos falando para as gerações que virão. A Agepar é um órgão importante para o Governo do Estado enquanto financiamento e investimentos, pois traz a confiança de uma agência reguladora séria na prestação de bons serviços para a sua população”, explicou.

“Nós trabalhamos com água, resíduos sólidos e esgotamento sanitário, então tem todo um conjunto que o estudante da 6ª série do ensino fundamental apreenderá, didaticamente, sobre como funciona e o papel da agência. E para isso, nada melhor que a escola, com essa parceria com a Secretaria de Educação”, complementou.

As atividades pedagógicas serão realizadas pelos próprios professores das instituições de ensino, que serão capacitados, por meio de uma plataforma de Ensino à Distância (EaD), por técnicos da Agepar, unindo a ciência da regulação com a expertise de sala de aula dos docentes. Isso garante que a linguagem seja adequada aos estudantes e o espaço para a implantação do programa seja ampliado para que mais crianças da rede pública de ensino do Paraná possam ser atendidas.

A coordenadora Administrativa da Agepar, Eliana Ferreira Hellvig, destacou que o programa deverá ser expandido também para o Interior do Paraná. “São 43 escolas que estão sendo contempladas neste primeiro momento, mas o objetivo é atender todo o Estado. As crianças receberão cartilhas sobre os três eixos temáticos, com o primeiro sobre saneamento básico e esgotamento sanitário, o segundo trata de águas pluviais e manejo, e o terceiro é sobre gestão de resíduos, limpeza urbana e manejo”, disse.

Leia Também:  Técnicos do IAT fazem no mesmo dia resgate e soltura de filhote de onça em Umuarama 

“A conscientização ambiental é uma responsabilidade de todos. Apesar de ser um tema que dentro da Agepar nós trabalhamos sob o ponto de vista da regulação e da fiscalização, também precisamos trazer para a pauta da sociedade, porque para termos cidadãos conscientes precisamos informar para formar e, assim, transformar”, finalizou.

Após o período de aprendizado, será promovido um concurso com premiação para alunos e professores. Serão premiadas as três melhores redações e os três primeiros colocados na elaboração do “Projeto Boas Práticas” — ações que a escola realiza dentro dos eixos temáticos do programa. Os ganhadores vão receber um certificado de participação e uma viagem à Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, com uma visita às instalações da Itaipu Binacional.

“Esse projeto veio para selar uma ideia que nós tínhamos de começar a trabalhar com os pequenininhos do 6º ano. Quando a Agepar nos trouxe a proposta ficamos muito felizes, porque precisamos criar essa cultura”, salientou a chefe do Departamento de Programas para a Educação Básica da Seed, Cristiane de Jesus Jakymiu. “Nesse momento vamos trabalhar com o piloto para que, na sequência, possamos abranger um número maior de escolas. Trabalharemos cada vez mais juntos para que os nossos estudantes desenvolvam essa consciência da sustentabilidade.”

PRESENÇAS — Participaram do lançamento do programa os diretores da Agepar dos setores Administrativo Financeiro, Marcelo Luiz Curado, de Regulação Econômica, Rejane Maria Scolari, e de Normas e Regulamentação, Alex Sandro Noel Nunes; além de técnicos da agência reguladora e diretores e professores de instituições de ensino.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Reforma da Rodoviária de Cascavel avança e chega a 27% de execução

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Semana de pesquisas é encerrada com ênfase em integração de iniciativas

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA