NOVA AURORA

PARANÁ

Profissionais da educação recebem capacitação do programa Formadores em Ação

Publicado em

A Secretaria estadual da Educação realiza nesta semana a primeira capacitação presencial de 2024 para o Grupo de Estudos Formadores em Ação, que proporciona a atualização de metodologias e implementação de ações que impactam positivamente a prática pedagógica no dia a dia das escolas. Participam 490 formadores, 62 tutores dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) e os coordenadores pedagógicos. O evento acontece em Foz do Iguaçu e vai até quarta-feira (27), no Rafain Palace Hotel & Convention.

O programa foi criado em 2020 e, desde então, a Secretaria da Educação vem aprimorando a metodologia, que consiste em uma proposta em que os próprios professores promovem a formação para os demais colegas, fazendo uso de tecnologias e ferramentas educacionais. O grupo de estudos tem dois papéis muito importantes: o professor formador e o professor cursista. Cada professor formador orienta de três a seis grupos de 12 a 20 cursistas, com base no conteúdo do roteiro proposto pela Seed. 

“Acredito que a formação entre pares é a melhor estratégia para engajar os profissionais, e nada melhor que discutir sobre os desafios do cotidiano escolar com quem tem a prática da sala de aula. Espero que os professores formadores coloquem em prática junto aos seus cursistas todas as aprendizagens discutidas e vivenciadas nesses dias de formação”, ressaltou o diretor de Educação da Seed, Anderfábio Oliveira.

Leia Também:  Com a pausa das chuvas, Estrada da Graciosa é reaberta para tráfego

Neste ano, o tema da capacitação é Fortalecendo Saberes. O objetivo é promover a integração dos profissionais que vão atuar em mais uma etapa do processo de formação continuada para toda a rede. Em 2024 o Grupo de Estudos Formadores em Ação terá 71 temas, sendo seis deles inéditos, voltados para o desenvolvimento pleno dos participantes. Além disso, foram ampliadas as vagas para a participação nas temáticas referentes às trilhas de aprendizagem da 3ª série do ensino médio, incluídas na 3ª jornada de 2023.

“A cada ano, cresce o interesse dos participantes pelo Formadores em Ação e também aumenta o número de temas apresentados”, disse o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. Ele lembra que em 2023, por exemplo, foram 11 temas inéditos com o objetivo de capacitar os profissionais que pretendiam trabalhar com essas trilhas. “Nosso foco com o evento é a troca de experiências e o desenvolvimento de ações visando a melhoria das práticas pedagógicas, de gestão e de liderança nas escolas”.

PROGRAMA  O Formadores em Ação tem como principal objetivo ressignificar as práticas pedagógicas curriculares. Há quatro anos, quando o programa teve início, foi ofertada a formação nas disciplinas de biologia, ciências, língua portuguesa e matemática, com mais de seis mil educadores cursistas e 400 professores responsáveis pela instrução.

Leia Também:  Mutirões na Grande Curitiba encaminharam 3,5 mil pessoas a entrevistas de emprego

Depois, a Seed ampliou essa oferta para as disciplinas de geografia, história e química, contribuindo com a formação de dois mil professores cursistas e a participação de 120 professores formadores. Atualmente, abrange todas as disciplinas da matriz curricular.

Toda a formação é desenvolvida com base em roteiros, que permitem estudo, planejamento e implementação da temática abordada em sala de aula. Podem participar todosos professores e pedagogos da rede estadual de ensino e a ideia é que os profissionais envolvidos promovam uma mudança no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes. A consequência é, principalmente, o avanço nos índices de avaliação do Estado.

Para a professora formadora Fernanda Bittencourt, que é de Rio Branco do Sul, do Núcleo Regional da Área Metropolitana Norte, participar do programa está contribuindo para além da sua formação. “Estou tendo a oportunidade de conhecer profissionais da educação de todos os cantos do Paraná, mesmo não viajando para outros lugares. E com essa troca, esse aprendizado, consigo compartilhar as boas práticas que estou vivenciando durante a formação com os meus alunos”, afirmou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Destaque nacional, atleta apoiado pelo Paraná disputa o Panamericano de esgrima

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Mutirões na Grande Curitiba encaminharam 3,5 mil pessoas a entrevistas de emprego

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA