NOVA AURORA

PARANÁ

Primeira Ouvidoria estadual do Brasil completa 34 anos com confiança em ascensão

Publicado em

A Ouvidoria do Estado completa neste sábado (15) 34 anos de existência e registra aumento de quase 10% na participação social, em janeiro e fevereiro, comparados com o mesmo período do ano passado. O serviço, coordenado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), é a ponte entre a população e a administração estadual, para o aprimoramento de serviços e políticas públicas.

O ano de 2025 foi o que acumulou mais elogios nos dois primeiros meses, 14,5% a mais que no ano passado. No mesmo período, as solicitações de informações foram as demandas mais recebidas e responderam por 38% das manifestações dos paranaenses. A Ouvidoria também recebe sugestões, reclamações, denúncias e pedidos de acesso à informação.

O Paraná foi o primeiro Estado a instituir o serviço de ouvidoria por meio do Decreto 22/1991, que nomeou o primeiro ouvidor-geral do Estado. Atualmente, a Coordenadoria de Ouvidoria coordena 77 ouvidorias setoriais, instaladas nos órgãos e entidades do Executivo paranaense. Desde 2011, quando as manifestações passaram a ser registradas no sistema atual, são 1.495.637.

De acordo com a controladora-geral do Estado, Leticia Ferreira da Silva, o aumento na procura pelas ouvidorias consolida a confiança do cidadão com os gestores estaduais. “Quando uma pessoa procura por esse serviço é porque ela confia no retorno e na ação da administração pública. Caso não tivesse obtido respostas, a população não voltaria a procurar pela Ouvidoria”, disse.

Ela também ressaltou a importância de o Estado saber o que as pessoas esperam dos serviços e políticas públicas. “Por isso, convidamos sempre para que a população utilize a Ouvidoria. Com base nas informações registradas é possível ao gestor ajustar o trabalho para melhor atender aos anseios dos paranaenses”, acrescentou.

Leia Também:  PCPR e PRF apreendem 154 quilos de cocaína em Cascavel

OUVIDORES – No mesmo dia do aniversário do serviço de ouvidoria, é comemorado o Dia do Consumidor e, no domingo (16), é o Dia do Ouvidor. A Coordenadoria de Ouvidoria da Controladoria-Geral do Estado (CGE) tem se tornado ferramenta para orientar gestão e é referência para a população e servidores estaduais.

O trabalho é feito por mais de cem trabalhadores das ouvidorias instaladas nos órgãos e entidades do Estado. “São pessoas fundamentais na execução desse serviço. Os gestores e a CGE têm muito a agradecer pela dedicação e comprometimento desses profissionais, no fortalecimento da administração focada nas necessidades da população”, afirmou Leticia Ferreira da Silva.

AMBIENTE – No ano passado, a Ouvidoria da CGE inaugurou a Sala de Acolhimento, também destinada a atender quem busca a Ouvidoria da Mulher Servidora, criada um ano antes, em parceria com a Secretaria estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). O objetivo é fornecer ambiente reservado e adequado para a escuta ativa de assuntos sensíveis, no caso da procura presencial.

A forma de contato mais escolhida pela população é pelo formulário online disponível no site da CGE e em todas as páginas de órgãos e entidades do Governo do Estado. Para se ter uma ideia, só neste ano, o contato feito pela internet foi a opção de 25.773 pessoas; o presencial, de 4.791; pelo Whatsapp, 3.629; e pelo telefone, 2.861. Os outros meios disponíveis, e-mail, carta ou fax e pelo chat online de determinadas secretarias, somam 2.987.

Leia Também:  Comitiva de empresários chineses visita Paraná para prospectar novas parcerias

“Trabalhamos integrados, as ouvidorias setoriais são fundamentais e sem as quais não faria sentido existir a Coordenadoria de Ouvidoria. São servidores que se empenham em tratar as demandas e apresentar soluções”, disse o coordenador de Ouvidoria, Yohhan Souza.

Ele elogiou o comprometimento de todos os ouvidores setoriais na busca por melhorias nos serviços prestados pelo Estado. Todos usam o Sistema Integrado de Gestão de Ouvidoria – Sigo, desde 2011. Assim, as manifestações que chegam na ouvidoria de qualquer órgão estadual são acompanhadas pela Coordenadoria.

GESTÃO – As informações captadas no sistema geram gráficos e tabelas que podem apontar demandas e assuntos mais procurados pela população. Para analisar as centenas de manifestações recebidas diariamente foi criado o Núcleo de Informações Estratégicas, dentro da Coordenadoria de Ouvidoria.

“Esse olhar mais apurado nas manifestações do cidadão nos permite identificar áreas ou serviços com demanda de atendimento. A informação é levada ao gestor, que passa a ter mais dados para tomar suas decisões”, explicou Souza.

Serviço:

Registre sua reivindicação na Ouvidoria:

Formulário online, com link em todas as páginas do Governo do Estado

Pelo telefone: 0800 041 1113

Por WhatsApp: (41) 3883-4014

Por e-mail: ouvidoria@cge.pr.gov.br

Pessoalmente ou por correspondência: na Rua Mateus Leme, nº 2018, Centro Cívico, 80.530-010 – Curitiba/PR (atendimento presencial – de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Com apoio das polícias de GO e MS, PCPR prende foragido da Justiça e acusado de estupro

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem condenado pelos crimes de homicídio e roubo ocorridos em Goiás e acusado de outros crimes no Paraná, neste sábado (5), em Cascavel, na região Oeste.

Ele foi preso em flagrante por agredir sua companheira com um fio elétrico e ameaçá-la de morte, alegando possuir uma arma de fogo escondida em casa. Ele ainda a obrigou a publicar imagens ao seu lado nas redes sociais.

Durante o registro do Boletim de Ocorrência, o homem forneceu informações contraditórias sobre sua identidade, o que levantou outras suspeitas. Além dos crimes relacionados à violência doméstica e familiar contra a mulher, ele também passou a responder por falsa identidade no Paraná.

A PCPR representou ao Poder Judiciário pela decretação da prisão preventiva do suspeito, a fim de viabilizar sua identificação civil, e após diligências conjuntas com outras forças de segurança foi possível descobrir a verdadeira identidade do homem. Ele estava foragido do sistema prisional de Goiás desde 2017, onde cumpria pena pelo crime de homicídio. Além disso, havia um mandado de prisão em aberto contra ele pelo crime de roubo.

Leia Também:  Reativado, programa de crédito fundiário viabiliza compra de terras no Paraná

O homem foi encaminhado ao sistema penitenciário, onde permanece à disposição da Justiça. A operação foi feita em apoio à Polícia Civil de Goiás (PCGO).

OUTRO CASO – Em outro caso, a PCPR prendeu temporariamente um homem, de 58 anos, investigado por ao menos quatro casos de estupros de vulnerável ocorridos na região de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Estado. A captura aconteceu neste domingo (6), em Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul, e contou com apoio da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul.

Os crimes foram praticados contra quatro vítimas menores de idade entre o final de 2024 e início de 2025. Conforme apurado, as investigações apontaram que o suspeito havia alterado seu endereço na tentativa de evitar a responsabilização pelos crimes.

De acordo com a delegada Yasmin Espicalsky, por meio da integração e do trabalho conjunto das polícias dos dois estados, foi possível localizar e monitorar o investigado, resultando na sua captura. “Essa operação destaca a importância da colaboração entre as forças de segurança para garantir a proteção da sociedade e a efetividade da justiça”, explica.

Leia Também:  Com programa Casa Fácil, 81 famílias de Nova Olímpia conquistam moradias próprias

Durante a ação, os policiais também encontraram uma espingarda na residência do investigado, o que resultou em sua autuação em flagrante por posse irregular de arma de fogo. O homem também foi encaminhado ao sistema penitenciário.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA