NOVA AURORA

PARANÁ

Portos do Paraná apresenta benefícios da temporada de cruzeiros no Sul Export 2024

Publicado em

A temporada de cruzeiros no Paraná foi o destaque do terceiro painel do Sul Export, evento que discute a infraestrutura logística e o mercado de negócios dos estados do Sul. O painel “Impactos e reflexos das atividades portuária e industrial nas cadeias de negócios” contou com a participação do diretor Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli. O debate aconteceu na terça-feira (26), em Balneário Camboriú (SC).

Entre 2023 e o começo de 2024, a Portos do Paraná recebeu a primeira maratona de cruzeiros do Estado, que incluiu 15 escalas do navio MSC Lirica e uma do navio MSC Musica. Ao todo, mais de 39 mil turistas e tripulantes passaram no litoral paranaense (o número inclui turistas e pessoas que não desceram da embarcação). As atracações semanais movimentaram a economia de todo o Litoral do Estado, com a injeção de mais de R$ 25 milhões apenas em Paranaguá. 

A MSC também confirmou que a cidade fará parte da temporada 2024/2025 e já conta com pacotes disponíveis na internet. A empresa de cruzeiros também reservou as datas para o Porto de Paranaguá na escala da temporada 2025/2026. Além da MSC, o porto recebeu nesta semana o Silver Wind, da operadora Royal Caribean. A embarcação veio de Balneário Camboriú (SC) e seguirá para Paraty (RJ).

Leia Também:  IPVA 2023: confira a quantidade de veículos tributáveis por município no Paraná

“Durante um ano, em parceria com a prefeitura de Paranaguá e o Governo do Estado, nós preparamos todas as cidades do Litoral para poder atender bem aos cruzeiristas”, comentou Pioli. “Foi feita uma estrutura para o receptivo e todos os empresários que operam no setor se prepararam com antecedência para receber os turistas”.

Também participaram do painel o diretor-presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Vieira, o diretor-executivo do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), Mario Povia, o presidente do Porto de Imbituba, Urbano Lopes de Sousa Netto, e o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger. O moderador foi o diretor-geral da Rede BE News, Leopoldo Figueiredo.

Além do debate sobre a indústria dos cruzeiros marítimos dentro da estratégia das administrações portuárias, os participantes falaram sobre os portos e indústrias como geradores de emprego e renda. Outro tema abordado foi a sintonia com a agenda ESG e garantias de qualidade de vida para a população.

Leia Também:  Estado intensifica investimentos em ações socioambientais para o Verão Maior Paraná

VISITAS GUIADAS – Também foram apresentados os programas sociais realizados no Litoral do Paraná, entre eles a visita guiada gratuita no Porto de Paranaguá. Em 2023, foram mais de 2.800 universitários e profissionais dos mais diversos setores da sociedade que passaram pelos Palácios Taguaré e Dom Pedro II e também por todo o cais para ver de perto o funcionamento das principais operações portuárias.

SUL EXPORT – O Sul Export é uma das etapas regionais que precede o encontro nacional Fórum Brasil Export, em Brasília, previsto para outubro. O evento patrocinado pela Portos do Paraná conta com representantes de todo o Brasil, entre autoridades da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Ministério de Portos e Aeroportos, empresários e entidades de classe e ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O Sul Export deste ano foi realizado entre os dias 25 e 26 de março e abordou a infraestrutura logística e o mercado de negócios dos três estados da região, com debates, visitas técnicas e encontros de relacionamento.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar anuncia nova obra de sistema de abastecimento para área rural da Lapa

Published

on

By

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Prefeitura da Lapa anunciaram a implantação de mais um sistema de abastecimento de água para a área rural do município. A obra, que receberá investimentos de mais de R$ 1,6 milhão, atenderá 1.296 moradores da comunidade de Bonito.

O termo de compromisso foi assinado pelo presidente da Sanepar, Wilson Bley, e o prefeito Diego Ribas em uma solenidade realizada na sede da prefeitura nesta quinta-feira (3). A rede de distribuição de água da comunidade terá 28,7 quilômetros de extensão, além de 7,8 quilômetros de adutoras.

Bley destacou a importância do projeto e o seu vínculo pessoal com a cidade. “Conheço cada canto dessa cidade e sei que teremos desafios, mas, com essa parceria, vamos garantir água tratada e saneamento adequado para a população, sempre pensando na saúde pública”, afirmou.

O programa de Saneamento Rural é executado pelo Governo do Estado, pela Sanepar, prefeituras e comunidades. A Sanepar fornece os projetos técnicos, materiais hidráulicos e elétricos e a orientação para as comunidades operarem os sistemas. Cabe às prefeituras a execução das obras e a operação dos sistemas em parceria com as comunidades.

Leia Também:  PMPR já entregou 2,3 mil pulseirinhas para reforçar cuidados com crianças no Litoral

Na Lapa, a Sanepar já estuda, em parceria com o município, quais outras áreas rurais poderão ser priorizadas para implantação de futuras obras de abastecimento.

O prefeito Diego Ribas ressaltou o avanço que a cidade tem conquistado nessa área. “Queremos fazer da Lapa um modelo para o Paraná e para o Brasil em abastecimento de água e saneamento. Esse projeto representa um grande passo para levar água de qualidade a todos, tanto na cidade quanto nas comunidades rurais”, disse.

O deputado Hussein Bakri, que participou da assinatura, também elogiou o compromisso da Sanepar e do governo estadual com os municípios paranaenses. “Quero reconhecer esse papel que a presidência da Sanepar está fazendo de conversar com as pessoas e entender suas demandas. É assim que o Paraná vai avançar, conversando com as lideranças, com o prefeito e vereadores para resolver os problemas da população.”

PRESENÇAS – Também participaram do evento o diretor comercial da Sanepar, Bihl Elerian Zanetti, além de secretários, vereadores e empregados da Companhia que atuam no município.

Leia Também:  IPVA 2023: confira a quantidade de veículos tributáveis por município no Paraná

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA