NOVA AURORA

PARANÁ

Portos do Paraná impulsiona negócios e debate avanços legais em evento portuário

Publicado em

O estande da Portos do Paraná esteve movimentado terça-feira (22), no primeiro dia da 29ª Intermodal South America, maior evento de logística da América Latina. Realizado no Distrito Anhembi, em São Paulo, o espaço de 240 m² reúne 25 empresas e instituições parceiras dos portos paranaenses, que, até quinta-feira (24), poderão utilizar o local para fortalecer relacionamentos, prospectar clientes e ampliar seus negócios.

“A nossa comunidade portuária, sempre muito unida, está recebendo clientes e fechando muitos negócios por aqui. Este é um momento importante para que as empresas se posicionem cada vez mais no mercado”, destacou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Wagner Giorgino, representante comercial do Terminal de Veículos Ascensus Paranaguá, participa do estande da Portos do Paraná desde 2021 e o considera um facilitador para a concretização de novos negócios. “Quando temos um cliente que vem com uma necessidade, conseguimos demonstrar tudo o que fazemos e ampliar nosso networking”, afirmou.

Entre as empresas presentes no estande estão: Amart Shipping, Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), Bunge, Cargill, Cattalini Terminais Marítimos, Cavalca Administração Portuária (CAP), Centro Sul Serviços Marítimos LTDA, Consórcio Mercosul Cimbessul S.A., Coamo Agroindustrial Cooperativa, Cooperativa Agrária Agroindustrial, Cotriguaçu Cooperativa Central, Engine, FTSpar, Grupo Fertipar, Grupo Interalli, Harbor Operações Portuárias, Klabin S.A., Liquipar, Louis Dreyfus Company Brasil, Mosaic Fertilizantes, Multitrans, Pasa Paraná Operações Portuárias, Rocha Terminais Portuários e Logística S.A., e Terin Terminais.

Leia Também:  Paraná amplia vacinação contra a dengue para 12 a 14 anos; aplicação está em apenas 23%

Durante o evento, Luiz Fernando Garcia também visitou o estande do Porto de Suape (Pernambuco) e parabenizou o novo diretor-presidente do Complexo Industrial e Portuário de Suape, Armando Monteiro Bisneto. No mesmo local, o diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, participou da 2ª Assembleia Geral Ordinária da ABEPH (Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias).

2ª ASSEMBLEIA GERAL – Representantes das autoridades portuárias associadas à ABEPH discutiram as possíveis mudanças que o Projeto de Lei nº 733/2025 pode trazer para os portos brasileiros. O PL, que tramita na Câmara dos Deputados, propõe alterações na Lei dos Portos (Lei nº 12.815/2013), com o objetivo de aprimorar o marco legal do setor.

“A Portos do Paraná esteve presente discutindo pontos importantes para o desenvolvimento portuário e, sem dúvida, vamos trabalhar junto aos demais portos para incluir no projeto de lei mudanças tão necessárias ao nosso crescimento contínuo”, afirmou Garcia, que também preside a ABEPH.

Com 151 artigos, o texto sugere mudanças na regulação, precificação de serviços, contratação de mão de obra e licenciamento ambiental. O projeto também amplia os poderes da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), permitindo-lhe, por exemplo, conceder portos privados e regular terminais retroportuários alfandegados — atualmente sob responsabilidade da Receita Federal.

Leia Também:  Feira da Agricultura Familiar terá 60 empreendedores no Show Rural Coopavel

Todos os pontos debatidos na reunião serão levados pela ABEPH ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, em encontro a ser agendado. “Temos o espaço das audiências públicas, mas, do ponto de vista formal, as emendas legislativas acontecem por meio dos deputados e senadores. Por isso, é fundamental que as lideranças portuárias acionem seus parlamentares e apresentem suas demandas para que eles levem à Câmara as proposições da Associação”, explicou o assessor jurídico da ABEPH, Fábio Silveira.

Desde o ano passado, a ABEPH promove encontros presenciais com seus associados para aproximá-los das principais pautas nacionais. “Mais de 10 associados participaram do debate sobre o novo projeto de lei do setor, e estamos felizes por representá-los em todas as esferas de discussão”, afirmou a diretora executiva da entidade, Gilmara Temóteo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Virada no tempo: Paraná deve registrar chuvas intensas a partir desta quarta-feira

Published

on

By

Fortes chuvas devem atingir o Paraná entre a noite desta quarta-feira (23) até sexta-feira (25), devido à formação de uma área de baixa pressão atmosférica entre o Norte da Argentina e o Paraguai, que avança sobre o Estado. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) prevê acumulados de chuva elevados, entre 40 e 80 milímetros. A Defesa Civil Estadual vai monitorar a necessidade de alerta.

Segundo o Simepar, nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná a mudança no tempo começa já na noite desta quarta-feira com o avanço das primeiras áreas de instabilidade, causando chuva de fraca a moderada intensidade e trovoadas. Durante a madrugada de quinta-feira (24), os temporais se intensificam, com precipitações mais severas e persistentes por todo o dia, com grande incidência de raios.

De acordo com o meteorologista do Simepar Reinaldo Kneib, essas são as áreas do Estado com o quadro mais preocupante. “A previsão é de acumulados elevados de chuva, entre 60 e 80 milímetros. Alguns municípios, porém, podem ter registros de volumes superiores, de forma localizada”, afirma.

Já na manhã de quinta-feira, as tempestades alcançam as regiões Centro-Sul, Noroeste e Norte do Estado, com chuvas de moderada a forte e trovoadas atuando até a manhã de sexta-feira (25). Na região Centro-Sul, o volume de chuva deve ficar entre 60 e 80 milímetros, podendo ser ultrapassado em alguns pontos, enquanto que no Norte e Noroeste a precipitação será entre 40 e 60 milímetros.

Leia Também:  Governador parabeniza Lorenzo Morikawa, campeão mundial de karatê sub-8

“Durante a trajetória dessas tempestades há previsão de chuvas significativas e persistentes, de forma contínua, principalmente entre o Oeste e o Centro-Sul. Nas regiões dos Campos Gerais, Leste e Norte do Estado também há previsão de tempestades e incidência elevada de raios, porém o volume de precipitação deve ser menor”, ressalta Kneib.

Ainda na quinta-feira, a instabilidade atmosférica será mais expressiva durante a tarde nos Campos Gerais, Leste e Norte Pioneiro, continuando até a manhã de sexta-feira (25) com previsão de acumulados entre 40 e 60 milímetros, principalmente nos Campos Gerais com valores acima de 60 milímetros podendo ser registrados de maneira localizada.

“Com a projeção de grande quantidade de chuva pelos modelos, já iniciamos o acompanhamento da situação. Estamos monitorando a evolução para emitir novos alertas”, comenta Marcos Vidal, porta-voz da Defesa Civil. “Essa informação prévia também permite que as estruturas fiquem preparadas e que a população possa tomar medidas protetivas.”

O Simepar e a Defesa Civil alertam para o risco de desastres como alagamentos, enchentes e enxurradas no Centro-Sul, Oeste e Sudoeste, regiões em que há previsão de volume mais elevado de chuva em um curto período de tempo. No Norte, Noroeste, Norte Pioneiro, Leste e Campos Gerais, o risco é menor para ocorrência dos fenômenos, mas não é possível descartá-los de maneira localizada.

ALERTAS — A Defesa Civil Estadual acompanha a evolução da situação por meio do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd) e emite os alertas que vão tanto para as estruturas de Defesa Civil quanto para a população.

Leia Também:  Defesa Civil intensifica atendimento aos municípios; barragens operam com segurança

Para se manter informado sobre eventos climáticos e situações de risco, os moradores do Paraná podem se cadastrar para receber alertas da Defesa Civil via SMS. Basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua residência para o número 40199. O serviço é gratuito e contribui para a segurança da população em casos de emergências.

O órgão estadual também utiliza outros canais como o WhatsApp, Telegram e as TVs por assinatura. No site da Defesa Civil há dicas sobre como agir em diferentes situações de perigo. A Agência Estadual de Notícias também já fez uma matéria com orientações gerais sobre como agir antes, durante e depois de eventos extremos.

SIMEPAR — Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA