NOVA AURORA

PARANÁ

Portos do Paraná participa de fórum sobre potenciais para o desenvolvimento local

Publicado em

A Portos do Paraná apresentou, nesta quarta-feira (20), projetos e resultados relacionados às áreas de infraestrutura e turismo e que têm impulsionado o desenvolvimento local. O diretor-presidente da empresa, Luiz Fernando Garcia, e o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, participaram do Fórum de Competitividade LIDE Paraná 2024.

Entre os destaques apresentados no evento, o recorde de 65 milhões de toneladas movimentadas em 2023 e as ações realizadas pela empresa pública para receber os navios de cruzeiro no Porto de Paranaguá. Na primeira temporada, mais de 39 mil passageiros e tripulantes passaram por Paranaguá, movimentando a economia local.

“É mais uma oportunidade de estarmos aqui entre os líderes para apresentar todas as ações, o planejamento e o trabalho que estamos realizando por parte Governo do Paraná”, enfatizou o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

Garcia disse que o Fórum de Competitividade é uma importante ferramenta para discutir sobre o setor produtivo e do turismo. “No evento nós conseguimos desenvolver e falar um pouco mais das questões de infraestrutura do Litoral do Paraná, em especial de Paranaguá e Antonina, onde a Portos do Paraná tem dois grandes terminais e é um ator importante no desenvolvimento da região”.

Leia Também:  Projeto apoiado pelo BRDE ajuda a recuperar dependentes químicos na Lapa

O evento, realizado pelo LIDE Paraná, visitará outros municípios do Estado buscando fortalecer os investimentos e serviços de acordo com as potencialidades de cada região. Paranaguá inaugurou a programação abordando as principais ações em infraestrutura e turismo locais.

“O nosso objetivo foi fomentar a discussão e trazer oportunidades, insights de negócios. A gente quer que as lideranças se conectem, aproveitem as oportunidades, que muitas vezes estão no bairro, estão na rua, estão no Estado, e a gente fica procurando fora daqui”, enfatizou Heloisa Garrett, presidente do LIDE Paraná.

PRESENÇAS – Também participaram do evento Marcelo Roque, prefeito de Paranaguá; Irapuan Cortes Santos, diretor-presidente da Viaje Paraná; Gilberto Birkhan, diretor-presidente do Porto Ponta do Félix; Maria Ângela Plahtyn Torres, secretária Municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá; e José Reis de Freitas Neto, diretor da Adetur – Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná.

Da Portos do Paraná estiveram presentes o secretário-geral, Felipe Gama; e os diretores empresarial, André Pioli, Gabriel Vieira (Operações), João Paulo Santana (Meio Ambiente), Marcos Bonoski (Administrativo e Financeiro), e Victor Kengo (Engenharia e Manutenção).

Leia Também:  Estado lança plataforma para cidadãos sugerirem projetos dentro do Paraná Produtivo

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Sanepar amplia Centrais de Relacionamento em três cidades do Noroeste

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Projeto apoiado pelo BRDE ajuda a recuperar dependentes químicos na Lapa

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA