NOVA AURORA

PARANÁ

Portos do Paraná publica o Relatório de Sustentabilidade de padrão internacional

Publicado em

A Portos do Paraná publicou nesta quarta-feira (1º) seu 1º Relatório de Sustentabilidade anual. O documento inédito disponibilizado pela empresa pública foi elaborado dentro dos padrões Global Report Initiative, GRI – na sigla em inglês, utilizado por grandes corporações em nível mundial. O objetivo da publicação é dar continuidade à excelência na gestão da empresa pública e expandir o horizonte em busca de novos mercados.

O relatório foi elaborado pela administração portuária, está disponível para consulta no site oficial da Portos Paraná e segue os princípios estabelecidos na Lei da Transparência e Lei das Estatais. Além disso, o documento atende padrões internacionais exigidos pelo mercado a fim de ampliar a legitimidade das ações desenvolvidas pela autoridade portuária.

De acordo com o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o relatório apresenta dados sólidos que abordam a sustentabilidade no sentido amplo, envolvendo meio ambiente aos negócios, investimentos, saúde financeira, até a relação porto-cidade e o desenvolvimento regional e econômico.

Leia Também:  Interior do Paraná é destaque nacional com duas iniciativas inovadoras de empreendedorismo

“É uma preocupação da empresa pública que os investimentos e a expansão da infraestrutura portuária sejam sustentáveis ao longo do tempo. Além de trazer benefícios para a empresa e toda a comunidade portuária, devemos interferir o mínimo possível no meio ambiente e na relação porto cidade”, destaca Garcia. “É preciso fomentar o crescimento sustentável, sabendo que as ações de hoje vão nortear o futuro”, conclui.

ESG – O padrão ESG (Ambiental, Social e Governança, na tradução livre) contidos no conceito de sustentabilidade estão presentes na publicação. Atualmente, esses princípios e padrões já são aplicados na empresa pública, por meio de contratos e em ações,  e constam como objetivo do Mapa Estratégico 2022-2027, documento que norteia as ações da Portos do Paraná no quinquênio.

PADRÃO – O Global Report Initiative (GRI) é uma estrutura padronizada à qual as empresas aderem para comunicar adequadamente que seu negócio atende a critérios internacionais. Ao divulgar um relatório dentro desses padrões, a Portos do Paraná passa a fazer parte do grupo de empresas que utilizam essa comunicação padrão de excelência voltada ao mercado e aos negócios. O relatório permite consultar a tabela GRI e explica como cada item foi atendido nos critérios estabelecidos.

Leia Também:  Mês da Mulher: conheça a policial penal que chefia o trabalho e educação dos presos

Outra verificação disponível está ligada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Em cada capítulo, o relatório menciona quais objetivos foram atendidos.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Agricultores encontram mochila com ossada no Sudoeste do Paraná

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Ônibus itinerante do Emprega Mais Paraná percorre cinco municípios da região Noroeste

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA