EDUCAÇÃO
Primeira fase do Enem acontece neste domingo e mobiliza 145 mil estudantes do Paraná
Publicado em
11 de novembro de 2022por
Tadeu Itajubá
A primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada neste domingo (13). Mais de 145 mil pessoas no Paraná farão as provas, que avaliam o desempenho dos estudantes e são porta de entrada para o ensino superior. A segunda etapa ocorrerá no dia 20 de novembro.
Nesta primeira fase serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e de Linguagens, cada uma com 45 questões objetivas, e mais a redação, que deve ter no máximo 30 linhas. No dia 20 serão avaliadas as áreas de Matemática e Ciências da Natureza, também com provas objetivas de 45 questões cada.
O Enem é promovido anualmente pelo Inep, autarquia do Ministério da Educação (MEC). O exame é usado como acesso à educação superior via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa federal que possibilita aos estudantes ingressar nas universidades públicas e institutos tecnológicos por meio da nota obtida no Enem.
ORGANIZAÇÃO – As provas do Enem serão aplicadas em mais de 6,5 mil salas, em 88 municípios paranaenses. A segurança de todo o processo conta com a Polícia Militar do Paraná, que atuará na distribuição, aplicação e coleta do material avaliativo, além de fazer o patrulhamento ostensivo e preventivo nos locais das provas.
Na terça-feira (08), a PMPR fez a escolta de todos os veículos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) que transportaram as provas do Enem para as regiões do Estado onde a avaliação será realizada.
Equipes da corporação seguem um plano de ação específico. Haverá policiamento ostensivo nos itinerários até os locais de aplicação do exame, onde os policiais permanecerão durante todo o período para evitar situações que possam prejudicar a realização da prova e a concentração dos estudantes.
PREPARAÇÃO – Os estudantes da rede estadual também tiveram uma preparação especial para o Enem. A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) promoveu, no início do mês, o Aulão Paraná, no Teatro Guaíra, em Curitiba.
Quase 2 mil estudantes de 29 colégios estaduais da Capital participaram da aula preparatória e receberam informações sobre a divisão das provas, o número de questões e a redação, além de orientação para administrar bem o tempo e outras dicas importantes. O aulão, realizado em parceria com universidades, também abordou os vestibulares que acontecem neste final de ano.
ESTADUAIS –As sete universidades estaduais do Paraná utilizam a nota do exame para o ingresso nas instituições: Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e Estadual do Paraná (Unespar).
A Universidade Estadual de Londrina e a Universidade Estadual do Centro Oeste usam o Enem como fase única de parte de seus cursos. Na UEL, as vagas são definidas pelos cursos, assim como as pontuações mínimas, enquanto na Unicentro, a exigência é não zerar a redação do Enem.
Na Universidade Estadual de Maringá a nota é um dos critérios para solicitação de vagas remanescentes. Na Universidade do Oeste do Paraná, 50% das vagas de ingresso são via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Já na Universidade Estadual de Ponta Grossa, a participação no Enem é obrigatória, porque o resultado obtido no exame é somado ao do vestibular.
A Universidade Estadual do Norte do Paraná disponibiliza no mínimo 10% das vagas anuais de cada curso de graduação por meio do Sisu. E na Unespar a nota do Enem é uma das formas utilizadas para seleção de novos estudantes.
IMPRESSO E DIGITAL – Pelo terceiro ano consecutivo, além da versão impressa, o Enem também terá o formato digital. A opção por um ou outro foi feita no momento da inscrição.
A versão digital é realizada nas mesmas datas do exame impresso, com perguntas idênticas, assim como o tema da redação. Embora no Enem Digital as questões sejam respondidas digitalmente, a redação terá de ser manuscrita.
A diferença entre as duas modalidades é que no digital o exame só pode ser feito por quem já concluiu ou vai concluir o ensino médio em 2022.
No Paraná, 141.400 pessoas optaram pela versão impressa e 4.275 pela digital. O Enem Digital será aplicado nas cidades de Curitiba, Francisco Beltrão, Cascavel, Maringá, Apucarana e Londrina.
Os locais das provas, tanto do Enem impresso como da versão digital, podem ser consultados na página do participante.
AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS
PARANÁ
Estado auxilia produtores de soja e milho a investirem em ciência na ExpoLondrina
Published
23 minutos agoon
10 de abril de 2025By

Os produtores de milho e soja da ExpoLondrina puderam conhecer um pouco mais sobre produção sustentável, manejo de solo e como enfrentar alguns dos principais problemas dessas culturas nesta quinta-feira (10), durante o 2º Seminário Regional de Produção Sustentável de Grãos: Soja/Milho, evento que faz parte da programação da Via Rural Smart Farm, espaço do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) na ExpoLondrina.
O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes, destacou a importância de se conversar sobre as questões técnicas das diversas culturas desenvolvidas no Estado. “A vida da gente é um processo de aprendizagem contínua, a gente está aprendendo todo dia, mesmo achando que sabe tudo, sempre tem a possibilidade de aprender alguma coisa, numa palestra, numa consideração, numa colocação que às vezes a gente está vendo”, disse.
Ele também reforçou a necessidade de se mudar os conceitos que se criam sobre a agropecuária e que isso é um desafio para os produtores, que todos os dias se esforçam para implementar boas práticas em suas lavouras. “Muitas vezes tem um lado que quer desmoralizar ou quer colocar que nós estamos aqui produzindo, mas que nós não somos sustentáveis, que não estamos cuidando do meio ambiente. Pelo contrário. Principalmente nós aqui no Paraná, pois aqui nós cuidamos do meio ambiente, nós estamos no estado mais sustentável do Brasil”, reforçou.
O seminário é importante diante do crescimento da produção. Na safra 24/25, o milho de 2ª safra já está todo plantado. A estimativa é que foram semeados em torno de 2,6 milhões de hectares. Por enquanto está mantida a previsão de produção próxima a 15,9 milhões de toneladas, feita pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral). A expectativa de produção para a soja está mantida em pouco mais de 21 milhões de toneladas.
- Estado discute sanidade animal para melhoria do leite e agroecologia na ExpoLondrina
- Paraná alcança em março de 2025 o 2º maior aumento das exportação de carne suína
Celso Daniel Seratto, engenheiro agrônomo do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná), foi o palestrante sobre “Manejo de solos e água, nematóides e plantas daninhas”. Ele discorreu sobre como o adensamento e compactação de solo é causado e como pode impactar no desenvolvimento das culturas e absorção da água e como diminuir este impacto.
Seratto deu exemplos de produtores que aderiram às medidas sugeridas pelo IDR-Paraná e conseguiram contornar o problema. O agrônomo também explicou sobre o manejo correto e tipos de nematóides. Além disso, deu dicas sobre mixes de safras que podem gerar bons resultados nas culturas.
Michele Regina Lopes da Silva, também do IDR-Paraná, falou sobre “Desafios para o Manejo do Complexo de Enfezamento do Milho: Resultados da Rede CEM”. Ela destacou o funcionamento da doença e as formas de identificá-la, além de explicar sobre o inseto vetor conhecido como “cigarrinha do milho”, seu desenvolvimento, como transmite a doença para as lavouras, como fazer o controle e prevenção do inseto e as ações do IDR-Paraná para combater o problema.
Renan Ribeiro Barzan, gerente regional de extensão rural do IDR-Paraná de Londrina, destacou a importância do evento para os problemas atuais da cultura do milho. “Nós temos nos últimos anos enfrentado a problemática do complexo de enfezamentos na cultura do milho e o IDR-Paraná, junto com uma rede de pesquisa, tem apresentado muitos resultados para solucionar esse problema”, afirmou.
O evento também contou com uma palestra do engenheiro ambiental Charles dos Santos, da CS Ambiental, que abordou o tema “Diagnóstico ambiental rural para a sustentabilidade na produção de grãos”.
Fonte: Governo PR

PCPR prende homem suspeito de latrocínio ocorrido em Umuarama

PCPR prende mulher em flagrante por tráfico de drogas na Capital

COTAMOTRAN FLAGRA INFRAÇÃO DE TRÂNSITO E APREENDE DROGAS NO CIC

PCPR prende homem em flagrante por tráfico de drogas em Campo Magro

PCPR e PMPR prendem dois homens por receptação e porte de arma de uso restrito
PARANÁ


Estado auxilia produtores de soja e milho a investirem em ciência na ExpoLondrina
Os produtores de milho e soja da ExpoLondrina puderam conhecer um pouco mais sobre produção sustentável, manejo de solo e...


Com aporte de R$ 25 milhões do Estado, Imbituva ganhará Hospital Municipal
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), autorizou nesta quinta-feira (10) a abertura da...


Piana diz que investimentos em logística são prioridade no Paraná em evento da Fetranspar
O governador em exercício Darci Piana destacou os avanços logísticos do Paraná na abertura do Encontro Paranaense do Transporte, que...
POLÍCIA


PCPR prende mulher em flagrante por tráfico de drogas na Capital
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu uma mulher, de 21 anos, por tráfico de drogas, nesta quinta-feira (10), no...


PCPR prende homem suspeito de latrocínio ocorrido em Umuarama
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem, de 22 anos, suspeito de envolvimento no latrocínio ocorrido em dezembro...


COTAMOTRAN FLAGRA INFRAÇÃO DE TRÂNSITO E APREENDE DROGAS NO CIC
Durante uma operação no bairro CIC, em Curitiba, na quarta-feira, 9 de abril, a equipe da Companhia Tático Móvel de...
ENTRETENIMENTO


Virginia presenteia amiga com bolsa e óculos de luxo: ‘Quase R$ 15 mil’
Virginia Fonseca, de 26 anos, presenteou a amiga Duda Freire, nesta quinta-feira (10), com uma bolsa e um óculos de...


Viih Tube exibe álbum de cliques da festa de 2 anos de Lua: ‘Te amo tanto minha Barbie!’
Lua, filha de Viih Tube, de 24 anos, e Eliezer, de 35, celebrou seu aniversário de 2 aninhos, na última...


Camila Queiroz homenageia o pai após 8 anos de sua morte: ‘Você é nosso protetor’
Na última terça-feira (8), Camila Queiroz emocionou os seguidores ao relembrar os oito anos da morte de seu pai, Sérgio...
ESPORTES


Gabigol marca, mas Cruzeiro perde no Mineirão e amarga lanterna do Grupo E
Nesta quarta-feira, em mais um embate da segunda rodada do Grupo E na Copa Sul-Americana, o Cruzeiro foi surpreendido ao...


Flamengo cai diante do Central Córdoba em derrota surpreendente no Maracanã
No confronto desta quarta-feira pela segunda rodada do Grupo C da Libertadores, o Flamengo enfrentou um revés inesperado ao ser...


Palmeiras vence Cerro Porteño e lidera Grupo G da Libertadores
O Palmeiras conquistou uma importante vitória sobre o Cerro Porteño por 1 a 0, nesta quarta-feira, no Allianz Parque, em...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
ExpoLondrina espera público recorde e R$ 1,5 bilhão em negócios
-
POLÍTICA PR3 dias ago
Leis e projetos em tramitação na Assembleia visam prevenir e combater a prática de bullying e cyberbullying
-
PARANÁ6 dias ago
Ratinho Junior autoriza promoções e progressões para 51 mil servidores estaduais
-
AGRONEGÓCIO3 dias ago
Expogrande segue até dia 13 e espera comercializar R$ 600 milhões