NOVA AURORA

PARANÁ

Primeira do Paraná, Unidade Mista de Saúde de Maria Helena já tem 36% das obras concluídas

Publicado em

A construção da Unidade Mista de Saúde (UMS) de Maria Helena, na região Noroeste do Paraná, está com 36% do cronograma de obras concluído. Com um investimento de R$ 3 milhões do Governo do Estado e contrapartidas do município, a expectativa é de que a estrutura, que será a primeira deste tipo a ser entregue no Paraná, seja concluída para atendimento à população da região até o fim de 2023.

Destinada ao atendimento de atenção básica e pronto atendimento de baixa complexidade, a UMS prestará assistência médica 24 horas, com uma média prevista de 3.100 atendimentos por mês. O projeto faz parte de uma série de unidades que o Governo do Estado trabalha para viabilizar, em parceria com as prefeituras.

Além de Maria Helena, Quatro Pontes, na região Oeste do Paraná, também tem uma UMS em construção, com 17% da obra executada. Ivaté, no Noroeste do Estado, e Jataizinho, no Norte, têm projetos em andamento. No total, até o momento, a Sesa trabalha em 15 projetos entre obras, licitações, convênios e negociações com as prefeituras.

Leia Também:  Dia Mundial da Mulher na Ciência: cientistas paranenses destacam desafios e conquistas

Segundo o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, a proposta de construção das Unidades Mistas de Saúde surgiu justamente a partir de uma visita da equipe da Secretaria da Saúde (Sesa) ao município, que tem cerca de 5,6 mil habitantes.

“Estivemos em Maria Helena e vimos a situação precária onde funciona o pronto atendimento municipal. Por isso, de lá saiu a ideia, que foi discutida com o governador Ratinho Junior, que aprovou a ideia de reproduzirmos um modelo de UMS nas cidades de pequeno porte de outras regiões do Paraná”, disse.

Entre as características do projeto, está a conciliação de atenção primária, como já é feito nas Unidades Básicas de Saúde, com os atendimentos de urgência e emergência. Isso inclui leitos para estabilização de pacientes em estados mais graves até que eles possam ser transferidos para centros médicos maiores.

Ao falar sobre a obra, o prefeito de Maria Helena, Marlon Marques, destacou o apoio do Governo do Estado para a melhoria das condições de atendimento à saúde da população. “Hoje a cidade tem uma das piores estruturas de pronto atendimento do Paraná, com uma situação precária, que foi vista de perto pelo secretário de Saúde quando visitou o nosso município. Acreditamos que até o fim do ano possamos entregar esta bela obra, que será a primeira Unidade Mista de Saúde do Estado e que ajudará muito os moradores de Maria Helena por décadas”, declarou.

Leia Também:  Com reforço operacional, missões aéreas da Polícia Civil aumentaram 39% em 2022

REGIONALIZAÇÃO – O projeto arquitetônico é padrão, fornecido Sesa a municípios de até 15 mil habitantes, com orçamento unitário de R$ 3 milhões, com contrapartidas financeiras das administrações municipais para viabilização do projeto. A prioridade é para as cidades que possuem infraestruturas em situação mais crítica, reduzindo a necessidade de deslocamento de pacientes para outras regiões.

Para Beto Preto, a implantação de Unidades Mistas de Saúde, aliada a outras iniciativas como a construção e ampliação de hospitais regionais e a construção dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMES), representa um forte avanço na regionalização da saúde no Paraná. São mais de 800 obras em andamento.

“Com as UMS, garantimos condições adequadas de atendimento médico para que os profissionais atendam os pacientes mesmo nos municípios mais distantes”, concluiu o secretário.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Setor de serviços cresceu 8,5% no 1º bimestre de 2024; turismo teve alta de 2,1%

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Paraná é o maior gerador de empregos para jovens de 18 a 29 anos da região Sul

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA